Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Logística hospitalar: como ajuda no gerenciamento da clínica?

Logística hospitalar: como ajuda no gerenciamento da clínica?

A administração de instituições de saúde requer um olhar especial para uma série de aspectos, como fluxo de pacientes, de gastos ou mesmo de produtos. Nessa perspectiva, a logística hospitalar é fundamental para um bom gerenciamento de estoque.

Embora carregue o termo “hospitalar” no nome, tal metodologia deve estar presente também em clínicas e consultórios. Por meio dela, é feito um maior controle sobre medicamentos, garantindo, sobretudo, a otimização da organização como um todo.

Seja por meio da redução de custos, seja por meio de uma maior segurança, tanto o negócio como também os pacientes serão beneficiados.

Neste artigo especial sobre o assunto, descubra como manter o controle desde os fornecedores até a distribuição!

Integração de setores

Antes de tudo, é preciso entender que diversos setores, e não somente o estoque, compõem uma clínica. Diante disso, é essencial fazer a integração entre eles, de modo que sejam devidamente estabelecidas as conexões de processos.

É preciso saber o que foi consumido por cada paciente, qual colaborador deu baixa no estoque e qual o efeito disso no setor financeiro. Viu só como tudo está conectado? Então, é importante fazer a integração de setores, evitando a perda de recursos durante os processos.

Gerenciamento de estoque

Falando agora especificamente sobre o controle de estoque, é preciso ter cuidado com as quantidades, a fim de não sobrar ou faltar produtos. Quando há déficit no estoque, corre-se o risco de não concluir procedimento ou, até mesmo, de despender maiores gastos para aquisição imediata.

Por outro lado, exceder a quantidade ideal não é recomendado, considerando que cada medicamento tem uma data de validade que deve ser rigorosamente respeitada. Por fim, além da quantidade, tenha atenção em relação às condições como temperatura e umidade, desde o transporte até o armazenamento em si.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Rastreabilidade

Um controle efetivo de estoque também está relacionado com a rastreabilidade do produto. Imagine o seguinte cenário: determinado lote de determinado produto sofreu alterações que inviabilizam o consumo. Como proceder?

Por causa disso, é crucial manter os registros de fluxo do produto, bem como de suas especificidades. Assim, a logística permite uma coordenação sobre quem consumiu, quando consumiu ou mesmo se ainda está no estoque. A rastreabilidade garante, sobretudo, segurança para os pacientes.

Acompanhamento do desempenho

Feito todo o controle adequadamente, é importante para a organização acompanhar o desempenho por meio de indicadores. Com isso, torna-se possível não só ter um panorama das condições naquele momento, mas também contar com certa previsibilidade.

É muito enriquecedor para a gestão detectar estatísticas como produtos vencidos, fornecedores com melhor custo-benefício, medicamentos que tiveram maiores problemas na fabricação, entre outros. Enfim, todos esses aspectos contribuem para uma melhor gestão.

Para que todas essas etapas sejam possíveis, é ideal contar com um software para hospital, clínicas ou consultórios. A automatização de processos otimiza o controle de estoque e assegura benefícios como a própria rastreabilidade e o acompanhamento do desempenho.

O Clínica nas Nuvens é um dos softwares capazes de viabilizar a logística hospitalar por meio da integração de setores, da geração de relatórios e do controle de estoque.

Quer ter um software prático, intuitivo e completo para a sua clínica? Conheça mais sobre a nossa solução!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.