Gestão de facilities em clínicas: como funciona e qual a importância

Gestão de facilities em clínicas: como funciona e qual a importância

A gestão de facilities em clínicas refere-se à administração e manutenção de todos os espaços físicos, incluindo limpeza, biossegurança e manutenção de equipamentos.

Por meio de uma gestão de facilities eficaz, é possível melhorar o local de trabalho e transmitir uma imagem positiva ao público. Para entender mais sobre o que é gestão de facilities, continue a leitura. 

sistema de gestão clínica

O que é gestão de facilities? 

A gestão de facilities na área da saúde envolve três pontos principais: limpeza, manutenção e biossegurança. A limpeza foca na redução de risco de contaminação, garantindo a segurança de todas as pessoas que frequentam uma clínica. Por conta disso, é essencial que a gestão foque em um serviço excepcional nesse sentido. 

A manutenção garante que todos os serviços realizados na clínica aconteçam com máxima qualidade, sem interrupções. Dessa forma, é importante que todos os equipamentos passem por reparos rotineiros, evitando qualquer possível problema de funcionamento. 

Por fim, a biossegurança foca em garantir que todos os profissionais da clínica sigam os protocolos internos, como uso de EPIs, descarte correto de lixo, entre outros pontos. 

Por que fazer a gestão de facilities na clínica? 

A gestão de facilities é essencial para garantir que a clínica funcione de maneira eficiente e segura para todos os envolvidos, tanto profissionais como pacientes. Algumas das razões pelas quais a gestão de facilities é importante incluem:

  • Segurança do paciente: a gestão de facilities é responsável por garantir que todas as instalações sejam seguras e limpas para os pacientes, minimizando o risco de acidentes, infecções e outros problemas de saúde.
  • Manutenção de equipamentos: a gestão de facilities é responsável por garantir que todos os equipamentos da clínica sejam conservados em sua máxima qualidade e funcionem corretamente, garantindo a continuidade dos serviços médicos.
  • Conformidade regulatória: cumprir com as normas e regulamentos de saúde e segurança é crucial e a gestão de facilities é responsável por garantir que a clínica esteja em conformidade.
  • Otimização de espaço: a gestão de facilities é responsável por garantir que o espaço da clínica seja utilizado de maneira eficiente e organizada, otimizando o uso de recursos.
  • Imagem institucional: as instalações limpas e bem mantidas melhoram a imagem da clínica perante o público, aumentando a confiança dos pacientes e de seus familiares.
  • Aumento da eficiência: a gestão de facilities pode ajudar a maximizar o uso dos espaço e dos recursos disponíveis na clínica, o que reflete em mais eficiência na rotina de trabalho.
gestão de facilities

Os desafios da gestão de facilities na saúde 

É claro que, como em toda atividade desenvolvida em uma clínica, existem desafios a serem combatidos. Na gestão de facilities não é diferente. Confira a seguir os principais deles. 

  • Controle de custos: manter os custos de manutenção e operação dentro do orçamento pode ser desafiador, especialmente em clínicas com recursos limitados.
  • Compliance: cumprir com as regulamentações e normas de saúde e segurança pode ser desafiador e requer uma boa compreensão das leis e regulamentos em vigor.
  • Gerenciamento de riscos: garantir a segurança dos pacientes e funcionários é crucial e também pode ser desafiador, devido aos riscos associados ao ambiente de saúde. 
  • Flexibilidade: a adaptação a mudanças constantes no ambiente da saúde, como a pandemia, por exemplo, requer flexibilidade e capacidade de adaptação da equipe de gerenciamento de facilities

Como implementar a gestão de facilities na clínica? 

Clínicas que ainda não contam com essa estratégia, podem ter dúvidas de como fazer a gestão de facilities. Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar nisso. 

  • Definição de uma equipe: o primeiro passo a tomar é designar um gerente de facilities ou contratar empresas especializadas para lidar com a limpeza, manutenção e biossegurança. Dessa forma, garante-se que todas as necessidades da clínica sejam atendidas.
  • Planejamento de manutenção preventiva: estabeleça uma programação regular de manutenção preventiva para evitar problemas futuros com equipamentos e instalações.
  • Garantia da segurança do paciente: é essencial estabelecer protocolos de segurança para garantir o bem-estar dos pacientes e funcionários da clínica, durante o tempo que permanecem no ambiente.
  • Comunicação eficaz: manter uma comunicação clara e eficaz com todos os funcionários e fornecedores é uma forma de garantir que todas as necessidades sejam atendidas, sem erro de interpretação. 
  • Monitoramento e avaliação contínua: por fim, é preciso monitorar e avaliar regularmente o desempenho da equipe de gerenciamento de facilities e tomar as medidas corretivas sempre que necessário.
teste grátis sistema para clínicas

Como a tecnologia pode ajudar na gestão de facilities

Para realizar uma gestão de facilities eficiente é preciso adotar novas estratégias, investir em equipe especializada e também apostar na tecnologia como aliada. Hoje, um software de gestão para clínicas pode ser um grande auxiliador nesse processo. 

Por meio dessa solução é possível, por exemplo, acompanhar quais espaços e equipamentos da clínica estão disponíveis e quais estão passando por manutenção. Além disso, também é possível otimizar processos e garantir mais organização da equipe, em prol do bem-estar de profissionais e pacientes. 

Caso sua clínica ainda não conte com um software para auxiliar na administração e garantir a qualidade no gerenciamento de facilities, esse é o momento de rever isso. Para entender mais sobre os benefícios de um sistema para clínicas, acesse o conteúdo: 8 problemas que um software para clínica médica ajuda a resolver.

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se