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4 dicas de organização para não deixar o paciente esperando

4 dicas de organização para não deixar o paciente esperando

Uma das queixas mais comuns sobre o atendimento médico em consultórios tem relação com os atrasos frequentes, que deixam o paciente esperando muito tempo por atendimento. Há pessoas que acreditam, inclusive, que esse atraso é proposital por parte de alguns médicos, por ser tão comum encontrar profissionais com agendas conturbadas e horários marcados quase nunca cumpridos.

Se você quer fugir da fama de atrasado que os médicos de consultório carregam por aí, o segredo é saber organizar sua rotina e, especialmente, sua agenda. Por isso, preparamos para você algumas dicas de organização pessoal e profissional que são indispensáveis para não deixar seu paciente esperando muito tempo por atendimento. Vamos lá? Continue a leitura e confira.

Saiba organizar sua agenda para evitar atrasos

A principal razão dos atrasos em clínicas e consultórios médicos é uma agenda desorganizada. Muitos profissionais, querendo agendar mais pacientes por dia, ignoram uma orientação básica para a gestão correta dos seus horários de trabalho: é preciso criar um intervalo entre as consultas, que funcione como uma margem de erro.

Esse intervalo permite que, caso alguma consulta atrase, você tenha menos risco de demorar para realizar os atendimentos dos horários seguintes, evitando prejudicar toda a sua rotina pelo resto do dia.

Dessa forma, estabeleça um tempo de intervalo padrão de uma consulta para outra e organize-se para cumprir esse tempo corretamente.

agenda médica online

Conheça melhor sua rotina

A grande maioria dos médicos não trabalha com atendimentos somente em consultórios. Muitos atuam em clínicas, hospitais e postos de saúde para completar a renda e aumentar a atuação com todos os tipos de pacientes. Com isso, é preciso que o médico tenha total conhecimento da sua rotina, para minimizar ao máximo os atrasos que podem resultar em problemas na agenda de consultas.

Por isso, é importante conhecer o tempo que é gasto em cada local de atendimento, os minutos que são perdidos no trânsito e o tempo que se leva para organizar a mesa e os materiais para receber o primeiro cliente na sua sala. Quanto mais domínio tiver sobre os horários, menor será a chance de deixar os pacientes esperando por atendimento do lado de fora do consultório.

Além disso, é essencial conhecer a rotina pessoal e estabelecer horários para começar os atendimentos diários, levando em conta todos os compromissos fixos da manhã, por exemplo, levar os filhos à escola. A mesma coisa deve ser realizada ao organizar os horários da tarde.

Uma dica é organizar a agenda semanalmente, tendo em vista que novos compromissos podem surgir com o passar dos dias. Assim, é possível incluir todos eles na programação, conciliando com os compromissos profissionais e evitando atrasos e imprevistos.

Aprenda a controlar o tempo de suas consultas

Muitos médicos se atrasam porque os pacientes podem demandar muito tempo e atenção, o que prolonga o tempo de consulta. Como os atendimentos em consultório são, geralmente, eletivos (ou seja, que não apresentam nenhum tipo de urgência), não existe necessidade de exceder o tempo da consulta.

Encerrar a consulta com um paciente que já ultrapassou o tempo de atendimento, entretanto, é um cuidado que exige muita delicadeza e tato do profissional, para que essa interrupção seja realizada de maneira delicada e não ofensiva para o paciente.

Deixe claro que você não está ignorando a importância do tratamento, mas sim que precisa dar a mesma atenção a outros pacientes, que têm os mesmos direitos que ele.

Caso seja interessante, converse com a secretária da clínica e a oriente e “interromper” a consulta de forma delicada quando o tempo previsto de atendimento for ultrapassado. Em alguns casos, essa é uma abordagem que ajuda e evita constrangimentos.

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Conte com uma agenda eletrônica

Caso você ainda utilize agendas de papel para organizar os horários de atendimento aos pacientes, está na hora de rever isso. Hoje, com auxílio da tecnologia, a agenda eletrônica é a forma mais eficiente de administrar os horários dos profissionais da saúde.

Com a agenda médica do Clínica nas Nuvens, por exemplo, é possível alterar agendamentos em massa com apenas alguns cliques. Basta apenas filtrar um grupo de pacientes por data e alterar simultaneamente as informações desejadas. É uma maneira muito mais fácil de se organizar durante o dia a dia de trabalho.

Outra vantagens que ela oferece é o de controle de disponibilidade, que permite à secretária ter uma visão geral dos horários disponíveis, além de poder utilizar vários filtros para organizar o dia da melhor forma. Com o controle de disponibilidade, fica mais fácil agilizar o atendimento de pacientes e garantir que mais pessoas sejam atendidas em um único dia.

Deseja saber mais sobre os benefícios da agenda médica eletrônica do Clínica nas Nuvens? Então, acesse o conteúdo Afinal, é vantajoso utilizar uma agenda médica online? Entenda.

Conclusão

Com essas quatro dicas de organização pessoal e de rotina de trabalho, as chances de deixar seu paciente esperando muito tempo por atendimento se tornam menores, o que pode aumentar significativamente a satisfação da sua clientela.

Apesar de todos esses cuidados, alguns atrasos podem ser inevitáveis. Por isso, confira também nosso artigo sobre como cativar bem seu paciente para evitar complicações e reclamações.

Como você costuma se organizar para evitar atrasos na sua agenda médica? Conte para a gente nos comentários!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.