Estresse de fim de ano: como superar o cansaço e planejar

Estresse de fim de ano: como superar o cansaço e planejar

O fim do ano está chegando e, com ele, o cansaço e a sobrecarga de praticamente 12 meses de trabalho, problemas, estresses e desânimo. Coisas boas, novas conquistas, ideias, aprendizado, progresso, viagens, certamente também fazem parte dos acontecimentos de 2016, o problema é que, muitas vezes, apenas o lado negativo acaba sendo colocado na balança.

E aí, parece praticamente impossível enfrentar esse período com animação e energia. A exaustão toma conta e você começa a não ter tempo (e nem vontade) pra fazer as coisas necessárias – seja em sua clínica, consultório, ou hospital onde trabalha – o que não é nada bom, já que o período requer muito de você e de sua equipe de trabalho.

Mais do que o encerramento de um ciclo, o fim de um ano, significa, renovação. É hora de avaliar tudo o que aconteceu, as ações que deram certo, que superaram expectativas, e as que não foram tão bem sucedidas assim, para que seja possível planejar.

Planejar um novo ano de trabalho, de projetos, atividades, metas, objetivos, propósitos. Planejar novas conquistas, sucesso e crescimento, porque é assim que as coisas acontecem.

Veja também

Reúna sua equipe

Você certamente não trabalha sozinho, por isso, reunir os membros de sua equipe como secretárias, auxiliares, técnicos e assistentes, é muito importante nesse processo. É preciso saber o que cada um pensa sobre o ano de trabalho para poder realizar os ajustes necessários e seguir em frente.

Lembre-se de que isso envolve mais ouvir do que falar, e de que esse não é o momento para desentendimentos. Deixe claro que o objetivo é contribuir com o crescimento pessoal e profissional de cada membro, para que juntos vocês possam ir muito mais longe.

Planeje as mudanças

Com as considerações feitas, é hora de avaliar os processos e planejar as mudanças. Organize em um documento tudo o que a equipe gostaria que fosse diferente no ambiente de trabalho e defina os caminhos a serem trilhados e os envolvidos no processo para que as coisas possam, de fato, acontecer.

A colaboração de todos os membros da equipe, incluindo você, é fundamental se a intenção é tirar as ideias do papel e colocá-las em prática efetivamente.

Faça acontecer

Você e cada membro de sua equipe são essenciais para que as coisas deem certo, por isso, cada um precisa dar o melhor de si, a começar por você.

Motive-os a, literalmente, deixar para trás todas as coisas ruins que aconteceram. Continuar carregando mágoas e frustrações, além de não fazer bem para si, também não colabora com o crescimento e o rendimento da equipe. Sendo assim, liberte-se.

Seja exemplo para seu grupo, inicie o ano com as energias renovadas e faça acontecer!

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se