Como fazer o controle financeiro da clínica de estética 

Como fazer o controle financeiro da clínica de estética 

Não é só a venda de produtos e serviços que determina o sucesso de um empreendimento. A maneira como os gestores lidam com o controle financeiro da clínica de estética que vai definir o quanto o negócio pode prosperar. 

A falta de planejamento e controle financeiro é um dos principais causadores de fechamento de empresas no país. De dez empresas abertas no país, seis fecham as portas antes dos cinco anos, segundo o IBGE.  

Para se manter fora destas estatísticas, continue a leitura e descubra como fazer o financeiro de uma clínica de estética e sua importância. Boa leitura! 

fluxo de caixa para clínica

Quais os benefícios de uma boa gestão financeira na clínica de estética? 

O controle financeiro envolve o acompanhamento e a gestão de recursos da clínica de estética, monitorando receitas, despesas, orçamentos e investimentos. O objetivo é manter a saúde das finanças para que a clínica alcance seus objetivos e maneira sustentável. 

Apesar de ser evidente a necessidade de manter uma boa gestão financeira em estética, tudo fica mais claro quando se observa os benefícios que ele pode trazer: 

  • Visão clara das finanças: mantendo uma boa organização do fluxo de caixa e orçamentos da clínica de estética, é possível ter uma visão clara e em tempo real das finanças da clínica. 
  • Tomadas de decisão mais conscientes: com total clareza dos dados da clínica de estética, a tomada de decisão é mais consciente e assertiva. 
  • Prevenção de endividamento: mantendo a regularidade no controle das saídas e entradas da clínica, é possível prever melhor as dúvidas e evitar perdas financeiras. 
  • Controle de gastos: com uma boa gestão financeira da clínica de estética, é possível ter clareza sobre os gastos e manter maior controle da saída do fluxo de caixa. 

Ter o próprio negócio é o sonho de diversos profissionais no setor de estética, mas atrelada a paixão pela profissão, vem estas obrigações que envolvem melhorias na gestão. Elas parecem bem difíceis, mas existem formas descomplicadas de realizar o controle financeiro da clínica de estética. 

Como fazer o financeiro de uma clínica de estética? 

Registre todas as despesas e receitas  

Tenha o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro como pagamento por serviços, produtos ou parcerias e custos fixos (aluguel, salários) e variáveis (insumos, manutenção). 

É importante que cada gasto esteja associado a alguma atividade, seja ela para a realização de um procedimento ou para a manutenção do espaço, por exemplo. É considerando estes aspectos que se determina os preços dos serviços. Assim fica mais simples transformar valores recebidos em investimentos. 

Crie uma meta 

Tenha um orçamento para as atividades. Estabeleça metas de receitas e despesas para orientar suas finanças. É importante ter um teto como planejado e monitorar esse orçamento regularmente, ajustando quando necessário. 

Controle o estoque  

O estoque perfeito tem a quantidade ideal de produtos. Não sobrar nem faltar, para evitar desperdícios e compras desnecessárias. 

Quando sobra produtos no estoque, o orçamento fica comprometido, já que o valor investido não teve retorno. E quando falta produtos, além de prejudicar o atendimento e a experiência do cliente, a clínica ainda perde vendas. 

controle de estoque na clínica

Cuide do fluxo de caixa  

Acompanhe efetivamente todo o dinheiro que entra e sai da clínica. É uma prática que permite a análise da saúde financeira da clínica.  

Com um bom controle do fluxo de caixa da clínica de estética você consegue fazer a previsão dentro de um período determinado, entender se vale a pena fazer a antecipação de recebíveis e dividir as despesas por setor. 

Separe as finanças pessoais das profissionais  

Essa parte é bastante óbvia, não é mesmo? Manter o controle financeiro fica muito mais complexo se não diferenciar valores pessoais e da clínica.  

A solução pode ser criar um pró-labore, ou seja, um valor fixo que você recebe todo mês pelos serviços, que vai te ajudar a programar suas despesas sem interferir no que é da clínica. 

Tenha uma reserva de emergência  

Gastos inesperados podem acontecer em qualquer empreendimento. Seja a quebra de um equipamento, a demissão de um colaborador entre outros pontos. Reserve uma parte dos lucros para estas situações inesperadas.  

Mas não só de imprevistos que vive a reserva de emergência. Imagine que surja uma oportunidade de investimento imperdível. A compra de um material com preços imperdíveis, parcerias ou expansão da clínica, entre outros. A reserva pode ser muito útil. 

Invista em tecnologia  

Manter o controle das finanças da clínica de estética de forma manual é complicado. A perda de documentos, o esquecimento de registrar dados e a impossibilidade de monitorar e extrair relatórios torna tudo mais difícil. 

Um sistema para clínicas pode garantir mais exatidão e segurança dos registros e acompanhamento do controle financeiro da clínica de estética. 

Como reduzir a inadimplência em clínicas de estética? 

A inadimplência é um fator que costuma prejudicar a maioria dos negócios, mas se você tiver o controle financeiro da clínica de estética bem-organizado, consegue cria ações para reduzir esse problema. 

Tendo clareza dos custos que sua clínica possui, você consegue aplicar condições especiais para pagamentos à vista, por exemplo. Outra dica importante, além das informações da empresa, é ter também um cadastro de cada um dos seus clientes. 

Dados como histórico de serviços, formas de pagamento e contratos em um único lugar facilita o acompanhamento. Softwares para clínicas de estética como o Clínica nas Nuvens permite inclusive que um sistema de cobrança funcione simultaneamente ao perfil do cliente. 

Você consegue monitorar regularmente as contas a receber e identificar rapidamente qualquer padrão de inadimplência, podendo agir rapidamente com relação a situação. 

Como a tecnologia ajuda no controle financeiro de clínicas de estética? 

Como vimos, o controle financeiro de clínicas de estética é muito amplo. Abrange diferentes aspectos na gestão do negócio e por isso é importante ser prático, mas também minucioso.  

A tecnologia é um importante aliado para a gestão financeira em estética, pois através de softwares como o Clínica nas Nuvens, é possível ter o controle de contas a pagar e receber, relatórios e análises financeiras e diversas outras funcionalidades envolvidas no processo. 

Além disso, o sistema funciona em conjunto com outros pontos que influenciam diretamente gestão financeira para um centro de estética, como perfil de pacientes, sistema de cobranças e gestão de estoque.  

O Clínica nas Nuvens vai apoiar sua clínica de estética em todos os processos, fazendo com que cada setor consiga funcionar em sinergia e de forma prática e eficiente. Conheça todas as nossas funcionalidades, com uma demonstração gratuita! 

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se