Compartilhar Inscreva-se

6 dicas para tornar o tempo mais produtivo em seu consultório

6 dicas para tornar o tempo mais produtivo em seu consultório

O dia a dia tem sido cada vez mais atarefado e corrido para todo mundo, no trabalho não é diferente. É preciso estar sempre apto a atender e executar as demandas diárias de forma rápida e eficaz, produzindo com qualidade e desenvolvendo projetos individuais e em equipe de forma, no mínimo, satisfatória. Por isso, ter uma boa gestão de tempo é fundamental para o profissional que quer se destacar no mercado de trabalho. A seguir, confira algumas dicas para ser mais produtivo no seu consultório médico.

Elabore um checklist

Crie um checklist e comece o seu dia sempre com as coisas mais urgentes e difíceis. Assim, quando você estiver cansado, fará as tarefas com as quais tem mais afinidade e demandam menos tempo.

A forma de elaborar um checklist pode variar de acordo com o formato que melhor se encaixa na sua rotina. Há pessoas que preferem anotar as tarefas do dia em uma agenda e riscar após finalizadas. Tem quem prefira utilizar post-its colados em uma área visível. E há também aqueles que preferem utilizar planilhas no computador. Enfim, são muitas as formas de se organizar, escolha a que melhor funciona para você.

O importante é seguir as demandas definidas para o dia e cumprir com o planejamento, evitando a procrastinação e o acumulo de tarefas para os dias seguintes.

Organize sua mesa

Pode parecer bobagem, mas um ambiente de trabalho bagunçado afeta diretamente a sua produtividade. Sendo assim, separe o material que você usa com frequência daqueles que são alternativos, dividindo em pastas ou arquivando-os em gavetas, por exemplo. Assim, quando você precisar de alguma informação ou dado, saberá exatamente onde encontrar a papelada.

Se preferir melhorar ainda mais essa organização, elimine os arquivos em papéis que podem ser armazenados de forma digital. Isso evita o acúmulo de documentos no espaço de trabalho, deixando o ambiente mais confortável, organizado e limpo. Além disso, manter os documentos arquivados de forma online, é muito mais ágil e prático para o dia a dia .

Tendo em vista que consultórios médicos exigem dinamismo na realização das tarefas, inovar no arquivamento de documentos é uma ótima alternativa para melhorar a produtividade.

Mas a organização do espaço de trabalho vai além de manter papeis em ordem. A limpeza também é essencial para que o ambiente se mantenha agradável. Portanto, o melhor é sempre ter um pano e algum produto de limpeza a mão, para, quando necessário, passar sobre a mesa e nos objetos de uso diário, como o teclado, o mouse e a cadeira.

Além disso, evite comer na mesa de trabalho, mas se for fazer isso, não derrube farelos pelo chão e mantenha uma lixeira sempre próxima para descartar o lixo gerado.

Manter a organização e limpeza do espaço é algo simples, mas que faz toda a diferença para a produtividades. Pode ter certeza disso.

Aprenda a delegar tarefas

Quando se trabalha em equipe é de suma importância que cada funcionário realize apenas tarefas que ele pode cumprir, caso contrário, ele irá se saturar e chegar ao seu limite. Por isso, aprenda a delegar tarefas de acordo com a disponibilidade de cada um no consultório, para não sobrecarregar nem aos outros nem a si mesmo.

Mantendo uma organização em relação a isso, pode ter certeza que o fluxo dos trabalhos acontecerá de forma muito mais produtiva para todos.

Evite distrações

Seja uma conversa despretensiosa, aquela olhada rápida nas redes sociais ou uma música que você gosta de ouvir para se acalmar, tudo isso pode tomar mais tempo do que deveria. Portanto, fique atento às suas tarefas, priorizando-as para não acabar se sobrecarregado.

Se você é o tipo de pessoa que se distrai fácil com as redes sociais, por exemplo, evite deixar o celular próximo. Se for o caso, desligue-o durante o expediente de trabalho. Essas distrações por mais inofensivas que pareçam, acabam prejudicando bastante o desempenho ao longo do dia.

Relaxe!

Aprender a relaxar é extremamente importante para recarregar as energias e evitar o estresse. Quando você sentir que está sobrecarregado e precisa de um intervalo, levante-se e alongue-se. Não apenas a sua coluna agradece como a sua saúde e seu bem-estar também.

Além disso, não pule o horário de intervalo. Por mais curto que seja, ele é essencial para relaxar a mente e retornar com mais ânimo e foco ao trabalho.

Use ferramentas ou aplicativos de gestão de tempo

Caso você precise de uma ajuda extra, pode sempre contar a tecnologia a seu favor. Existem diversas ferramentas e aplicativos que elaboram agendas virtuais para que você se programe e não esqueça nenhum compromisso.

Profissionais que aprendem a manter uma boa gestão do tempo estão sempre aptos a lidar com o inesperado e ajudar a crescer e expandir o negócio e a sua carreira. Nesse processo, você também ganha tempo para a sua vida pessoal e seu lazer, evitando o estresse e outros problemas de saúde que costumam aparecer quando se tem uma vida muito tumultuada e não há o cuidado adequado. Invista nas dicas que apresentamos para você e alavanque a sua carreira.

E se tiver outras sugestões que queira compartilhar com a gente, deixe nos comentários!

Em caso  de dúvidas, não hesite em também deixar sua participação na conversa!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.