O que é e quais são as vantagens de ter uma clínica sustentável?

O que é e quais são as vantagens de ter uma clínica sustentável?

Estabelecimentos de saúde costumam ter um dos maiores consumos de energia por metro quadrado e produzem grandes quantidades de resíduos. A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente tem feito que o investimento em hospitais e clínicas sustentáveis se transforme em tendência no Brasil.

Quer entender melhor esse assunto? Neste post, explicamos o que é uma clínica sustentável, quais são as vantagens de optar por esse modelo de empreendimento de saúde e como implementá-lo. Acompanhe!

O que é uma clínica sustentável?

Uma clínica sustentável é aquela gerenciada de maneira a possibilitar melhoras sociais e redução de custos ao mesmo tempo em que assegura a satisfação dos pacientes, a segurança dos trabalhadores e a preservação do meio ambiente. Além disso, a opção pela sustentabilidade oferece benefícios.

Com ela, a clínica cumpre a legislação (e evita problemas em fiscalizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa), tem um orçamento eficiente (e gasta menos para oferecer serviços de maior qualidade) e garante uma boa experiência para o cliente. Dessa forma, é mais fácil fidelizá-lo e, assim, garantir um público fixo que considera a clínica sustentável como primeira opção quando necessita de serviços de saúde.

Prontuário eletrônico

Como fazer que a clínica seja sustentável?

Gerenciar uma clínica sustentável não precisa ser complicado. Apresentamos, a seguir, quatro dicas que vão ajudá-lo a tornar sua empresa sustentável e, assim, diminuir os gastos. Confira!

Promova o descarte correto de resíduos

Todo serviço de saúde é obrigado por lei a ter um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). Ele deve contemplar as etapas de geração, classificação e disposição final dos resíduos, de acordo com o tipo e o grau de risco.

O PGRSS é um conjunto de procedimentos de gestão (a RDC nº 306/2004, da Anvisa, e a Resolução nº 358/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama) que devem ser seguidos para que os resíduos sejam gerenciados corretamente. Com isso, a clínica não só preserva a saúde pública e o meio ambiente, como também protege sua equipe.

Economize com papel e impressão

A produção de papel afeta o meio ambiente, pela alta retirada de árvores para produzi-lo e pelo descarte incorreto que inviabiliza a reciclagem. Por isso, um dos primeiros passos a serem tomados para ter uma clínica sustentável, é reduzir o uso de papel. Um dos modos de fazer isso é usar o prontuário eletrônico e um bom software de gestão de clínica.

Se realmente precisar imprimir algo, prefira usar a Ecofont. Criada pela Spranq, uma agência de comunicação da Holanda, ela permite reduzir em até 25% o uso de tinta por ter sido desenhada com a inclusão de pequenos círculos vazios dentro dos traços que formam as letras. E prefira usar papel reciclado ou certificado pelo Conselho de Gestão Florestal (Forest Stewardship Council FSC).

Cuide das condições de trabalho

As boas condições do ambiente de trabalho são essenciais para a saúde dos funcionários. Além disso, os profissionais são mais produtivos quando trabalham com conforto e segurança. E essas condições também podem ter impactos ambientais.

Uma clínica sustentável deve implementar soluções como o controle da exposição de luz (com equipamentos que impedem o ofuscamento, por exemplo) e assegurar que as áreas onde há emissão de odores sejam afastadas dos pontos de trabalho.

Escolha produtos de limpeza biodegradáveis

A limpeza é uma das principais preocupações de qualquer serviço de saúde. O uso de produtos de limpeza biodegradáveis contribui para a diminuição do acúmulo de substâncias tóxicas na natureza e ainda permite a redução de gastos, já que eles costumam render mais e limpar com mais eficiência. É importante destacar que produtos orgânicos têm menor probabilidade de causar lesões ou alergias na pele.

Ao optar por gerenciar uma clínica de modo sustentável, impulsiona-se o crescimento do estabelecimento. Isso sem contar que dessa forma é possível contribuir para a proteção do meio ambiente e para a sua preservação para as futuras gerações.

Gostou das sugestões para ter uma clínica sustentável? Não perca as novidades sobre como gerenciar sua clínica ou consultório!

Software para gestão de clínicas

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se