Jornada do paciente: importância, etapas e como aperfeiçoá-la 

Jornada do paciente: importância, etapas e como aperfeiçoá-la 

A jornada do paciente é um conceito muito importante para o entendimento das clínicas médicas, afinal, é um processo que inclui todas as interações e experiências que um paciente tem, desde o momento em que procura atendimento até a pós-consulta. 

Pensar nessa jornada e no cuidado centrado no paciente pode revelar pontos de melhoria na eficiência dos serviços, na comunicação entre equipe médica e pacientes, e até mesmo na qualidade da gestão. Quer entender mais como funciona? Continue a leitura! 

O que é jornada do paciente e qual a sua importância? 

Também chamado de user experience (UX), este método representa todo o processo de interação do paciente com o serviço de saúde.  Por isso é necessária uma atenção especial para o processo, com o objetivo de proporcionar uma boa experiência e fidelizar a cada atendimento. 

Basicamente, o papel dessa estratégia é facilitar a tomada de decisão, possibilitando que o paciente escolha sua clínica em vez da concorrência e, posteriormente, indique-a a outras pessoas. Para isso, a jornada envolve etapas que aproximam o cliente da organização. 

Além disso, por meio da jornada do paciente, é possível identificar falhas no atendimento ou na gestão da empresa e focar em estratégias para melhorar os pontos negativos. Dessa maneira, o paciente tem as necessidades atendidas, e a clínica consegue altos índices de satisfação

Também é muito vantajoso entender as preferências do cliente no momento do atendimento e os meios pelos quais ele encontra o serviço. Quanto mais compreensão do percurso do paciente até a fidelização, mais fácil é visualizar as estratégias úteis para novas aquisições.   

É sobre saber especificamente quais são as melhorias necessárias e não tentar mudar tudo sem um direcionamento. É importante lembrar que não é porque as coisas estão bem estabelecidas, que elas funcionam bem no ponto de vista do paciente. 

Pesquisa de satisfação para clínicas

Passo a passo da jornada do paciente 

Dividir a estratégia em etapas de jornada do paciente é o primeiro passo para identificar as melhorias e as falhas de sua estratégia. Entender em qual momento o cliente se encontra é essencial para exercer uma abordagem correta, evitando possíveis problemas. 

Por isso, separamos um passo a passo para você realizar o mapeamento da UX do paciente e desenvolver a estratégia em estágios. Acompanhe e verifique como aplicar esse método no seu negócio. 

Descoberta e consciência do problema 

Neste momento, o cliente entende a necessidade do serviço e busca por uma solução. Portanto, o ideal é oferecer informações que solucionem a dúvida do público.  

Para isso, é possível utilizar as redes sociais ou até o blog da empresa, divulgando informações relevantes. Assim, inicia-se a jornada digital do paciente, em que ele utiliza canais digitais para pesquisar e encontrar o prestador de serviço ideal. 

Para exemplificar, vamos supor que o cliente apresenta dores na coluna ao fim do dia e em períodos frios. Desejando encontrar uma solução, essa pessoa busca as possíveis causas desse problema na internet e, assim, entende que precisa de um serviço de saúde para inibir a dor. 

Essa é a fase de descoberta. Sendo assim, quem pesquisa por um serviço de saúde na internet entende que precisa de auxílio e deseja encontrar uma clínica ou profissionais competentes para ajudar. 

O primeiro contato com a clínica médica 

Tendo compreendido a necessidade do serviço, o paciente contata sua clínica, ao encontrá-la na internet e passa pelo primeiro atendimento. Consequentemente, é preciso utilizar os melhores canais possíveis para comunicar-se com o usuário neste primeiro momento.  

Portanto, a comunicação precisa ser ágil e promover uma resposta o mais rápido possível. Meios como WhatsApp, e-mail, aplicativos e até telefone podem ser utilizados, conforme a preferência do usuário. 

Mas de nada adianta uma alta quantidade de meios de contato, o importante é promover um atendimento ao paciente bem direcionado. Por isso, foque nos principais canais e promova agendamentos simples, sempre que for possível. 

Avaliação da saúde e primeira consulta 

A etapa seguinte da jornada do paciente vai exigir organização e boa comunicação, pois, tendo passado pela consulta, ele precisará de apoio e informações claras ao longo do tratamento. Como o período pode envolver medicação, exames e outras atividades, é fundamental que o profissional esclareça todas as possíveis dúvidas que o paciente possa ter. 

Assim, um acompanhamento próximo oferece ao paciente maior segurança e facilidade de manter o tratamento da condição, evitando inseguranças e medos. Por isso, é importante que o médico mantenha contato para garantir que as prescrições são seguidas sem dificuldades. 

Mudança de hábitos 

Em muitos casos, o paciente precisará rever diversos hábitos para garantir a melhoria do quadro. O tratamento de doenças mentais, por exemplo, requer prática de atividades físicas e maior atenção à alimentação. 

Além disso, neste processo, o acolhimento é altamente necessário para garantir que o paciente prossiga com os cuidados. Assim, pode ser um grande diferencial utilizar meios de comunicação direta, como e-mail e redes sociais, para dar dicas de cuidados.  

Oferecer materiais, como calendário de exercícios e até infográfico de alimentação, pode aproximar o paciente ainda mais do serviço e criar uma relação mais humana entre ele e o profissional que o atende. 

Cuidados contínuos 

Mesmo após o fim do tratamento, o envio de e-mails e o compartilhamento de novidades por WhatsApp, por exemplo, são ações muito funcionais. Considerando que, nesta fase de user experience, o cliente já desenvolveu hábitos, o serviço pode trabalhar para mantê-lo se cuidando e prevenir novos problemas. 

Isso melhora os laços com a organização e promove a sensação de cuidado ao cliente. Consequentemente, a fidelização acontece, já que, em casos novos, o serviço será a opção mais próxima e satisfatória. 

Desafios da jornada do paciente 

Sabendo como as etapas de user experience funcionam, a organização precisa lidar com uma série de desafios para promovê-las. A princípio, conhecer e entender as principais dúvidas e necessidades do paciente é um processo complexo.   

Ainda assim, a preocupação da organização com o bem-estar do paciente já representa um bom ponto de partida. É como o autor Jay Baer menciona: “se você vende algo para alguém, tem um cliente hoje; se ajuda alguém, tem um cliente para a vida toda”. 

Portanto, o principal desafio da jornada do usuário é promover um serviço que o ajude em todas as necessidades. Para isso, pode ser um diferencial promover um atendimento humanizado, com um tratamento pessoal e acolhedor. 

O que fazer para melhorar a jornada do paciente 

Alguns pontos-chave podem melhorar a experiência do paciente ao longo da jornada, como: 

  • Otimizar o tempo de espera na recepção; 
  • Facilitar o agendamento de consultas;   
  • Utilizar um sistema para clínica que facilite a gestão para o bom funcionamento de todas as etapas; 
  • Oferecer uma variedade de canais de atendimento, promovendo qualidade em cada um deles; 
  • Utilizar prontuários eletrônicos. 

Dessa forma, para promover facilidade ao paciente, é preciso oferecer opções práticas de atendimento. Assim, faz toda a diferença utilizar ferramentas tecnológicas que agilizam e simplificam as interações. 

A chave do sucesso é a satisfação do paciente 

Em resumo, uma boa estratégia de jornada do paciente pode ser a chave para a aquisição de novos clientes e a melhora da fidelização no serviço de saúde. Lembre-se que o sucesso da clínica é garantido com o paciente satisfeito. 

Todos os pontos de melhoria que citamos podem ser otimizados utilizando um sistema como o Clínica nas Nuvens. Conheça mais nossas funcionalidades em uma demonstração gratuita

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se