Dicas para ser um médico empreendedor

Dicas para ser um médico empreendedor

Quem se dedica na carreira de medicina, passa muitos anos estudando e investindo para poder atuar. Agora, se a proposta é ser um médico empreendedor, construindo sua própria clínica, obviamente, os desafios aumentam.

Neste material, vamos trazer dicas e conteúdos sobre como se tornar um médico empreendedor de sucesso. Saiba como empreender da maneira correta, sem correr tantos riscos, definindo metas e objetivos que levem ao sucesso. Acompanhe o texto e fique por dentro!

O empreendedorismo na área médica

Hoje em dia, muitos profissionais de medicina estão se tornando empresários, montando suas clínicas e aprendendo os trâmites para comandar um negócio. A tarefa é desafiadora, mas possível, e são muitos os casos de sucesso.

O próprio termo empreendedorismo é um pouco mais amplo do que simplesmente iniciar um novo negócio, pois também pode ser sinônimo de aprimoramento daquilo que já existe.

Por isso, vale considerar a possibilidade de que você já tenha sua clínica e queira melhorar os processos do seu dia a dia de trabalho. Isso também é empreendedorismo médico, pois sugere a iniciativa de trazer algo novo ou mudar o que já não lhe traz mais resultados.

De uma forma ou de outra, tendo a clínica ou ainda projetando iniciar sua jornada por este caminho, o que importa mesmo é que o médico empreendedor tenha aplicação total em busca da excelência, no que está proposto a fazer.

Defina um objetivo amplo e trace metas, que são ações mais curtas, de prazo reduzido, para que você possa ir, aos poucos, sentindo o gosto das pequenas conquistas e, em dado momento, festejar o sucesso de alcançar o objetivo inicialmente traçado.

Para o empreendedorismo na área médica, o ciclo sempre se renova. Findado determinado objetivo, um novo é colocado no pedestal e deve ser perseguido com determinação.

guia gestão financeira para médicos

Passo a passo para ser um empreendedor de clínicas

Você se pergunta: como ser um médico empreendedor? Pois então, não existem fórmulas mágicas para que uma pessoa seja um empreendedor de sucesso. Isso serve para qualquer área, incluindo, obviamente, a área da saúde. 

Agora, algumas dicas para que o profissional tenha mais chances de “chegar lá” podem ser compartilhadas. Conheça alguns caminhos para que você possa empreender sem correr maiores riscos: 

Conheça seus concorrentes

Você já sabe que empreender também é negócio de médico. Pois bem, então é hora de compreender melhor como tudo isso funciona e um dos pontos a serem considerados é o de conhecer os concorrentes.

De fato, conhecer e compreender como os concorrentes estão atuando é essencial para se posicionar no mercado. Além disso, é importante para definir as melhores estratégias de captação de novos pacientes para a clínica.

Dessa forma, saiba como trabalham, quais as qualidades mais destacadas e as fraquezas dos principais concorrentes. Procure entender como atuam, quais seus melhores serviços e busque aprender com isso.

Sistema para clínica

Conheça seu público-alvo

Estude, faça pesquisas e, se precisar, contrate pessoas especializadas em marketing para compreender melhor quem é seu público-alvo. Só assim você vai poder criar um ambiente que seja atrativo para essas pessoas.

Conhecer o público-alvo também é importante para criação de campanhas ou peças de divulgação do seu serviço ou produto, da sua marca, de um modo geral. 

Aprimore seus conhecimentos

Para se tornar um médico empreendedor é preciso estar sempre aprendendo, evoluindo, conquistando novos saberes. O mercado é muito competitivo e você não pode ficar para trás. O ideal é que você tenha sempre em mente o intuito de adquirir novas competências e inovar.

Faça cursos, vá em palestras, converse com outros profissionais, troque ideias com pessoas que possam somar na sua vida profissional. Conhecimento nunca é demais e acaba sendo um diferencial quando muitos da sua área permanecem estagnados. 

Tenha os melhores profissionais

É fundamental que você conte com grandes profissionais na sua clínica. Tendo uma equipe preparada e competente em todos os setores, gestão, financeiro, recepção e profissionais da saúde, assim você garante bons atendimentos, eleva o valor do seu negócio e atrai mais pacientes.

Além disso, a taxa de fidelização de pacientes também tende a aumentar tendo pessoas que saibam como tratar os pacientes, tenham agilidade nas tarefas e cumpram suas funções com eficiência.

marketing para clínicas

Saiba divulgar o seu trabalho

Aqui entram as questões ligadas ao empreendedorismo e marketing médico. Primeiramente, é importante que você tenha um bom site, com design bonito e elegante, e que siga as orientações de SEO para que fique bem ranqueado no Google.

Além disso, crie suas redes sociais e alimente com conteúdos instigantes, para que as pessoas se sintam interessadas em seguir seus perfis. Você também pode criar um blog e postar textos significativos e que tragam algum valor para seu público.

Tenha a melhor gestão

Essa é uma questão de extrema relevância e que nem todo mundo dá a devida importância. Com uma gestão correta e eficiente, você tem muito mais chance de ter resultados mais expressivos no fim de cada mês e aumentar seu lucro.

Conheça a gestão financeira da sua clínica de ponta a ponta. Coletar e analisar os dados corretos diariamente não é uma tarefa simples, mas é necessário para conquistar o sucesso esperado.

Software para clínicas

Software para ajudar no crescimento da clínica

Quando o médico empreendedor se propõe criar ou aprimorar sua clínica médica, ele precisa ter a preocupação de utilizar o melhor sistema médico para a gestão do seu empreendimento.

Com um software para clínica, como o Clínica nas Nuvens, fazendo a gestão do seu negócio, o médico tem uma série de funcionalidades que vão facilitar a rotina de trabalho, agilizando os processos e otimizando o tempo dos profissionais.

O Clínica nas Nuvens conta com recursos como agenda médica online, prontuário eletrônico, telemedicina, controle financeiro, faturamento TISS, sistema de cobranças, cartão de benefícios, integração contábil, ferramentas de marketing médico, Business Intelligence e outras funcionalidades.

Transforme o dia a dia na sua clínica com o Clínica nas Nuvens, pedindo uma demonstração gratuita para conhecer o sistema para clínicas e entender como ele pode ajudar sua clínica a ter melhores resultados e aumentar o faturamento. 

sistema para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se