O que você precisa saber sobre o aluguel de clínicas e consultórios médicos

O que você precisa saber sobre o aluguel de clínicas e consultórios médicos

– Ei, Dr. Carlos, você sabia que pode lucrar com aluguel de consultório médico?

– Ei, Dr. Paulo, você sabia que pode lucrar alugando a clínica do Dr. Carlos?

Alugar um consultório médico pode ser a solução para quem tem sua clínica e deseja ter uma outra fonte de renda, como é o caso do Dr. Carlos. 

É importante frisar que, o proprietário da clínica ou consultório médico precisa estar ciente de uma série de questões antes de oferecer seu ambiente. 

Do outro lado, também é ótimo para quem está procurando um espaço profissional para começar seu consultório, como é o caso do Dr. Paulo.

Muitos médicos buscam esta solução para começar a trabalhar e ir elevando seu leque de pacientes. 

É claro que é preciso cuidado na hora de escolher o imóvel certo, pois, para quem está buscando seu espaço, é preciso ter muito cuidado para não errar na hora de fazer o negócio. 

Como se trata de um negócio com algumas peculiaridades, é preciso minimizar os riscos para evitar prejuízos futuros.

Bom, vamos falar sobre isso agora e esclarecer as dúvidas dos dois lados para que eles fechem esse negócio o quanto antes.

Quais as vantagens e os cuidados o proprietário deve ter ao locar seu consultório médico?

Então você tem um ambiente perfeito para receber seus pacientes. Muitas salas, boa localização, espaços iluminados, climatizados, com isolamento acústico, mesas para reuniões, recepção mobiliada e outras particularidades. 

Agora você vai alugar uma dessas salas e a pergunta que não quer calar é: Qual a vantagem para você?

Bom, vamos por partes! A primeira é óbvia: Você vai Ganhar uma Renda Extra com a Clínica Médica.

Evite fraude na clínica

A Renda Extra na Clínica Médica

O profissional que loca seu estabelecimento, no caso, uma clínica médica, garante renda extra, principalmente, nos períodos em que ele não está utilizando o espaço. 

Não precisa ser necessariamente um médico, é claro, podemos estar falando de um dentista, psicólogo, psiquiatra, ou qualquer outro profissional da saúde. Desta maneira, ele pode reduzir seus custos mensais e abater as despesas do valor do aluguel. Todo mundo ganha e fica feliz. E tem outra vantagem interessante, quer ver?

Networking com outros pacientes e troca de experiências

Ok, seu estabelecimento foi locado. Tranquilo! Mas é importante que você esteja sempre presente, prestando auxílio, trocando ideias com o locatário. 

Nessa troca de informações, você conhece novos pacientes, amplia sua rede de contatos, faz amizades e, consequentemente, aumenta o fluxo de pacientes no seu próprio consultório. 

É claro que, com o novo locatário atendendo no seu espaço, gerando movimento de pessoas, você também poderá gerar novas parcerias e até conseguir novos clientes. 

 A importância da legislação e do contrato

Na hora de locar ou sublocar (caso esteja locando apenas uma peça do seu consultório) para outras pessoas, o certo é fazer um contrato (com um advogado, claro) envolvendo as duas partes, ou seja, a garantia dos direitos do locador e do locatário. 

Não deixe margem para erros. Esteja certo de que as normas da Lei da Locação estão sendo seguidas no contrato. Converse com seu advogado e mantenha os tramites legais com 100% de retidão.

O dia e o horário certo para você locar!

O mais recorrente é que os profissionais acabem sublocando seus imóveis. 

Na sublocação você pode disponibilizar uma sala do seu consultório para locação, em horários e dias determinados. Por exemplo, você pode ter 5 salas e locar os ambientes para vários profissionais, em períodos distintos, evitando sempre os choques de horários.

Na sublocação, você escolhe dias e horários em que a sua sala ficará vazia e então põe à disposição do locatário. 

A dica é pensar em momentos em que seu espaço ficará ocioso, nos dias da semana e o tempo mais adequado.

Será que tem algum dia que você não trabalha em determinada sala? Então, estes dias são perfeitos para outros profissionais usarem. 

É claro que você precisa ter cuidado, pois disponibilizar uma sala às 4h da manhã não é o melhor dos negócios. É preciso ter bom senso.

Evite prejuízos com glosas

Algumas vantagens do locatário ao alugar uma clínica?

Você vai perceber que alugar tem suas vantagens. É claro que existem diferenças entre alugar um imóvel inteiro, sublocar e trabalhar em coworking.

Se você precisa e tem condição de alugar uma clínica inteira, só pra você, ok, basta se acertar com o proprietário, pagar o aluguel e, geralmente, terá tudo pronto para começar o atendimento. Estrutura e mobiliários.

Agora, talvez seu caso seja locar uma ou duas salas apenas, o que é muito frequente. Neste caso, a sublocação é um investimento que possui boas vantagens, principalmente para quem está começando. Veja algumas:

Começar a atender de forma prática

Quem está no início da trajetória profissional, pode encontrar alguns contratempos práticos e financeiros para ter seu próprio consultório. 

Por isso, alugar pode ser uma vantagem importante. Principalmente na sublocação de salas, onde você não se estressa com investimentos em equipamentos e instalações, e aproveita tudo o que o espaço pode te oferecer. 

Sublocação gera economia

Quando falamos em Sublocação, ou seja, locar apenas uma sala ao invés do espaço todo, é claro que você paga menos e ganha em economia. 

Nesse cenário você paga pelo tempo de utilização do ambiente.

Como este tempo será usado exclusivamente para suas consultas, visto que você alugará nos dias e horários relacionados as consultas marcadas, você só tem a ganhar na sublocação. 

Condição de escolher onde e quando atender

Como já mencionado, você pode escolher os dias e horários para locar as salas. Desta forma, o valor pago para alugar é balanceado com as consultas marcadas exatamente no mesmo horário e dia em que a sala será alugada.

Isso te dá muita flexibilidade, inclusive para escolher outros locais de atendimento. Você pode escolher locar salas em outros bairros e mesmo outras cidades. A Sublocação tem essas características. 

guia gestão financeira para médicos

O Sistema Coworking na Locação de Clínicas Médicas 

Pra finalizar, a locação ou sublocação de uma clínica ou sala de uma clínica é uma escolha interessante para quem deseja um dinheiro extra e tem condição de disponibilizar uma ou mais salas. 

Assim como também é muito bem-vinda para quem precisa locar um espaço profissional, já todo montadinho, organizado, e não quer se estressar com muita coisa. 

Porém, existe um outro tipo de locação que tem ganhado cada vez mais adeptos. É o coworking médico. Uma outra opção muito utilizada por profissionais que estão começando a carreira e não podem ter gastos maiores num primeiro momento. 

Dessa forma, os grupos reúnem-se e dividem o valor do aluguel de um espaço/clínica entre todos e cada um paga sua parte do bolo. 

Além disso, é uma opção para quem não pode gastar muito com infraestrutura, pois aproveitam-se as estruturas presentes no local. Também não há preocupações burocráticas, pois não se pensa alvará, investimento no consultório e outros gastos. 

Por outro lado, é claro que alguém deve ter construído a clínica antes e optado por locar no sistema coworking. 

Sendo assim, caso seja de seu interesse construir uma clínica para locações de ambientes, salas, você pode começar usando como experiência profissional o sistema coworking. A modalidade é muito interessante para gerar networking e aumentar o número de pacientes

E a Gestão do Consultório Médico, Como Fica?

Nenhuma empresa, indústria, loja, mercado, clínica médica, consultório odontológico, etc., terá sucesso sem um sistema inteligente e eficiente de gestão.

E o nível mais alto e eficaz de gestão, hoje em dia, é o uso da integração de um sistema tecnológico em nuvem, através da internet.  Sendo assim, a performance da clínica depende do sistema de gestão empregado.

O software que simplifica a gestão na sua clínica ou consultório, organizando melhor o tempo dos seus colaboradores, fidelizando clientes, proporcionando agendas médicas digitais, prontuários eletrônicos, relatórios inteligentes, controle financeiro, atendimento de pacientes por telemedicina, e muito, mas muito mais. 

Todas as suas informações são armazenadas em nuvem, de forma segura e com acesso facilitado. É mais agilidade e simplicidade para seu ambiente de trabalho.

Como foi pensado o Clínica nas Nuvens

O CLÍNICA NAS NUVENS foi pensado levando em conta a experiência do paciente. Seus desejos, anseios, dificuldades, inquietações… tudo isso foi pensado na hora de elaborarmos as ferramentas de gestão, planejamento e controle para sua clínica médica. 

A satisfação das pessoas, somada a uma gestão de alto nível, proporcionam tranquilidade aos médicos, aos profissionais, e geram maior desenvolvimento financeiro nas suas carreiras. 

É a Tecnologia Voando Alto!

Além disso, com o CLÍNICA NAS NUVENS, você demonstra para a equipe dentro da clínica, que vale a pena estar lá, cumprindo seu papel, pois todos se sentem valorizados quando um sistema profissional de gestão faz parte do time, facilitando a vida de todos os profissionais. 

Fácil de instalar, de implementar, prático e seguro. 

CLÍNICA NAS NUVENS é a tecnologia voando alto!

E então, foi útil para você este conteúdo? Esperamos que sim!

Estamos disponíveis para tirar suas dúvidas e ajudar sua clínica com o melhor software de gestão do mercado. Entre em contato conosco para saber mais! 

Sistema para clínicas e consultórios
Compartilhe
Clínica nas Nuvens

Clínica nas Nuvens

Compartilhar Inscreva-se