O Pix em clínicas é um dos meios de pagamento mais populares no Brasil, pois traz agilidade e facilidade tanto para pacientes quanto para as instituições. Porém, muitas ainda não estão totalmente preparadas para este novo método.
A verdade é que a introdução do Pix trouxe uma série de benefícios e oportunidades, mas para aproveitar ao máximo essas vantagens, é importante que as clínicas compreendam como implementar e utilizar essa ferramenta da melhor maneira.
Acompanhe o texto e veja dicas fundamentais para uma boa gestão financeira com pix!
Benefícios do Pix para a clínica e os pacientes
O Pix surgiu com o objetivo de facilitar pagamentos e rapidamente foi aceito por boa parte da população. Tanto é que, segundo o Infomoney, foram feitas cerca de 42 bilhões de transações só no ano de 2023.
A popularização do meio de pagamento se deu porque oferece uma gama de benefícios que podem transformar a experiência financeira. O pix em clínicas para os pacientes, proporciona uma forma de pagamento rápida e prática, com transferências instantâneas 24 horas por dia, sete dias por semana.
Essa facilidade elimina a necessidade de esperar por compensações bancárias e reduz o tempo de espera em consultas e procedimentos. Além disso, com o Pix, os pacientes podem realizar pagamentos de forma segura, utilizando apenas um smartphone.
Para as clínicas, os benefícios são tão bons quanto para pacientes. O Pix oferece uma solução econômica, sem tarifas o que é um benefício em comparação com outras formas de pagamento, como cartões de crédito e boletos bancários.
Outro ponto positivo é a redução das dificuldades na reconciliação de pagamentos. É que como as transações são realizadas instantaneamente, o controle financeiro se torna mais eficiente.
Como receber por Pix na clínica
Afinal, como receber por Pix na clínica? Você pode gerar QR Codes ou chaves Pix para facilitar o pagamento de consultas e procedimentos. Através de um sistema para clínicas, o paciente pode receber o código ou a chave na hora do atendimento e realizar o pagamento.
Dentro de um software médico, é possível conferir os pagamentos dos pacientes dentro do perfil de cada um. Inclusive criar uma carteira de pagamentos, onde valores extras realizados podem ser utilizados posteriormente em outros procedimentos.
E ainda dentro desse sistema, todos os processos financeiros como gestão de fluxo de caixa, faturamento e conciliação bancária, seriam facilitadas.
Comparativo de meios de pagamento para clínicas
Para apresentar como cada meio de pagamento atua dentro de uma clínica, apresentamos as características principais de cada meio de pagamento.
Conclusões:
- Pix na clínica: Ideal para transações rápidas e de baixo custo;
- Cartão de crédito: Oferece flexibilidade para pagamentos parcelados e é amplamente aceito.
- Boleto bancário: Útil para pagamentos sem necessidade de tecnologia, bom para pacientes que preferem métodos tradicionais.
- Dinheiro: Prático para transações imediatas, especialmente em ambientes onde o uso de tecnologia é limitado.
Dicas para gestão para pagamentos via pix na clínica
A seguir preparamos um infográfico com dicas para gerir da melhor maneira, pagamentos via pix:
A melhor solução para gestão financeira da clínica
O Pix para clínica oferece uma solução importante e eficiente para a instituição, com transações rápidas, baixo custo e facilidade de uso. Além de simplificar o processo de recebimento, também reduz a dependência de métodos mais tradicionais, como boletos bancários e dinheiro, que podem gerar atrasos e custos adicionais.
Se integrado com um sistema como o Clínica nas Nuvens os pagamentos podem ser conciliados de forma automática, o que garante um fluxo de caixa mais previsível e que os recursos estejam sempre disponíveis quando necessário.
Para saber mais como o Clínica nas Nuvens pode apoiar a gestão financeira da sua clínica com as melhores soluções de pagamento, acompanhe nosso blog e redes sociais ou solicite uma demonstração gratuita!