Compartilhar Inscreva-se

4 dicas para manter a limpeza de sua clínica ou consultório médico

4 dicas para manter a limpeza de sua clínica ou consultório médico

A limpeza de escritórios, lojas e empresas é essencial para manter um ambiente de trabalho adequado aos profissionais e agradável aos clientes. Mas, quando falamos em espaços de serviços de saúde, esses cuidados precisam ser redobrados. Manter a limpeza de consultórios e clínicas médica é necessário para garantir o conforto de pacientes e colaboradores, além de evitar contaminações.

Isso porque, locais voltados à saúde são mais propícios à circulação de vírus, bactérias e micro-organismos. Portanto, para garantir a segurança da equipe, pacientes e visitantes, a higienização precisa ser feita constantemente e, principalmente, da maneira correta.

Lembre-se de que seu estabelecimento precisa servir de exemplo. Além das recomendações de órgãos de saúde e vigilância sanitária, por exemplo, alguns outros cuidados precisam ser tomados para garantir um ambiente limpo e seguro. Confira como fazer isso nas dicas que selecionamos. Boa leitura!

Balcão de atendimento

Um dos primeiros locais a ser acessado pelo paciente ao entrar na clínica ou consultório é o balcão de atendimento. Portanto, mais do que organizado, ele precisa estar limpo e higienizado, sem rastros de comida, bebida ou marcas de gordura espalhadas pela superfície.

Os balcões e armários devem ter, preferencialmente, cor clara e superfície lisa e impermeável. Eles podem ser desinfetados com álcool 70%, sob fricção e hipoclorito de sódio a 1%. Além disso, é importante que a higienização seja feita de maneira constante, várias vezes ao dia.

Sistema para clínica

Outra questão importante, que deve ser observada é a forma que a secretária se apresenta aos clientes. Esse detalhe também faz diferença, pois ela é o primeiro contato com os pacientes. É essencial, por exemplo, que o uniforme esteja sempre limpo e as unhas feitas, mantendo uma uma boa aparência.

Chão

O chão também é outro ponto que diz muito sobre a sua clínica ou consultório, por isso, mantenha-o sempre limpo. O ideal é realizar a limpeza sempre antes de abrir o local, evitando a varredura a seco para não espalhar pó e sujeira a outros espaços.

Porém, dependendo do fluxo de pessoas no ambiente, é essencial realizar a limpeza do chão mais de uma vez por dia, evitando o aumento de sujeira.

A dica ainda é iniciar sempre a limpeza pela área menos contaminada, seguindo para a mais contaminada. Aconselha-se também a utilização de piso liso, lavável, impermeável e resistente. Evite cerâmicas escuras ou que possuam material difícil de limpar, que possam ficar encardidos.

Instalações sanitárias

Além de vaso sanitário e lavatório, é importante que as instalações sanitárias contenham toalhas de papel, sabão líquido e lixeira com tampa e pedal. O lixo do local deve ser trocado com frequência, preferencialmente antes de atingir a capacidade total.

Os responsáveis pela limpeza também precisam estar atentos à reposição de materiais sempre que necessário, garantindo o bem-estar dos pacientes e colaboradores.

Ao mesmo tempo, para evitar desperdício, uma dica é utilizar a estratégia de colocar avisos no banheiro, solicitando o uso apenas do essencial para higienizar e secar as mãos. Além disso, disponibilize no local um aromatizador de ambientes, para manter um cheiro agradável no espaço.

Conscientização

Para que todas as dicas sejam colocadas em prática, é preciso conscientização por parte dos profissionais que trabalham na clínica, principalmente os ligados diretamente à limpeza.

A implantação de normas, rotinas e protocolos também ajuda a diminuir os riscos aos quais os profissionais e pacientes ficam expostos e, assim, garantir a saúde do ambiente de trabalho.

Garanta que todos os colaboradores conheçam as normas e as coloquem em prática no dia a dia de trabalho. Assim, com certeza, a qualidade do ambiente e o conforto dos pacientes serão garantidos.

Confira também: 5 sugestões para deixar a recepção do seu consultório ainda mais agradável.

Arrumando a bagunça geral

Até agora falamos de sujeira, poeira, pisos engordurados, problemas de contaminação que podem ser eliminados com os cuidados necessários, mas, agora, rapidamente, vamos falar um pouquinho sobre outro tipo de limpeza, a limpeza organizacional.

software médico

Quando sua clínica ou consultório sofre com má administração, o ambiente fica carregado de burocracias, papelada pra tudo quanto é lado, bagunça em todos os setores, gerando estresse e resultados desanimadores no fim de cada mês.

É por isso que sempre indicamos o Clínica nas Nuvens para sua clínica ou consultório. Nosso software de gestão que integra todos os setores do seu local de trabalho e vai mudar a rotina do dia pra noite.

São muitos recursos que você precisa conhecer. Por isso, peça uma demonstração gratuita e experimente o Clínica nas Nuvens. Você não vai se arrepender.

Se você gostou do nosso conteúdo, comente, compartilhe e siga-nos nas redes sociais! Você também pode se inscrever na nossa Newsletter e receber conteúdos e receber notificações por e-mail sobre novos conteúdos sobre a área da saúde.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.