5 indicadores para acompanhar o crescimento da clínica médica

5 indicadores para acompanhar o crescimento da clínica médica

Para que a clínica médica cresça de forma saudável e contínua, um dos fatores que devem ser colocados em prática é o acompanhamento de indicadores. Hoje, isso pode ser feito por meio da utilização do método de Business Intelligence (BI). 

Para que você entenda melhor sobre esse assunto e como utilizar o BI na gestão da clínica, desenvolvemos este conteúdo, abordando os principais indicadores que devem ser acompanhados e como isso pode ajudar no futuro da empresa. Continue a leitura e confira. 

O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence é um método realizado por meio de softwares de gestão, que permite a coleta, organização e análise de dados brutos, com o intuito de transformá-los em informações relevantes para a empresa.  

Assim, é possível que os gestores da clínica, juntamente da equipe, obtenham insights importantes, que ajudarão a tomar decisões mais assertivas e seguras em relação ao futuro da clínica médica, além de proporcionar experiências positivas para profissionais e pacientes.

Por meio desse método, é possível acompanhar importantes indicadores-chave, de acordo com os objetivos da empresa. A seguir, confira alguns dos principais indicadores que toda clínica deve prestar atenção rotineiramente. 

Business Intelligence para clínicas médicas

Indicadores de atendimento

Garantir que o paciente seja bem atendido é uma forma de manter o crescimento da empresa, pois cliente insatisfeito é sinônimo de prejuízo. Assim, acompanhar os indicadores de atendimento é um passo extremamente importante.

Ao analisar esses indicadores, é possível, por exemplo, entender porque os pacientes que entram em contato por um canal de atendimento fecham mais contratações do que os pacientes atendidos por outro canal. 

Outra questão que pode ser analisada por meio do acompanhamento dos indicadores é o resultado obtido por cada profissional de atendimento, por exemplo, facilitando a identificação daqueles que possuem melhor desempenho no trabalho. 

Ao analisar esses aspectos importantes, fica mais fácil traçar metas a serem tomadas para melhorar esses resultados, focando no futuro da empresa, sem medo de errar, além de conseguir uma melhor satisfação do cliente.

Indicadores financeiros

Os indicadores financeiros são, talvez, os mais importantes para o futuro da empresa. Por meio deles, é possível obter dados relevantes acerca da saúde financeira da organização e entender o quão rentável ela pode ser no mercado em que está inserida. 

Com os indicadores financeiros é possível, por exemplo, identificar com mais rapidez os pacientes inadimplentes e adotar ações que minimizem esse tipo de risco, criando estratégias que reduzam as chances de que novos casos ocorram na clínica. 

Tendo em vista que a inadimplência pode acontecer por muitos fatores, que vão além da falta de comprometimento do paciente, com o acompanhamento dos indicadores financeiros fica fácil identificar qual o motivo da inadimplência estar acontecendo.  

Em resumo, o trabalho com esses indicadores pode oferecer grandes benefícios e melhorar o controle e gestão financeiro da empresa, por meio de atitudes eficientes e assertivas.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Indicadores de faturamento

Quando falamos de indicadores de faturamento, nos referimos à análise de todos os dados brutos referentes ao ganho da empresa em relação aos gastos. Ou seja, o valor que a clínica médica vende seus serviços, compensa o valor gasto para realizar cada um desses procedimentos nos pacientes?

Por meio do Business Intelligence, é possível identificar isso e muito mais, permitindo calcular tanto o faturamento bruto como o líquido, avaliando o desempenho das vendas e entendendo se a empresa está ganhando o suficiente para quitar suas dívidas, sem deixar de lucrar.

Caso seja identificado que a empresa está gastando mais do que lucrando, com o auxílio de relatórios para clínica médica é possível visualizar falhas existentes no fluxo de caixa e entender com mais facilidade como administrar melhor o dinheiro que sai do caixa da empresa, ao mesmo tempo que a equipe estuda maneiras de aumentar a lucratividade.

Indicadores de vendas

Os indicadores de venda são utilizados para avaliar o desempenho do setor e da equipe responsável pelas vendas da empresa. Por meio dessa análise, é possível identificar a taxa de conversão de cada vendedor, o valor médio de compra por cliente, o custo de aquisição por cliente, entre outros importantes dados. 

Com essas informações em mãos, o gestor da clínica, junto da equipe de vendas, consegue otimizar os resultados e tornar os processos mais assertivos, ajudando a equipe a identificar quais estratégias funcionam e quais são os gargalos que prejudicam a venda dos serviços. 

Software para clínicas

Tempo médio de permanência

Quanto tempo um paciente se mantém em contato com a clínica médica? Após terminar um procedimento, ele solicita um orçamento para um próximo tratamento? Ao invés disso, alguns pacientes optam pelo cancelamento do tratamento? 

Enfim, por meio do acompanhamento e análise dos indicadores de tempo médio de permanência, é possível identificar em que momento a jornada do paciente na clínica é interrompida e porque isso acontece. 

Por exemplo, supondo que uma clínica médica identificou que mais de 30% dos pacientes do último mês interromperam o contato com a clínica após receberem o orçamento. Dessa forma, a equipe pode trabalhar com esses números e encontrar soluções para que o paciente retorne o contato. 

Enviar um desconto exclusivo, por exemplo, ou fornecer uma maneira mais facilitada de pagamento, podem ser maneiras inteligentes de atrair novamente aquela pessoa. 

Conheça o Business Intelligence do Clínica nas Nuvens

Conheça o Business Intelligence do Clínica nas Nuvens

Como você viu até aqui, acompanhar indicadores é muito importante para o crescimento da empresa. E para fazer isso de forma eficiente e assertiva, é essencial contar com um software de BI, que realize toda a coleta, armazenagem e análise dos dados relevantes para a clínica.

O Clínica nas Nuvens é um software para clínicas que, entre outras ferramentas, oferece o Business Intelligence como método para elevar os resultados da empresa, ajudando a encontrar soluções para o futuro do negócio. Conheça todos os benefícios que o BI do Clínica nas Nuvens oferece, clicando aqui

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se