Música para clínicas é um assunto pouco tratado no universo da saúde e das clínicas médicas. Fala-se de estética, equipamentos, aquisição de novos pacientes, sistemas para gestão, marketing e outras questões, mas muito pouco ou quase nada sobre o som do ambiente.
Neste texto, trouxemos algumas informações e dicas para você tornar seu local de trabalho mais agradável e interessante na perspectiva da sonoridade, com música para clínicas. Acompanhe e boa leitura!
Tudo acontece na sala de espera
A música para clínicas ganha destaque na sala de espera. Isso não significa que a sala de consulta não possa ter som, mas não é aconselhável. O ideal é o silêncio, já que o paciente precisa dialogar com o médico sobre problemas e dores.
A música para recepção de clínica deve distrair e relaxar. Isso porque é o local onde o paciente aguarda a vez de ser chamado para consultar, mostrar um exame ou fazer um procedimento.
Muitas vezes, a sala de espera é um local tenso, carregado de nervosismo e angústia, pois o paciente está aguardando por uma notícia ou um diagnóstico que pode não ser positivo. Isso ressalta a necessidade de tornar esse local o mais aconchegante possível.
O trabalho da recepcionista é essencial para o paciente se sentir confortável e bem tratado. Somada a uma boa música para clínicas, a função dessa profissional pode tornar todo o clima muito mais cômodo e convidativo.
Tipo de música para sua clínica médica
Não é difícil compreender que músicas mais leves são poderosos instrumentos para melhorar o dia de uma pessoa. De fato, o som tem o poder de aumentar e diminuir a ansiedade, dependendo do estilo, do ritmo, do volume, etc.
A melhor decisão para sua clínica médica é optar por uma boa dose de sons agradáveis, mais lentos, com volume baixo e timbres suaves. A pretensão tem que ser sempre manter os pacientes confortáveis.
Sons da natureza
Vale ressaltar que os sons da natureza se encaixam muito bem com salas de espera, pois transmitem paz e tranquilidade. O barulho de cachoeiras, água escorrendo por pedras e chuva é captado pela audição e imediatamente relaxa.
Por isso, é bastante utilizado em salas de meditação e yoga, pois tende a proporcionar um certo equilíbrio entre a mente e corpo, minimizando ansiedades e limpando um pouco a mente.
Fica como uma dica para você, que pretende construir um ambiente aconchegante para seus pacientes, com músicas gostosas tocando na sala de espera: selecione alguns sons da natureza. Com certeza, colherá bons frutos com essa atitude.
Faça uma seleção de músicas
Para não saturar o seu paciente, é necessário apostar em uma boa seleção de músicas, que contemple ritmos e estilos variados, ou seja, um pacote agradável aos ouvidos.
Obviamente, há quem não gosta de jazz, outros que não suportam blues e alguém que detesta sons de flauta. É impossível agradar a todos os ouvidos. Porém, o simples fato de que esse repertório seja mais sereno e calmante é a decisão certa, mesmo que algumas pessoas não gostem de uma ou outra música!
Instale bons aparelhos na sua clínica
Vamos imaginar que você entendeu bem a mensagem sobre música para clínicas e tem uma ótima seleção para o seu ambiente, sempre renovando para as pessoas não enjoarem rápido.
Porém, se você investiu em um equipamento de baixa qualidade, tudo vai por água abaixo. Nada pode ser mais irritante que um som agudo ou grave demais, desregulado, com chiado, rangendo ou fazendo barulhos estranhos.
Não importa se a música para a clínica de estética seja a mais bela da história da humanidade, pois ninguém vai suportá-la se ela for tocada em um aparelho ruim.
Boa música em um bom equipamento
Vale muito a pena investir em um equipamento de qualidade para a música ambiente da clínica, com caixas acústicas de marcas já consagradas e até bons amplificadores, se for necessário.
O ideal é contratar alguém que saiba fazer um projeto de sonorização, um especialista no assunto, para ajudar a estruturar sua clínica médica. É claro que você não precisa gastar horrores para ter um projeto legal, bons equipamentos e uma seleção de música para clínica médica. A questão é não investir errado e gastar muito pouco por considerar isso irrelevante.
Construir um projeto de sonorização bem feito, percebendo seus pacientes com um sorriso no rosto na sala de espera, ouvindo uma agradável música ambiente para a clínica, certamente, faz a diferença no seu espaço de trabalho.
Assine nossa newsletter
Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de conferir outros textos do nosso blog. Temos inúmeras dicas, dados importantes e artigos sobre o que gira em torno das clínicas médicas. Assine nossa newsletter para receber notificações dos novos posts.
Você também pode gostar destes conteúdos: