Um bom consultório médico tem sempre à disposição os materiais necessários para fazer um atendimento de excelência. Além disso, como se trata da área de saúde, todo cuidado com a higienização e a qualidade desses instrumentos nunca é demais.
Por isso, o(s) médico(s) da clínica, juntamente com a secretária, deve ficar atentos, por exemplo, à relação que estabelecem com os fornecedores. É preciso criar um vínculo de parceria com esses profissionais a fim de garantir a rentabilidade da clínica e a segurança dos pacientes.
No entanto, com agendas cheias e horários lotados, fica um pouco difícil conciliar um atendimento a esses profissionais sem que seja às pressas. Por isso, selecionamos algumas dicas para atender fornecedores em suas clínicas com calma.
Feira de fornecedores
Em grandes cidades, a prática de fazer uma “feira de fornecedores” vem ganhando cada vez mais adeptos. Essa torna-se uma boa oportunidade para reunir profissionais de diferentes empresas em busca de melhor atendimento, variedade e preços.
Dia do fornecedor
Se não for possível organizar uma “feira”, a alternativa é programar um dia (ou um período de horas) para que os fornecedores visitem a clínica e ofereçam seus produtos. Assim, o(s) médico(s) pode(m) planejar suas consultas para outros dias e atender cada fornecedor com calma, em busca de qualidade e bom preço.
Lista antecipada de materiais
Antes de entrar em contato com fornecedores, é interessante que o médico liste, com a secretária, os materiais que estão faltando e suas respectivas quantidades. Para complementar essa lista, vale a pena listar os últimos preços pagos por esses materiais para ter uma comparação do investimento e até barganhar descontos.
Orçamento
Quando o fornecedor chegar a sua clínica ou consultório, procure não fechar pedidos na empolgação do atendimento. Peça um período para analisar todas as propostas e, então, definir com quem será feita a compra.
Todas essas medidas visam à economia de gastos sem perder a qualidade dos materiais adquiridos. Com planejamento e organização, é possível encaixar a tarefa de atender fornecedores à rotina da clínica sem comprometer o atendimento a pacientes.
Se você está enfrentando problemas com as faltas de pacientes, confira nosso post “Entenda alguns motivos pelos quais os pacientes faltam às consultas agendadas”.