Entenda cada etapa do fluxo de caixa para clínica de estética 

Entenda cada etapa do fluxo de caixa para clínica de estética 

O sucesso de uma clínica de estética está ligado a uma gestão eficiente e a um planejamento financeiro bem-feito. Dessa forma, o fluxo de caixa para clínica de estética desempenha um papel fundamental.  

Fluxo de caixa significa entender de onde vem o dinheiro (receitas) e para onde ele vai (custos operacionais), garantindo uma visão clara e um controle financeiro da clínica. Se for feito da forma correta, ele permite que o gestor tenha uma previsão das necessidades financeiras futuras. 

Ao acompanhar de perto, os gestores podem antecipar desafios financeiros, tomar decisões sobre os recursos e implementar estratégias para o crescimento da clínica. Acompanhe nesse texto um passo a passo de como é funciona o controle de fluxo de caixa para estética. Boa leitura! 

fluxo de caixa para clínica

Como acompanhar o fluxo de caixa para clínica de estética 

O fluxo de caixa para clínica de estética é uma ferramenta de acompanhamento de despesas e receitas de um determinado período. Ele fornece uma visão detalhada das transações financeiras, ajudando a clínica de estética a entender quanto dinheiro está disponível a qualquer momento. 

Para entender como funciona esse registro, acompanhe o passo a passo: 

1. Identifique todas as fontes de receita 

Sua cartela de serviços já está bem estabelecida? Liste um por um. Por exemplo, tratamentos, sessões, procedimentos. Se você também realiza a venda de produtos como cosméticos, eles também devem entrar na lista. 

Além de compreender todas as formas que a clínica gera receitas, vai ser possível priorizar e otimizar estratégias para impulsionar essas diferentes áreas. Assim, o gestor pode fazer ajustes e tomar decisões mais informadas para fortalecer o sucesso da clínica de estética. 

2. Estime as entradas de caixa 

Determine um período (normalmente é mensal) e faça uma estimativa de quanto dinheiro você espera receber de cada fonte de receita. Você pode se basear em vendas passadas, na agenda de atendimento, projeções de vendas futuras, comportamento de mercado e assim por diante. 

Dessa forma pode ter uma visão antecipada das finanças, permitindo que a clínica de estética esteja preparada para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades. Esse é um passo muito importante do controle de fluxo de caixa para estética onde a demanda pode variar sazonalmente ou em resposta a tendências específicas. 

3. Identifique os custos operacionais 

Liste todos os custos operacionais da sua clínica de estética, isso é importante para gestão de fluxo de caixa para esteticista. Isso pode incluir aluguel do espaço, salários dos funcionários, suprimentos e equipamentos, contas de serviços públicos, marketing e publicidade, seguro, taxas legais e administrativas, entre outros. 

Ao listar detalhadamente despesas os gestores conseguem entender tudo o que é necessário para o funcionamento da clínica. Você consegue ter um controle de despesas e até mesmo estabelecer preços de serviços e produtos de forma mais estratégica. 

4. Estime as saídas de caixa 

Agora, assim como foi feito com as fontes de receita, você deve fazer com as de despesas. Em cada um dos custos operacionais, quanto você estima gastar em um determinado período? 

Assim é possível planejar e controlar de forma eficaz os gastos do negócio. Se houver chances de economizar e alocar recursos da melhor maneira possível, é nessa etapa que você vai identificar. 

5. Registre as entradas e saídas de caixa  

Calcule seu saldo inicial no início do período e registre todas as fontes de receita e todas as despesas conforme elas entram e saem do caixa. Mantenha registros detalhados de cada transação.  

Um fluxo de caixa saudável consegue ter de forma clara a relação entre entrada e saída do caixa e assim facilitar a precificação dos serviços. E para isso, cada registro conta. Mantenha sempre seu fluxo de caixa atualizado regularmente. 

sistema para clínicas

6. Analise seu fluxo de caixa 

Uma boa gestão de fluxo de caixa para esteticista é aquela que além dos processos corriqueiros e diários, examina atenciosamente como seu negócio funciona. Com relatórios financeiros você consegue identificar tendências, padrões e áreas de melhoria. 

Agora você compreendeu do que se trata e como é feito o fluxo de caixa. Se conseguir manter uma continuidade dos processos, a saúde financeira da sua clínica de estética será mais eficiente e seu negócio mais sustentável. 

Porém, quem conhece a rotina de uma clínica de estética sabe que é uma correria. São diferentes formas de pagamento, orçamentos diferenciados, descontos em determinados procedimentos entre outras coisas que podem dificultar um fluxo padronizado.  

É aqui que entra a tecnologia! 

Tecnologia para fluxo de caixa 

Realizar cada uma das etapas do fluxo de caixa pode parecer simples, mas manter a precisão dos registros sem o apoio de um sistema de fluxo de caixa pode ser desafiador. Um software para clínicas completo simplifica ainda mais o processo. 

O Clínica nas Nuvens automatiza a entrada de receitas e despesas e assim reduz a carga de trabalho manual, minimizando erros e otimizando a precisão dos registros financeiros. E através dos relatórios financeiros que você extrai do sistema, é possível ter uma visão completa de como está a gestão. 

Para simplificar ainda mais, o Clínica nas Nuvens atua com a emissão de faturas e o registro de transações. Toda a gestão de fluxo de caixa para clínica de estética fica centralizada em um único lugar. 

Conheça todas as funções do Clínica nas Nuvens e como ele pode otimizar a rotina da sua clínica de estética. Peça sua demonstração gratuita

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se