Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Importância do pagamento online para clínicas de saúde

Importância do pagamento online para clínicas de saúde

A pandemia da COVID-19 evidenciou a urgência por soluções tecnológicas na área da saúde que permitissem o atendimento de qualidade aos pacientes, apesar dos protocolos de distanciamento social. Diante da impossibilidade de exames físicos presenciais, a telemedicina possibilitou o acompanhamento médico remoto para milhares de pessoas nos últimos meses. 

Assim, para viabilizar essa modalidade, os meios de pagamento online ganharam ainda mais força no segmento, trazendo praticidade e segurança para os pacientes. Em paralelo, as plataformas de cobrança de pagamentos recorrentes, como a Galax Pay, ajudaram a aprimorar a gestão das clínicas e hospitais, por meio de sistemas integrados, cadastro rápido e controle de inadimplência.

No contexto da crise, é fundamental que os gestores da área de saúde estejam atentos não só às necessidades de seus clientes, como também ao controle rigoroso de suas operações financeiras. Por isso, neste post, separamos as principais vantagens do pagamento online para essa área. Confira!

Possibilidade de atender um número maior de pacientes

A prática dos pagamentos eletrônicos mudou os hábitos de consumo e atendimento na área da saúde. Durante a pandemia, pessoas que moram em locais mais afastados ou que, simplesmente, eram reticentes quanto à segurança desse tipo de procedimento, puderam experimentar as consultas online pela primeira vez e pagar com tranquilidade cada uma delas.

Da mesma forma, a flexibilização dos pagamentos via parcelamento no cartão de crédito, débito em conta corrente ou boletos para impressão aumenta a liberdade de escolha dos pacientes, além de ampliar o acesso à saúde a pessoas com diferentes condições financeiras.

Aumento da segurança nos pagamentos

A confiança é um dos critérios mais importantes para fidelizar clientes em qualquer empresa. No caso das clínicas e hospitais, não é diferente. Um dos maiores desafios para introduzir os meios de pagamento online nessas instituições é convencer os pacientes sobre a segurança dos ambientes digitais.

Com o pagamento eletrônico, o paciente consegue verificar no histórico da fatura os valores cobrados pelos exames e demais procedimentos, além de checar possíveis erros de cobrança. Mas as empresas especializadas em pagamentos online oferecem sistemas ultraprotegidos, de acordo com os seguintes princípios de segurança:

  • proteção de dados dos pacientes por meio de senhas e armazenamento criptografado;
  • garantia de confidencialidade dos dados fornecidos pelos pacientes;
  • preservação das características originais das informações concedidas.

Automação da contabilidade

O controle manual de determinadas operações pode representar perda de tempo e gastos adicionais para a contabilidade. Assim, se por um lado os pagamentos feitos presencialmente nos bancos requerem custos com a contratação de profissionais dedicados a essa função, por outro, a formulação de relatórios feitos por diversos colaboradores aumenta os riscos de retrabalho e perda de informações importantes.

Nesse sentido, os meios de pagamento online oferecem a melhor solução para o aumento da produtividade e diminuição do desperdício de recursos, como mão de obra, materiais e dinheiro. Por meio deles, é possível desenvolver um sistema integrado de business inteligence para a sua clínica ou hospital, que trará vantagens, por exemplo:

  • cobrança automática de pagamentos dos pacientes;
  • maior controle sobre as contas a pagar e receber;
  • redução do risco de inadimplência;
  • detecção precoce de problemas com os dispositivos de pagamento eletrônico;
  • produção de relatórios financeiros mais precisos;
  • equipes mais enxutas e diminuição dos gastos com operacional;
  • dedicação de recursos e esforços às questões prioritárias da instituição.

Redução no tempo de atendimento

Outro fator apreciado pelos clientes nas empresas de saúde é a rapidez e agilidade com que são atendidos — o que torna os meios de pagamento online ainda mais atrativos. Nesse tipo de transação, os sistemas dos bancos e cartões de crédito se comunicam por meio da internet, acelerando o processo de pagamento dos serviços médicos adquiridos.

Além disso, os pacientes têm autonomia para preencher seus dados e efetuar pagamentos, sem qualquer tipo de demora durante as transações. Assim, em poucos minutos, eles recebem a confirmação ou não do pagamento e verificam se a cobrança foi feita corretamente.

Antecipação de recebíveis

Empresas de saúde que oferecem meios de pagamento online aos seus clientes têm a vantagem de receber antecipadamente os valores pagos a crédito por consultas, exames e cirurgias. Isso porque, as plataformas por onde são feitos os pagamentos digitais conseguem disponibilizar essas quantias em um prazo menor que o das operadoras de cartão.

Do ponto de vista estratégico, essa antecipação de recebíveis garante um fluxo de caixa maior, além de contribuir para o planejamento de ações futuras e cobrir gastos que sejam mais urgentes.

Divisão e repasse de valores

Uma das maiores preocupações no controle administrativo de clínicas, hospitais e consultórios é com a divisão correta dos valores de cada procedimento médico entre a instituição e os profissionais envolvidos.

Essa questão do repasse é muito importante e pode ser resolvida por meio de split de pagamento, que consiste em um software de divisão automática entre as partes de uma transação financeira.

Assim, quando as instituições de saúde utilizam o split de pagamento, a participação de cada profissional entra diretamente nas respectivas contas bancárias, evitando problemas, como bitributação, além de otimizar o tempo e garantir processos mais seguros. Agora, repasses em dinheiro ou cheque, por exemplo, não permitem esse tipo de operação.

Atendimento personalizado com base nos meios de pagamento online

Outra vantagem de utilizar plataformas de pagamento digital é a possibilidade de traçar o perfil dos pacientes e garantir atendimentos personalizados com base em seu histórico de pagamentos. Assim, informações como o tipo de serviços solicitados com maior frequência ajudam a direcionar as estratégias de marketing para fidelizar clientes e melhor atendê-los com ofertas e comunicados que sejam de seu interesse.

Você também pode gostar desses conteúdos:

 

Agora que você já conhece os principais benefícios dos meios de pagamento online para a realização de atendimentos mais rápidos e seguros, que tal implementá-los em sua clínica? Além de satisfazer clientes com a praticidade do serviço, você poderá otimizar as práticas de administração da empresa, reduzindo custos operacionais e ampliando o controle sobre as atividades financeiras do espaço.

Se gostou do conteúdo apresentado e deseja simplificar a gestão de sua clínica por meio de softwares de pagamento online, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.