Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Folha de pagamento de clínica: 4 coisas que você precisa saber!

Folha de pagamento de clínica: 4 coisas que você precisa saber!

O profissional de saúde existe para resolver os problemas dos pacientes, mas ele também deve ter cuidado no trato com os próprios funcionários que trabalham com ele. Por isso, a folha de pagamento de clínica é questão de primeira necessidade.

Sem esse cuidado, os atendentes ficam desmotivados, os profissionais da limpeza também, e todas as demais equipes — de marketing, de prospecção, e por aí vai — têm motivos para não se dedicarem da forma como deveriam.

Por isso, é muito importante deixar o pagamento sempre em dia para os seus funcionários. Eles precisam ser os primeiros a receber e ter os seus direitos resguardados. Também, se você puder, pode pensar em criar bônus e prêmios para esses profissionais pelos bons serviços prestados por eles.

A seguir você confere uma lista de informações importantes que todo empresário da saúde precisa saber a respeito da remuneração dos profissionais que trabalham na clínica. Acompanhe!

1. Conheça os custos da clínica

Normalmente, o investimento com pessoal é o que tem maior custo. Porém, na área da saúde isso pode ser um pouco diferente. Se sua clínica for pequena, com dois ou três funcionários, por exemplo, é provável que o custo da remuneração deles seja menor do que os seus outros gastos.

Independente da situação, é preciso ter uma organização desses custos e também das receitas. Use softwares ou programas de edição de planilhas, como o Excel, para fazer isso. Você vai ter uma vida financeira do seu consultório bem mais saudável.

2. Saiba os impostos e taxas da folha de pagamento de clínica

Você não paga apenas o salário do seu funcionário. Dentro do valor da remuneração existem impostos para a Previdência Social, para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e os descontos do Imposto de Renda, caso o profissional receba acima da faixa sem alíquota. Em resumo, são diversos os tributos que devem ser pagos.

Faça essa análise: calcule o quanto do salário é bruto, ou seja, não vai diretamente para as mãos dos seus funcionários. É importante explicar a eles como funcionam esses direitos e crie uma visão administradora para auxiliar no desenvolvimento da sua clínica.

Ganhe tempo, dinheiro e tranquilidade. Facilite o controle financeiro da sua clínica. Quero controlar melhor o financeiro

3. Automatize a administração do consultório

Uma dica essencial para qualquer empreendedor, inclusive da área da saúde, é usar da tecnologia disponível para facilitar a administração do negócio. Existem diversos programas, aplicativos, e equipamentos que ajudam na hora de definir não só a folha de pagamento, mas tudo que você vai precisar pagar e o que vai receber durante o mês.

4. Evite os prejuízos

Caso você não pague corretamente os seus funcionários, atrase o salário, deixe de pagar o INSS ou o FGTS, você pode sofrer graves sanções, ser processado, ter que pagar indenizações e multas. Além disso, também passa a ser mal visto na sociedade, por ser um profissional que não cumpre com seus deveres.

Os funcionários são os principais pacientes de qualquer profissional da saúde. Eles transmitem a primeira impressão sobre você, seu trabalho e sua clínica às pessoas que frequentam seu consultório.

A folha de pagamento de clínica deve ser tratada com a maior seriedade possível e você já viu o porquê disso. Outro detalhe econômico essencial é a contabilidade do seu empreendimento. Continue no nosso site e veja os principais erros dos profissionais da saúde nessa área financeira.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.