Como usar a gestão de tempo para aumentar a produtividade

Como usar a gestão de tempo para aumentar a produtividade

O cotidiano das pessoas está sobrecarregado de atividades que precisam ser cumpridas em prazos cada vez menores. Além dos compromissos profissionais estão também os de âmbito pessoal e familiar. Para os profissionais da área da saúde, que possuem uma rotina de trabalho ainda mais complexa, parece ser difícil conciliar tudo isso, por isso a gestão de tempo é tão necessária. São tantas coisas para fazer que você certamente gostaria de ter mais horas em seu dia para conseguir dar conta de tudo. Mas, saiba que isso não é preciso.

A gestão de tempo pode ajudar no aumento da sua produtividade e a dos profissionais que atuam junto a você, e saber selecionar as prioridades e organizar melhor seu dia são alguns dos primeiros passos que contribuem para o aumento da produtividade. Para te ajudar nessa tarefa selecionamos algumas sugestões para você aprender a gerenciar melhor seu tempo.

Planeje a gestão do tempo da equipe de trabalho

O local de trabalho é o lugar onde se passa boa parte do dia e é onde a administração, com foco na gestão do tempo, pode ser de grande importância. Essas relações entre os profissionais e colegas de trabalho precisam ser dinâmicas e fluir bem, de modo a proporcionar mais harmonia para todos.

Dessa maneira, é preciso planejar as tarefas que precisam ser realizadas e traçar objetivos a serem cumpridos para manter a organização e o foco no trabalho. Todos os funcionários precisam estar a par desse planejamento, assim você poderá minimizar a dispersão.

sistema para clínica

Além de cobrar os funcionários, procure reconhecer também seus esforços por meio de gratificação pelo desempenho. Saber gerenciar bem o tempo pode contribuir para relação entre os profissionais, que, quando atuam em um bom ambiente de trabalho, tendem a oferecer um aumento na produtividade, que impacta positivamente a empresa, ou consultório médico.

Otimize os resultados individuais e coletivos

A pressão do trabalho, as atividades pessoais e também familiares, quando não administradas de modo correto, podem ser ruins para o seu desempenho.

A gestão de tempo pode otimizar também outros aspectos da sua vida e o planejamento das atividades pode ir além apenas do trabalho — ele precisa fazer parte de seu cotidiano, seja no aspecto profissional e individual. Dessa maneira, você conseguirá correlacionar todos os seus afazeres do dia ou da semana e traçar estratégias para cumpri-las.

Mantenha o foco nas prioridades

Tenha foco em suas prioridades, como o horário de uma reunião de trabalho, uma ida ao banco para efetuar pagamentos ou mesmo um jantar de casamento. Para isso, utilize uma agenda ou aplicativos de seu celular e mantenha-os sempre acessíveis e atualizados.

Assim você poderá se lembrar com maior frequência do que precisa fazer. Lembre-se apenas de listar tarefas possíveis de serem realizadas no prazo em que você determinou.

Ao realizar todo esse processo estratégico de planejamento das atividades para melhor gestão do tempo, o aumento da produtividade será efetivo e certamente irá refletir positivamente o seu desempenho.

Gostou de nossas sugestões? Compartilhe conosco suas experiências e opiniões nos comentários.

agenda médica online

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se