Compartilhar Inscreva-se

Medicina integrativa: como aplicar em consultórios menores

Medicina integrativa: como aplicar em consultórios menores

Cuidar da saúde do corpo, da mente e do espírito. A medicina integrativa tem o propósito de tratar os pacientes como um todo, ou seja, ao invés de focar exclusivamente na doença, o método identifica todos os fatores que influenciam no problema e integra diferentes áreas da saúde, independente do problema ser físico ou psicológico, para um tratamento mais humano e com qualidade.

Por exemplo, quando um paciente procura um consultório com queixa de dores em alguma região do corpo. Com a medicina integrativa, todos os pontos do indivíduo são levados em consideração. A mente está sobrecarregada de estresse? O organismo precisa de uma alimentação mais equilibrada? O corpo precisa se movimentar? Várias questões são analisadas para alcançar o equilíbrio de todas as esferas e, assim, garantir plena saúde. 

Além de beneficiar o paciente, esse método também oferece vantagens para o consultório que implementá-lo. Entre elas, está a melhora do relacionamento entre pacientes e profissionais e, consequentemente, a fidelização dos clientes. 

Mas é possível implementar a medicina integrativa em consultórios menores? A resposta é sim! Mesmo consultórios que possuam uma estrutura pequena ou média e conte com um número menor de profissionais, é possível implementar a medicina integrativa e colher ótimos resultados. Quer saber como? Continue lendo o conteúdo e confira. 

Faça parcerias

Parcerias são sempre uma ótima estratégia para consultórios menores que possuem profissionais especializados em determinadas áreas, mas que também desejam oferecer serviços em outros campos da saúde. Nesses casos, contar com parceiros é essencial na hora de colocar em prática a medicina integrativa. Além de ampliar os serviços, é uma maneira de ajudar o consultório a crescer. 

Para encontrar boas parcerias, o primeiro passo é fazer contatos e conhecer profissionais dispostos a firmar uma colaboração de sucesso. Frequentar eventos, compartilhar conhecimento na internet e ser ativo nas redes sociais é uma boa maneira de encontrar outros profissionais interessados.

Além disso, antes de concretizar uma parceria, é importante fazer reuniões e discutir os interesses e deveres de cada um dos envolvidos, prezando por uma relação recíproca e de respeito. 

Outra possibilidade é a de firmar parcerias com outros consultórios, trocando indicações. Essa também é uma forma eficaz de divulgar o consultório, garantindo mais pacientes, e construir uma relação com outros profissionais. 

Nesses casos, é necessário pesquisar os consultórios que têm interesse em firmar parcerias, conhecer a qualidade dos serviços prestados e buscar pelo feedback dos pacientes já atendidos. No caso de bons resultados, a parceria é sucesso na certa. 

guia gestão financeira para médicos

Alugue seu consultório

Alugar o consultório é outra ótima maneira de conseguir implementar a medicina integrativa no atendimento aos pacientes. Ao optar pelo aluguel do consultório por horas específicas, é possível oferecer ao paciente todas as consultas e exames centralizados em um único lugar. Além disso, o médico responsável pelo consultório ainda lucra com o dinheiro do aluguel. 

Um dia e horário que antes seria ocioso, sem pacientes e lucro, se torna uma fonte de renda, mesmo sem realizar atendimentos. 

Claro que antes de disponibilizar o espaço para aluguel, é importante conversas e acordar algumas questões, como valores, integridade do espaço e tempo de uso. Após tudo definido, com certeza todas as partes saem ganhando. 

Tenha um consultório online

Um consultório online nada mais é que uma unidade de saúde que utiliza dos avanços tecnológicos para que médicos e pacientes realizem agendamentos de consultas, acessem prontuários, cadastro de exames, entre outras facilidades. 

Ao implementar esse recurso tecnológico, fica muito mais simples para pequenos consultórios realizarem a medicina integrativa. Isso porque, torna-se possível controlar a agenda e saber quais profissionais podem realizar o atendimento na semana, criando um cronograma ideal para cada paciente. 

Além disso, com um consultório online, pode-se definir quais dias e horários o consultório pode ser reservado para um profissional parceiro realizar o atendimento, sem causar conflitos de agenda. 

E o mais importante são os benefícios oferecidos aos pacientes. Entre eles, está a possibilidade de enviar lembretes avisando sobre as consultas e exames agendados, evitando esquecimentos e contribuindo para um acompanhamento médico de qualidade. Apostar em um consultório online é a melhor forma de se diferenciar da concorrência e fidelizar mais pacientes, com um atendimento único e preciso. Para que isso se torne possível, o primeiro passo é investir em um software de gestão que ofereça todas as funcionalidades necessárias. Que tal conhecer o Clínicas nas Nuvens? Solicite uma demonstração gratuita e comprove.

Software para consultórios
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.