Tão importante quanto contratar as pessoas certas é garantir que elas ofereçam os melhores resultados. Isso vale também para clínicas e consultórios médicos e, por isso, é fundamental usar técnicas de onboarding nas empresas.
Esse é um processo muito conhecido nas organizações, mas que nem sempre é aplicado nas clínicas. Com a adoção correta dos passos, é possível consolidar a performance e garantir que a clínica chegue ao melhor desempenho.
Para não ter dúvidas sobre como proceder, entenda como e por que utilizar essa técnica no seu negócio.
O que é onboarding nas empresas?
Por mais capacitada que uma pessoa seja, assumir uma nova vaga é sempre um desafio. Ao entrar em um empreendimento, é preciso se adaptar a várias questões, como regras, padrões e formas de atuação das equipes.
O onboarding surge exatamente para resolver esses pontos. Ele é composto por diversas técnicas que procuram tornar um profissional apto a ocupar uma vaga após ser selecionado. Com as devidas medidas, o colaborador “embarca” de vez no negócio e se torna capaz de atender às expectativas.
Quais os resultados positivos da etapa?
Mas, afinal, por que o onboarding nas empresas merece atenção, quando se trata de uma clínica médica? Esse processo, quando bem executado, consegue trazer um excelente desempenho e é capaz de influenciar os resultados da clínica.
A seguir, veja por que ele é importante e entenda quais são as vantagens de colocá-lo em prática.
Garante alinhamento de funcionários
Quando uma nova pessoa integra o time da sua equipe, existe um processo de adaptação necessário. No entanto, se ele for muito longo, os relacionamentos e os resultados são prejudicados.
Já com o onboarding, é possível manter os colaboradores novos e antigos com o mesmo propósito. Esse alinhamento faz com que os times trabalhem com maior eficiência rumo ao sucesso da clínica.
Reduz o turnover
Quando uma pessoa passa por um processo completo de integração, consegue se sentir parte da clínica. Ela pode desempenhar o trabalho mais facilmente e tem bons relacionamentos com os outros contratados.
Isso aumenta a motivação, o engajamento e a satisfação. Juntos, esses fatores levam a um fortalecimento na conexão com a empresa, o que reduz o turnover (a rotatividade de profissionais).
Melhora a produtividade
Outro ponto que justifica o onboarding nas empresas — e na clínica — é o alcance de mais produtividade. Como os novos colaboradores sabem como agir, conseguem executar as funções com menos dúvidas.
Isso também gera chances menores de retrabalho e faz com que o desempenho coletivo seja favorecido.
Otimiza a performance
Por falar em resultados, o onboarding é determinante para que a clínica consiga se destacar — inclusive em relação aos clientes.
Com uma boa integração, novos funcionários ajudam a conquistar novas consultas ou mantêm o bom padrão do atendimento, quando esse for o caso. Trata-se, portanto, de algo essencial para viabilizar o crescimento do empreendimento.
Como fazer o onboarding nas empresas?
A palavra-chave para garantir o bom resultado do processo é a aderência. A ideia é que novos colaboradores fiquem totalmente alinhados com o que acontece na sua clínica, de modo que possam se integrar de forma completa.
Tudo começa com a criação de um plano. Defina aquilo de que o profissional precisa, como um espaço de trabalho, uma conta de e-mail ou outros recursos. Tudo deve estar disponibilizado já no seu primeiro dia.
Também vale criar guias com orientações sobre uso de sistemas, como o software médico e até de telefonia. Repasse o manual antes mesmo da chegada do colaborador, para que ele já se ambiente.
Depois de sua entrada, faça explicações básicas e em pílulas. Se possível, permita que ele pratique um pouco antes de ser “para valer” — como a marcação de uma consulta. Não se esqueça de trabalhar a cultura e os valores.
Por fim, crie um canal para que os novos contratados tirem dúvidas que surgirem na execução de tarefas. Assim, o processo fica mais simples.
O onboarding nas empresas é essencial para obter integração, produtividade e bom desempenho. Com o uso dessa técnica na sua clínica, é possível otimizar a contratação de secretárias e outros colaboradores sem maiores preocupações.
Já que o tema está ligado à importância da etapa, aproveite e veja quais são as consequências da rotatividade de pessoal.