Saiba como fazer uma ficha de anamnese facial 

Saiba como fazer uma ficha de anamnese facial 

Antes de qualquer procedimento estético, é necessário compreender os desejos do cliente e avaliar o estado atual da área que o procedimento será realizado, é aí que entra a ficha de anamnese facial

Com uma boa anamnese facial é possível ir além de conhecer melhor o paciente, mas também ter um direcionamento específico que vai focar em suas necessidades e direcionar os profissionais da clínica para os melhores procedimentos. 

Veja no artigo como elaborar uma ficha de anamnese facial completa. Acompanhe! 

prontuário eletrônico

Qual a finalidade da anamnese facial? 

Toda ficha de anamnese tem o mesmo objetivo central: coletar informações detalhadas sobre a condição e histórico do paciente para embasar consultas e tratamentos. Mas então o que a ficha de anamnese facial tem de especial? 

A ficha de anamnese facial se concentra especificamente nas características e peculiaridades do rosto, proporcionando um entendimento mais profundo das condições dermatológicas e das preferências do cliente. 

Enquanto as fichas de anamnese geralmente abrangem aspectos médicos e histórico de saúde mais amplos, a anamnese facial se destaca por sua atenção minuciosa aos detalhes relacionados à pele do rosto, permitindo que os profissionais de estética personalizem seus serviços de maneira mais precisa e eficiente. 

Criar uma ficha especificamente para os cuidados do rosto além de garantir a segurança do cliente e a eficácia dos tratamentos estéticos, demonstra uma atenção direcionada e personalizada que contribui para uma experiência positiva para o cliente

A ficha de anamnese estética facial com a assinatura digital do cliente atestando a veracidade das informações coletadas podem ajudar a evitar futuros problemas judiciais caso algo não ocorra como o esperado.  

Como a anamnese facial pode ser utilizada para personalizar o tratamento estético  

Quando se trata de aparência e autoestima, o paciente de uma clínica de estética precisa de uma atenção dedicada. Ao analisar informações específicas fornecidas pelos clientes durante a anamnese, os profissionais podem ajustar as formulações dos produtos utilizados no tratamento, levando em consideração alergias ou sensibilidades a ingredientes específicos. 

Se o cliente procura a clínica para tratar marcas no rosto, mas também expressa preocupações com manchas escuras ou acne durante a anamnese, o profissional pode preparar protocolos direcionados. 

A ficha de anamnese facial também permite considerar o estilo de vida do cliente, como exposição ao sol e hábitos alimentares. Dessa forma, o profissional pode indicar e até vender produtos para que o cliente realize os cuidados em casa. 

Mas mais do que isso, a anamnese facial personalizada evidencia a especialização do esteticista como profissional focado na saúde do rosto. Profissionais especialistas tendem a ter uma profundidade de conhecimento e experiência e estão mais familiarizados com as nuances, tendências e desafios específicos para o paciente. 

O cliente se sente mais seguro e confiante e o profissional vai ter as informações específicas que precisa para executar os melhores procedimentos. 

Ficha de anamnese

Como elaborar uma ficha de anamnese facial eficiente 

A anamnese facial assim como as demais costuma iniciar com as informações pessoais do paciente como nome completo, idade e sexo. Em seguida pode conter histórico médico e dermatológico, como problemas de pele (acne, eczema, rosácea), alergia a medicamentos etc. 

A partir daí começa a diferenciação da anamnese facial estética. Pergunte sobre: 

Rotina de cuidados com a pele: 

  • Produtos utilizados regularmente (limpeza, hidratação, protetor solar) 
  • Frequência de uso de produtos específicos (diária, semanal) 
  • Hábitos alimentares e de estilo de vida que podem afetar a pele (fumo, exposição ao sol) 

Objetivos e expectativas do cliente: 

  • Principais preocupações com a pele (manchas, rugas, acne) 
  • Resultados desejados com o tratamento facial 
  • Expectativas realistas em relação ao tempo e aos resultados do tratamento 

Sensibilidades e preferências: 

  • Sensibilidades específicas da pele (sensibilidade ao sol, sensibilidade a produtos específicos) 
  • Preferências de fragrância e textura de produtos 
  • Restrições de tempo ou orçamento para tratamentos faciais. 

Para que a ficha seja ainda mais eficiente, certifique-se de que seja clara e concisa. Ao final do preenchimento, tente revisar as informações com o paciente para que não tenha erros.  

Lembre-se que a ficha pode e deve se adaptar as especificidades e necessidades da sua clínica, por isso ter modelos digitais ajuda na personalização, praticidade e eficiência. 

Como um software para clínicas de estética pode ajudar  

Os melhores softwares para clínicas de estética possuem, entre outras funções, uma ficha de anamnese digital. No Clínica nas Nuvens essa função vai além! 

Além da ficha padrão disponível no sistema para clínicas, a ficha é totalmente personalizável podendo remover e acrescentar questões diversas. E cada profissional da clínica pode elaborar as questões que melhor atende em seus serviços. 

Todos os questionários podem ser enviados com antecedência via WhatsApp e e-mail para que o cliente responda com antecedência, melhorando a eficiência e o tempo de consulta.  E as anamneses respondidas ficam armazenadas em nuvem com segurança e acessibilidade a qualquer hora. 

Comece a oferecer um atendimento personalizado, conheça melhor seu paciente e ganhe em tempo e eficiência com o Clínica nas Nuvens. Peça agora sua demonstração gratuita 

sistema para clínicas
Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se