Dicas para aumentar a produtividade em clínicas 

Dicas para aumentar a produtividade em clínicas 

Aumentar a produtividade em clínicas é fundamental para melhorar os resultados e gerar mais lucro. No entanto, isso precisa ser feito com inteligência, buscando sempre colocar o paciente no centro de tudo, respeitando o tempo da equipe e dando total enfoque para a gestão e organização do ambiente de trabalho. 

Separamos dicas importantes sobre como aumentar a produtividade em clínicas, através de uma boa gestão de tempo, com o apoio de tecnologias. Acompanhe!  

Organize seu ambiente de trabalho 

Ao manter seu espaço de trabalho muito bem organizado, você facilita a localização rápida de documentos e materiais essenciais, economizando tempo e reduzindo o estresse associado à busca por informações cruciais em momentos que necessitam urgência.  

Um ambiente organizado cria uma atmosfera propícia para o foco e a concentração, elementos essenciais para profissionais de saúde que muitas vezes enfrentam agendas movimentadas. 

Além disso, o uso de um sistema para clínicas com prontuário eletrônico, reduz drasticamente a dependência de papel, aliviando o espaço físico ocupado por arquivos volumosos. É uma decisão que ajuda na sustentabilidade ambiental e facilita o acesso, compartilhamento e acesso de dados. 

Adotando boas práticas de organização do ambiente de trabalho, você melhora a eficiência operacional, promove a modernização dos processos, e traz aumento da produtividade em clínicas, através de uma gestão muito mais eficaz. 

agenda médica online

Organize os agendamentos em uma agenda médica online 

A agenda médica online se encaixa dentro da proposta de utilizar um sistema para clínicas para aumentar a produtividade em clínicas. Geralmente, a agenda online faz parte do leque de funcionalidades do software médico e desempenha um papel fundamental para organizar e simplificar o processo de agendamentos. 

Com o agendamento online, a clínica simplifica o processo, eliminando a necessidade de chamadas telefônicas e possibilitando que as secretárias encontrem horários disponíveis de maneira rápida.  

Essa abordagem não só economiza tempo para ambas as partes (médicos e pacientes), mas também reduz erros associados aos agendamentos manuais. 

Além disso, a agenda médica online é crucial para reduzir atrasos e cancelamentos. Com essa tecnologia é possível enviar notificações para os pacientes, através de SMS, E-mail ou WhatsApp, lembrando sobre dia e horário da consulta. 

Assim, o agendamento por meio de softwares para clínicas, não apenas melhora a experiência do paciente, mas também otimiza a utilização do tempo na clínica, contribuindo para aumentar a produtividade e melhorar o funcionamento do negócio. 

Invista em treinamento e capacitação para a equipe 

O investimento contínuo em treinamento e capacitação para a equipe é um pilar essencial para calcular a produtividade na clínica médica e obter um resultado positivo. Essas ações ajudam a construir um ambiente de trabalho onde cada membro da equipe esteja atualizado com as mais recentes práticas e tecnologias. 

Isso reflete na produtividade, pois com pessoal mais preparado você tem um dia a dia mais dinâmico, menos erros e maior agilidade na execução das funções, elevando a qualidade do atendimento ao paciente.  

Além disso, cada membro da equipe possui habilidades e interesses únicos, e ao encorajar a especialização, a clínica pode alocar recursos de forma mais estratégica.  

Isso significa que cada profissional pode desempenhar um papel específico com eficiência máxima, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade do seu trabalho. 

Dessa forma, o treinamento regular e a oferta de especializações para a equipe vão fazer com que sua clínica esteja mais preparada para enfrentar os desafios do setor de saúde, mantendo-se na vanguarda das melhores práticas, promovendo mais conforto aos pacientes e um atendimento acima da média. 

Aprenda a delegar tarefas 

Ao delegar tarefas, é possível direcionar as habilidades específicas de cada membro da equipe para áreas em que são mais proficientes e, assim, melhorar a produtividade em clínicas.  

Desta forma, você aumenta a eficiência e promove maior senso de responsabilidade entre os funcionários. Ao compreender suas funções e responsabilidades claramente, a equipe pode trabalhar de forma mais coesa, aproveitando as forças individuais para alcançar os objetivos coletivos. 

Além disso, a clínica garante uma alocação mais eficiente de recursos humanos, otimizando o ritmo e aumentando a produtividade. Essa prática melhora a experiência do paciente, proporcionando atendimentos mais ágeis e personalizados. 

Converse com a equipe para que evitem distrações 

Seja uma conversa despretensiosa, aquela olhada rápida nas redes sociais ou uma música que a pessoa gosta de ouvir para se acalmar, tudo isso pode tomar mais tempo do que deveria.  

Portanto, dialogue com a equipe para que fiquem focados às tarefas, para que não percam tempo com superficialidades.  

O melhor é evite ter o celular próximo quando estiverem executando uma tarefa. Se for o caso, o melhor é desligar durante o expediente de trabalho. Essas distrações, por mais inofensivas que pareçam, acabam prejudicando bastante o desempenho ao longo do dia. 

Telemedicina

Conte com a telemedicina 

A telemedicina ajuda a superar barreiras geográficas e fornecer atendimento médico de qualidade a pacientes que, de outra forma, enfrentam dificuldades para acessar serviços de saúde.  

Em áreas remotas ou para pacientes com mobilidade reduzida, essa tecnologia é muito importante, pois reduz a necessidade de deslocamentos e proporciona acesso rápido a cuidados médicos. 

Esses benefícios também são ótimos para a clínica, pois reduzem os cancelamentos de consultas, o não comparecimento de pacientes e os atrasos médicos, pois os profissionais podem atender de casa mesmo ou de qualquer outro lugar com acesso à internet e dispositivo para videoconferência.  

Dessa forma, ao integrar a telemedicina como parte integrante da oferta de serviços de saúde, sua clínica pode otimizar operações, melhorar a acessibilidade e fornecer uma experiência mais eficiente e conveniente para pacientes e profissionais de saúde. 

Tenha um software médico para gestão da clínica 

Contar com um software médico para a gestão da clínica é um dos passos mais importantes para você aumentar a produtividade na clínica. Com um sistema completo como o Clínica nas Nuvens, você tem muitas funcionalidades que vão otimizar o trabalho da equipe, automatizar processos e agilizar as rotinas. 

Conte com muitas ferramentas de produtividade para clínicas como: a agenda médica online, prontuário eletrônico, controle financeiro, telemedicina, controle de estoque, sistema de cobranças, faturamento TISS, business intelligence e muitas outras opções para facilitar o dia a dia.  

Então alavanque a eficiência operacional, reduza as lacunas na agenda, melhore a experiência do paciente e proporcione um ambiente de trabalho mais moderno e ágil com o Clínica nas Nuvens. Peça já uma demonstração gratuita

sistema de gestão para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se