Dicas para melhorar a gestão de clínicas de dermatologia e aumentar o número de pacientes 

Dicas para melhorar a gestão de clínicas de dermatologia e aumentar o número de pacientes 

Dentro da gestão de clínicas de dermatologia existem diversos assuntos que precisam de atenção para se destacar no mercado e conquistar mais pacientes. 

A concorrência é grande. Atualmente, no Brasil, são mais de 11.400 dermatologistas, segundo dados da AMB (Associação Médica Brasileira), em seu estudo sobre a demografia médica no Brasil em 2023

Ou seja, você tem mais de 11.400 profissionais que também exercem sua mesma função e que podem, muitos deles, estar captando mais pacientes do que você por utilizarem as estratégias certas de gestão de clínicas de dermatologia

Leia nosso texto e saiba como agir para ter a melhor gestão de clínicas de dermatologia, a fim de melhorar seu valor no mercado, organizar e agilizar processos na clínica, dentre outras questões. Acompanhe! 

sistema para clínicas de dermatogia

Dicas para melhorar a gestão de clínicas de dermatologia 

Com as dicas a seguir você terá um bom suporte para melhorar a gestão de clínicas de dermatologia e alcançar mais sucesso no seu negócio. Acompanhe cada uma delas atentamente e ponha em prática! 

Foque no atendimento 

Esta é uma questão básica, mas nem todo mundo dá a importância devida. Oferecer um atendimento excepcional para seus pacientes é essencial para o sucesso de qualquer negócio.   

Um atendimento de primeira é de extrema importância para a fidelização e pode transformar os atuais pacientes em verdadeiros embaixadores do seu trabalho, gerando recomendações valiosas para outras pessoas.  

Nada influencia pessoas mais do que a recomendação de alguém de confiança. A confiança na indicação das pessoas é a melhor forma de disseminar uma mensagem.  

Portanto, atenda com maestria, empatia, carinho e respeito! Ao receber um paciente, é essencial que você dedique total atenção aos problemas e preocupações da pessoa.  

Escute atentamente e esteja preparado para explicar de forma clara e compreensível sobre os tratamentos propostos. Isso não apenas tranquiliza o paciente, mas também faz com que ele se sinta valorizado e compreendido, estabelecendo um maior nível de confiança. 

Mantenha o consultório organizado 

A organização do seu espaço físico na clínica não é apenas uma questão de estética, mas uma peça-chave na gesta de clínica, pois implica na construção de um ambiente que inspira confiança e profissionalismo para os pacientes.  

É muito importante que a disposição das salas e dos equipamentos seja meticulosamente planejada. Invista tempo para que cada detalhe seja pensado a fim de facilitar a circulação das pessoas e promover um atendimento de primeira.  

Isso é muito relevante, pois a facilidade no fluxo de pacientes ajuda, inclusive, na otimização do tempo das pessoas, garantindo que todos recebam a atenção necessária sem longas esperas. 

Depois e não menos importante, tem a questão da limpeza e da higiene. É óbvio que esses são pilares indiscutíveis e você deve manter seu local de trabalho impecavelmente limpo e bem cuidado. 

Para garantir um ambiente acolhedor e profissional, onde os pacientes se sintam à vontade e seguros para buscar seus serviços, mantenha uma atmosfera onde tudo está muito bem organizado, limpinho, cheiroso e bem cuidado, pois isso transmite compromisso com a saúde e o bem-estar das pessoas. 

Os melhores equipamentos fazem a diferença 

Adquirir os melhores equipamentos disponíveis no mercado é o caminho certo para conquistar um diferencial competitivo dentro da gestão da clínica de dermatologia

Oferecer aos seus pacientes as tecnologias mais avançadas e inovadoras em tratamentos dermatológicos faz toda a diferença. Muitas pessoas vão optar por um local onde o que há de melhor está disponível. 

Desta forma, você eleva a qualidade dos serviços prestados e transmite uma mensagem de compromisso com a excelência e a busca constante pela melhor assistência à saúde dos pacientes. 

Ao investir em equipamentos de última geração, você não apenas expande o leque de tratamentos disponíveis, mas também aumenta a eficácia dos procedimentos já oferecidos, pois a precisão proporcionada por tecnologias de ponta pode fazer toda a diferença nos resultados obtidos. 

Além disso, a presença de equipamentos modernos na clínica é um fator que inspira confiança nos pacientes. Saber que estão recebendo tratamentos com o que há de mais avançado no campo dermatológico traz uma sensação de segurança e tranquilidade. 

Por fim, é importante ressaltar que o investimento em equipamentos de alta qualidade também pode otimizar o seu tempo e os recursos da sua clínica. Isso mesmo, pois as tecnologias mais avançadas muitas vezes permitem a realização de procedimentos de forma mais rápida e eficaz, podendo reduzir os custos operacionais a longo prazo. 

Conte com uma equipe qualificada 

Uma grande equipe é outro ponto fundamental na gestão para clínica de dermatologia. Escolha profissionais capacitados, comprometidos e que realmente busquem a excelência no atendimento ao paciente, elevando a qualidade dos serviços. 

É importante que você faça uma seleção criteriosa para que cada membro da equipe seja escolhido não apenas por suas habilidades técnicas, mas também por sua capacidade de se conectar e compreender as necessidades dos pacientes. 

Depois de ter escolhido os melhores, é preciso que você invista tempo e dinheiro em treinamentos contínuos. A dermatologia é uma área em constante evolução, com novas técnicas e tecnologias surgindo regularmente, portanto, promover treinamentos regulares vai manter a equipe atualizada.  

Por fim, a comunicação eficiente é o fio condutor que mantém a equipe alinhada e focada nos objetivos da clínica. Estabeleça canais claro de comunicação entre sua equipe e mantenha todos informados sobre procedimentos, inovações e metas a serem alcançadas.  

Uma equipe bem informada e certificada é capaz de oferecer um atendimento mais consistente e coordenado, garantindo uma ótima experiência para seus pacientes. 

marketing médico

Invista na sua presença digital 

A presença online da sua clínica é mais do que uma opção, é uma necessidade no âmbito da gestão de clínicas de dermatologia. Trabalhar corretamente o marketing digital pode ser seu cartão de visitas virtual para abrir portas aos novos negócios, além de fortalecer a conexão com os pacientes já fidelizados.  

Tenha um site  

Comece criando um bom site da sua clínica. Seu site é onde as pessoas vão poder explorar os seus serviços oferecidos, conhecer a equipe de profissionais, entender como entrar em contato, ler os depoimentos de outros pacientes e muito mais. 

Sendo assim, é importante que você tenha um site muito bem feito, profissional, intuitivo e que seja construído para gerar um bom ranqueamento nas buscas do Google. Desta forma, você conseguirá um bom posicionamento quando as pessoas procurarem por serviços ou produtos que você oferece. 

Além disso, você também pode criar um blog, inserindo informações relevantes para seu público, trazendo matérias interessantes, tirando dúvidas e postando textos que atraiam a atenção das pessoas. Aliás, um bom blog também é uma das melhores maneiras de melhorar o ranqueamento nas buscas do Google. 

Cuide das redes sociais 

As redes sociais como o Instagram e o Facebook são plataformas poderosas para compartilhar conteúdo relevante e educativo sobre dermatologia. Você pode postar com frequência dicas práticas de cuidados com a pele, compartilhar insights sobre tratamentos inovadores ou até mesmo apresentar casos de sucesso do seu consultório.  

Essa presença ativa nas redes sociais não apenas engaja sua audiência, mas também pode transformar em uma comunidade informada e interessada em cuidar da saúde da pele. 

Lembre-se sempre de responder quando as pessoas comentam e manter a interatividade nas redes. Isso demonstra sua preocupação e respeito com a opinião das pessoas.  

Além disso, incentive os pacientes satisfeitos a compartilharem suas experiências positivas. Isso não apenas valida a qualidade do seu trabalho, mas também atrai novos pacientes que buscam referências confiáveis ao escolher um/uma dermatologista. 

Sistema de controle financeiro para clínicas

Mantenha o controle total das finanças 

A gestão financeira simboliza a sustentabilidade e o potencial de crescimento da sua clínica. Ter um controle sólido das finanças não é apenas uma prática sensata, é uma garantia de que a clínica irá sobreviver e, potencialmente, prosperar no mundo competitivo da saúde. 

O controle de custos é uma peça-chave, por isso, monitore cada gasto, desde suprimentos até as despesas administrativas, pois é fundamental para evitar desperdícios desnecessários.  

Tenha o compromisso também de buscar fornecedores com preços competitivos e avalie constantemente as opções disponíveis no mercado, já que isso contribui para manter os custos sob controle. 

Outro ponto importante é quanto ao uso da tecnologia para comandar o faturamento e a cobrança eficiente. Assim, você pode implementar sistemas digitais que sejam robustos e precisos, a fim de garantir padronização, maior segurança e assertividade no seu controle financeiro.  

No mais, ter uma boa análise de indicadores financeiros é outra prática indispensável. Acompanhar de perto o faturamento mensal, calcular o custo por paciente e analisar a margem de lucro, são informações valiosas sobre a saúde financeira da sua clínica.  

Entenda que esses dados não são apenas números, são uma base para tomadas de decisões embasadas e estratégias de crescimento bem fundamentadas. 

Tenha bom software para clínicas  

Contar com um sistema para clínica de dermatologia, que faça a gestão completa do seu negócio, hoje é fundamental para manter tudo em ordem, otimizar o trabalho da equipe, padronizar tarefas diárias, automatizar processos, integrar todos os setores da clínica e melhorar os resultados financeiros. 

São muitas as ferramentas que podem ser úteis como a agenda médica online, prontuário eletrônico, anamnese, sistema de cobranças, controle de estoque, BI (Business Intelligence), chatbot para WhatsApp e muitas outras. 

Portanto, conheça melhor as ferramentas que o Clínica nas Nuvens possui e que podem te ajudar a ter um espaço de trabalho muito mais dinâmico e eficiente. Peça agora mesmo uma demonstração gratuita e destaque sua clínica da concorrência. 

sistema de gestão para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se