Dicas para fazer a gestão da clínica de cirurgia plástica 

Dicas para fazer a gestão da clínica de cirurgia plástica 

Fazer a gestão da clínica de cirurgia plástica nem sempre é fácil. Manter o financeiro da clínica saudável, cuidar da equipe, atrair novos pacientes, são apenas algumas das muitas tarefas que fazem parte do dia a dia de um gestor.  

Separamos dicas que irão ajudar a manter uma boa performance da clínica de cirurgia. Continue lendo e confira! 

fluxo de caixa

Faça a gestão das finanças de forma precisa 

Manter um controle meticuloso sobre as finanças vai possibilitar maior estabilidade e um crescimento sustentável na sua clínica de cirurgia plástica. 

Isso não significa apenas manter um registro de entradas e saídas. Envolve uma gestão completa das contas a pagar e receber, garantindo que todos os compromissos sejam honrados de maneira pontual, e que os pagamentos dos pacientes e convênios sejam registrados e reconciliados de forma precisa e eficiente, evitando glosas. 

Além disso, a análise periódica dos indicadores financeiros é um exercício inestimável. Ela oferece insights valiosos sobre o desempenho econômico da clínica, identificando áreas de eficiência e possíveis pontos de melhoria.  

Essa prática permite tomadas de decisão mais embasadas e estratégicas, contribuindo para a saúde financeira no longo prazo. 

Lembre-se, a gestão financeira é um processo contínuo e que exige muita atenção. Para ter estabilidade e manter a confiança dos pacientes e parceiros, preserve a situação econômica da sua clínica sempre bem administrada.  

Gerencie melhor o tempo na clínica de cirurgia plástica 

O controle eficiente do tempo é importante para ter uma gestão da clínica de cirurgia plástica. Por isso, avalie a complexidade de cada procedimento antes do agendamento.  

Procedimentos mais delicados ou extensos podem exigir mais tempo do que o inicialmente estimado. Mantenha uma margem para imprevistos ou procedimentos que possam exigir mais atenção. 

Comunique claramente as expectativas de tempo para cada paciente. Explique o tempo estimado para uma consulta ou procedimento cirúrgico, destacando a importância de cada etapa no processo. 

Além disso, não agende mais compromissos do que você e sua equipe podem atender com tranquilidade. Sobrecarregar uma agenda não apenas aumenta o risco de atrasos, mas também pode comprometer a qualidade do atendimento e a concentração durante os procedimentos. 

Outra questão que pode ser útil é o uso de ferramentas tecnológicas para facilitar a gestão da agenda. Os sistemas de agendamento online ajudam a visualizar e gerenciar os compromissos da clínica de forma mais eficaz, trazendo mais agilidade, praticidade e controle para que você possa fazer os ajustes necessários. 

Também reserve um tempo para intervalos e pausas. Isso é fundamental para evitar o esgotamento e manter a concentração e a precisão durante os procedimentos. 

E lembre-se de analisar periodicamente a eficiência da gestão do tempo. Identifique padrões, áreas de melhoria e ajustes conforme sejam necessários para melhorar a agenda e a experiência do paciente. 

Tenha uma equipe qualificada e bem treinada 

Outro ponto relevante quando se trata de melhorar a gestão da clínica de cirurgia plástica, diz respeito a contratação de pessoas qualificada e o investimento contínuo em treinamentos para sua equipe.  

Investir em uma equipe excepcional é, sem dúvida, um dos pilares para o sucesso de uma clínica de cirurgia plástica.  

Cada membro, desde a recepção, enfermeiros, anestesistas, etc., todos possuem funções de extrema importância e precisam manter suas habilidades e conhecimentos sempre atualizados. 

É básico que você busque por profissionais com ótima formação e que compartilhem o compromisso com a excelência e o bem-estar dos pacientes. A paixão e a dedicação também devem ser características intrínsecas de cada membro da sua equipe. 

Além disso, o investimento em treinamento contínuo e inovação profissional é fundamental. Isso não apenas mantém a equipe atualizada com as mais recentes práticas e técnicas na área de cirurgia plástica, mas também mantém o grupo motivado e engajado em seu papel na clínica. 

Portanto, crie um ambiente de trabalho positivo, onde a colaboração e o respeito são valores essenciais, a fim de manter sempre sua equipe motivada, comprometida, treinada e atualizada.  

Isso tudo não apenas garante um atendimento de alta qualidade aos pacientes, mas também contribui para a imagem positiva da clínica no mercado.  

Sistema de controle financeiro para clínicas

Busque inovações tecnológicas 

Aqui temos mais uma questão essencial para potencializar a gestão da clínica de cirurgia plástica. Investir em equipamentos e softwares de ponta, mantendo-se sempre atualizado com os mais recentes avanços e ferramentas disponíveis, amplifica a possibilidade de ter mais sucesso no seu negócio.  

Portanto, não deixe de lado a tecnologia. Procure estar sempre na vanguarda, buscando informações sobre as novidades da sua área de atuação, novas técnicas, aparelhos mais modernos, sistemas médicos que possam melhorar os processos e otimizar a gestão da clínica. 

A inovação tecnológica tem o poder de ampliar a eficiência operacional de sua clínica e também demonstra um compromisso com a prestação de cuidados de saúde de alta qualidade e orientados para o paciente (que está sempre em busca de novidades).  

Ética profissional acima de tudo 

Mantenha sempre levados padrões éticos em cada interação com os pacientes e entre os membros da sua equipe. Mais do que postura correta, é uma obrigação sagrada na sua profissão que deve seguir os princípios do Conselho de Ética Médica, sob pena de responsabilizações por desvios e ações indevidas. 

Isso significa agir que é preciso agir com transparência, respeito e compaixão em todas as situações. Trata-se de garantir que cada paciente receba a atenção e o cuidado que merece, baseado em princípios sólidos de justiça e equidade. 

A manutenção da ética não é apenas uma responsabilidade profissional, mas também uma garantia de que sua clínica seja vista como uma instituição confiável e respeitável.  

Cada ato é um passo em direção à confiança e à fidelidade dos pacientes, solidificando sua posição como um profissional de excelência e integridade. 

Pratique o atendimento humanizado 

O atendimento humanizado é uma estratégia que faz toda a diferença para garantir mais sucesso na gestão da clínica de cirurgia plástica. 

Nesse ponto, é importante compreender que o atendimento humanizado vai muito além da simples prestação de cuidados médicos, mas trata-se de cultivar empatia, compreensão e respeito em cada interação. 

Antes de mais nada, é essencial começar a ouvir os pacientes atentamente! Cada preocupação, cada inquietação, é uma oportunidade para demonstrar que o paciente é valorizado e que as opiniões dele são levadas a sério. Isso tem o poder de estabelecer uma base de comunicação aberta e transparente. 

Além disso, explique os procedimentos de forma clara e compreensível. Evite jargões técnicos e utilize uma linguagem acessível para garantir que o paciente tenha uma compreensão completa do que será realizado.  

Ao adotar uma abordagem verdadeiramente humanizada você está demonstrando um compromisso com o bem-estar e a satisfação do paciente em todos os níveis. E esta conexão tranquiliza e faz com as pessoas sintam-se “abraçadas” e apoiadas em um momento muitas vezes repleto de emoções. 

Portanto, pratique o atendimento humanizado na sua clínica e entregue uma experiência positiva e inovadora para o paciente, fortalecendo a fidelidade e a possibilidade de que recomendações para sua clínica. 

sistema para clínicas de dermatogia

Invista em um sistema para clínicas de cirurgia plástica 

Contar com um sistema para clínica de cirurgia plástica é um passo fundamental para melhorar a gestão do seu negócio, trazer mais eficiência operacional, impulsionar a qualidade do atendimento ao paciente, integrar todos os setores da clínica e ter mais sucesso.  

Com um software médico como o Clínica nas Nuvens, por exemplo, você conta com recursos que otimizam o dia a dia da secretária e descomplicam a gestão da clínica.  

Com recursos como a agenda médica online, facilitando a marcação de consultas e procedimentos cirúrgicos, evitando conflitos de horários, podendo enviar mensagens automáticas para lembrar os pacientes dos compromissos por SMS, Whats ou E-mail, reduzindo atrasos e aproveitando ao máximo o tempo disponível. 

Além disso, você também pode contar com o prontuário eletrônico e dar um upgrade na precisão dos registros médicos, tornando-os facilmente acessíveis e legíveis. Assim você se livra do antigo processo de documentos em papel e textos escritos a mão e garante uma prestação de cuidados mais segurança e eficácia. 

E tem muito mais, pois o Clínica nas Nuvens conta uma série de funcionalidades para automatizar processos, agilizar rotinas e garantir a gestão completa da sua clínica através do controle financeiro, controle de estoque, relatórios e indicadores de desempenho, business intelligence e muitos outros. 

Por isso, não deixe de solicitar agora mesmo uma demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens e experimentar todas as funcionalidades que nosso sistema tem para lhe proporcionar. Evolua a gestão na sua clínica de cirurgia plástica. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se