Liderança na era digital: conheça as características e desafios

Liderança na era digital: conheça as características e desafios

Quem acompanha o crescimento e as mudanças da era digital, seja alguém que já nasceu na era tecnológica ou um profissional que se adaptou às inovações ao longo do tempo, precisa agregar algumas características se desejar conquistar um espaço maior de liderança na era digital.

Um líder na era digital deve, sobretudo, se adaptar com facilidade aos novos cenários que surgirem em sua caminhada. É também o responsável por tomar decisões complexas, avaliar e movimentar pessoas de forma criteriosa; e deve se mostrar flexível. Um líder também precisa se comunicar com eficiência e com precisão, bem como ajudar no desenvolvimento da carreira dos seus colaboradores, compreendendo que esse crescimento também o envolve.

Ainda que apresente a maioria ou todas essas características, quem assume essa posição precisa encarar alguns desafios em sua caminhada profissional. Falaremos deles nesse post. Acompanhe!

Construir uma cultura voltada a inovação

A tecnologia transformou o nosso dia a dia, a sociedade, a economia e também a nossa forma de fazer negócios. Ela está constantemente ditando nossas ações e clamando por mudanças inovadoras que transformem também a nossas ações e sistemas. Por isso, esse é um dos maiores desafios de quem exerce a função de liderança na era digital.

Uma cultura voltada à inovação, além de revolucionária, é facilitadora, visto que possibilita o bom uso da tecnologia nos mais diferentes setores da organização. É papel do líder ter conhecimento suficiente a fim de usufruir dos novos recursos de maneira eficaz. Abraçar a nova cultura corporativa é uma forma de impulsionar o uso das novas ferramentas pelos liderados, incentivando-os a inovar e a se acostumar com o cenário.

Criar pontes para que os colaboradores tenham grandes insights

A tecnologia deve ser vista como oportunidade, criando pontes para que os insights dos colaboradores se tornem realidade. Para isso, é conveniente entender a tecnologia como aliada; e não como uma ameaça — ou as portas para o crescimento poderão ser fechadas.

Um chefe colaborativo traz a equipe para junto dele, extraindo o melhor do coletivo (ao mesmo tempo em que reconhece muito bem a individualidade dos colaboradores) para fazer os insights acontecerem. Manter o time o tempo inteiro em inovação é um desafio, mas a liderança na era digital precisa incentivá-la para viabilizar as mudanças trazidas pela modernização, sem medo de errar.

Favorecer o empoderamento dos profissionais

O líder da era digital não deve assumir uma postura autoritária. Sua atitude deve ser a de um gestor de comunidade, uma vez que os modelos hierárquicos mais antigos sofreram alterações e entraram em declínio. Na era digital, a liderança precisa motivar e empoderar os profissionais da sua equipe.

Uma estrutura horizontal entre a equipe e os líderes (dos diferentes setores) entrega resultados que influenciam positivamente até mesmo o nível de produtividade. Com isso, mais operações e respostas imediatas podem vir à tona, acompanhando o ritmo frenético e em constante mudança das novas tecnologias.

Quem exerce uma boa liderança na era digital precisa lidar bem com a ambição e vislumbrar oportunidades e o futuro como um todo. Com integridade e carisma, os resultados podem ser realmente muitos positivos! E, com líderes mais bem preparados, a era digital será muito segura e poderá oferecer grandes benefícios.

Software para gestão de clínicas

Gostou deste conteúdo? Receba diretamente em seu e-mail as próximas atualizações e novidades assinando a nossa newsletter!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se