Gestão de clínica de estética: saiba como melhorar o desempenho

Gestão de clínica de estética: saiba como melhorar o desempenho

O setor de estética está em pleno crescimento, é o que afirma o estudo do Grand View Research. Que mostra uma taxa de crescimento de 14,5% entre 2022 e 2030. O crescimento acelerado só é positivo com uma boa gestão de clínica de estética

Gerenciar uma clínica de estética exige cuidado e atenção constante para oferecer serviços de qualidade aos clientes e garantir o sucesso do negócio. Veja neste texto, como uma gestão bem feita pode fazer a clínica de estética aproveitar e acompanhar o crescimento do setor de uma forma organizada.

Software para clínica de estética

Por que a boa gestão da clínica de estética faz toda a diferença?

É complicado lidar com o crescimento acelerado de clientes, horários, contas, colaboradores, compra de materiais e equipamentos, e tantas outras questões que giram em torno da rotina em uma clínica de estética. 

E para que o caos não se instale no ambiente e, consequentemente, não haja queda de rendimento, diminuição na qualidade dos serviços e perda de lucratividade, é que uma boa gestão de clínica de estética precisa ser implementada.

Com ela, é possível atender melhor às expectativas dos clientes, garantir eficiência operacional, manter a saúde financeira da empresa e adaptar-se às mudanças do mercado, desenvolvidas em um negócio bem-sucedido e sustentável. 

Práticas para a gestão correta na clínica de estética

Confira práticas que irão ajudar sua clínica de estética a se organizar para crescer de forma sustentável. 

Qualidade dos serviços

Uma gestão de clínica de estética eficaz é aquela em que os serviços oferecidos são de alta qualidade. Isso não apenas traz satisfação para os clientes, mas também constrói uma boa confiança no mercado, ampliando a fidelização e gerando novos negócios.

Satisfação do cliente

Uma boa gestão da clínica se concentra em atender às necessidades e expectativas do seu público. Clientes satisfeitos são mais propensos a retornar e recomendar a clínica para outras pessoas, o que proporciona, automaticamente, maior crescimento do negócio.

Eficiência operacional

A gestão eficaz melhora os processos internos da clínica, otimizando tempo e recursos. Isso aumenta a produtividade da equipe e a capacidade de atender um número maior de pessoas.

Controle financeiro

Uma gestão para clínica bem feita sempre tem as finanças controladas de forma rigorosa. Isso inclui o controle de despesas, investimentos, fluxo de caixa e precificação dos serviços, garantindo lucratividade e boa saúde financeira do negócio.

Tomada de decisões embasadas em dados

Uma decisão baseada em dados e informações precisas permite que os proprietários e gerentes deem passos assertivos em expansões, investimentos, contratações e estratégias de marketing.

Adaptação às mudanças

O mercado e as tendências da indústria de estética estão sempre evoluindo. Uma boa gestão permite que a clínica se adapte a essas mudanças de maneira ágil, incorporando novas tecnologias, procedimentos e produtos.

Motivação da equipe

Uma gestão eficaz promove um ambiente de trabalho positivo e estimulante. Isso motiva a equipe, aumentando o desempenho e a dedicação dos colaboradores.

Conformidade legal e regulatória

A clínica de estética está sujeita a regulamentações e normas de saúde e segurança. É preciso atenção para que a clínica esteja em conformidade com essas regras, evitando problemas legais e riscos para a saúde dos pacientes.

Crescimento sustentável

Com uma gestão sólida, a clínica pode crescer de forma sustentável. Isso inclui a expansão de serviços, a abertura de novas unidades e a conquista de novos mercados, sem comprometer a qualidade ou a estabilidade financeira.

Resiliência a crises

Uma gestão de clínica de estética consistente consegue passar por crises com mais tranquilidade e adaptando-se melhor em situações desfavoráveis, como as pandemias. Por isso, é importante ter planos de contingência e estratégias de recuperação para garantir a sobrevivência do negócio em momentos difíceis.

fluxo de caixa para clínica

Dicas para fazer uma gestão de clínica de estética mais eficiente e assertiva

Agora que você já tem uma boa ideia do quanto a gestão de clínica de estética é importante para o sucesso do seu negócio, vamos ver vários pontos que você precisa levar em conta na hora de elaborar o seu planejamento de gestão.

Planejamento estratégico 

Antes de mais nada, desenvolva um plano estratégico que defina os objetivos da sua clínica de estética. Isso vai ajudar muito a direcionar as atividades e decisões futuras do seu negócio. 

Comece definindo a visão de longo prazo para o negócio, ou seja, onde você quer que a clínica esteja no futuro. Em seguida, estabeleça metas e objetivos claros e mensuráveis ​​que possam direcionar as ações. 

Analise o mercado e a concorrência para identificar oportunidades e desafios e desenvolva estratégias específicas para áreas como marketing, atendimento ao cliente e serviços. 

Então crie um plano de ação detalhado, atribuindo responsabilidades e prazos para cada uma das etapas. Por fim, acompanhe regularmente o progresso, faça ajustes conforme necessário e mantenha o plano flexível para se adaptar às mudanças no ambiente de negócios.

Equipe qualificada 

Uma equipe qualificada é essencial para que uma boa gestão de clínica de estética seja desenvolvida. Portanto, contrate profissionais inteligentes, preparados e com experiência em diferentes áreas, como esteticistas, gestores, secretárias, entre outros, para fornecer serviços de alta qualidade.

Treinamento contínuo 

Parar no tempo significa o declínio do negócio. Sendo assim, mantenha-se em evolução constante e ofereça treinamentos regulares para a equipe, mantendo-os atualizados sobre as tendências, novas tecnologias e técnicas no campo da estética.

Além disso, você também pode optar por fazer um curso de gestão de clínica de estética, para que, assim, consiga obter mais conhecimentos teóricos e práticos sobre este universo e tomar decisões mais assertivas no dia a dia de trabalho.

Atendimento ao cliente 

Priorizar um atendimento de primeira ao seu cliente é excepcional. A equipe toda deve ser simpática, amigável, prestativa e atenta às necessidades das pessoas, a fim de garantir uma experiência positiva e ajudar na fidelização.

Agendamento eficiente 

Implemente um sistema de agendamento eficiente. Uma boa dica é utilizar um software para clínicas de estéticas que já tenha esse recurso em seu leque, a fim de evitar longas esperas e otimizar a utilização do tempo da equipe.

Higiene e limpeza 

Manter um alto padrão de higiene e limpeza em todas as áreas da clínica deve ser uma regra básica para todo e qualquer estabelecimento comercial, principalmente os lugares que lidam com pessoas. 

Não apenas por uma questão estética e agradável, mas isso é fundamental para a saúde dos profissionais e dos pacientes, além de transmitir uma imagem profissional exemplar.

Gestão de estoque 

É preciso gerenciar cuidadosamente os produtos e suprimentos utilizados nos procedimentos estéticos. Por isso, dê atenção a esta etapa do trabalho e mantenha um estoque adequado, para evitar a falta de materiais e problemas no atendimento.

Aqui também é bom contar com um sistema que auxilie nesse controle do estoque na clínica de estética, para não faltar nenhum produto durante o atendimento ao cliente.

Marketing efetivo 

Invista em estratégias de marketing, como presença online, mídias sociais, parcerias locais e promoções. Isso vai atrair novos clientes para o seu negócio e manter os mais antigos informados sobre os serviços, promoções, novidades e outras questões importantes.

Veja também: Como atrair mais clientes para sua clínica de estética

Avaliações e feedback 

Solicite feedback dos clientes e utilize as estimativas para identificar pontos fortes e áreas de melhoria. Isso ajuda a adaptar os serviços de acordo com os ouvidos do público.

Tecnologia e inovação 

Esteja aberto a incorporar novas tecnologias e procedimentos inovadores na sua clínica de estética, garantindo sempre que sejam seguros, confortáveis, que tenham um bom custo-benefício e sejam eficazes.

Gestão financeira 

A parte financeira é a pedra angular de todo e qualquer negócio. Então, contrate profissionais capacitados e mantenha sempre a administração financeira sólida, monitorando despesas, receitas e fluxo de caixa. Isso ajuda a manter sua clínica sustentável e com boas perspectivas para o futuro.

Políticas claras 

Estabeleça políticas claras para cancelamentos de consultas, reagendamentos, devoluções e outros aspectos importantes. Comunique essas políticas aos clientes de forma transparente.

Confidencialidade e privacidade 

Garanta a confidencialidade e privacidade dos clientes, especialmente em procedimentos sensíveis. Cumpra todas as regulamentações de proteção de dados e não descumpra nenhum tipo de norma quanto a isso, para evitar exposições e processos.

Monitoramento de resultados 

Acompanhe os resultados dos tratamentos oferecidos e compartilhe essas informações com os clientes. Isso ajuda a construir confiança e ajustar as abordagens conforme necessário.

Rede de parcerias 

Estabeleça parcerias com fornecedores de produtos de qualidade e, se possível, com outras clínicas relacionadas para trocar conhecimentos e atrair mais pacientes para o seu estabelecimento.

No entanto, apesar de todas as dicas serem muito valiosas, é sempre bom lembrar que cada clínica de estética é única, então, adapte essas ações de acordo com as necessidades específicas do seu negócio e do seu público-alvo.

sistema médico

Contrate um software para ajudar na gestão

Uma forma de automatizar a gestão de clínicas de estética em alguns setores é utilizando um bom software para gestão, como o Clínica nas Nuvens. Com este sistema para clínica de estética você consegue integrar todos os setores da clínica, acelerar os processos rotineiros, otimizar o tempo da equipe, simplificar tarefas e organizar as demandas com agilidade e segurança.

Tenha em mãos recursos como prontuário eletrônico, todo o controle financeiro, agenda online, chatbot WhatsApp, envie e-mails personalizados, mensagens automáticas de confirmação de consultas e muito mais. Então, solicite uma demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens e conheça a funcionalidade específica focada em clínicas de estética. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se