A escalabilidade para clínicas, é um passo estratégico para ampliar o alcance e aumentar a rentabilidade. Porém, o crescimento deve ser acompanhado por uma gestão eficiente para garantir que a qualidade do atendimento não seja comprometida.
Redes e franquias de clínicas enfrentam desafios específicos, como a integração de sistemas, padronização dos processos, gestão centralizada e manutenção da experiência do paciente.
Com planejamento adequado e boas práticas de gestão, é possível escalar operações com eficiência e manter padrões elevados de atendimento. Neste texto vamos direto ao ponto! Confira se seus processos já estão de acordo com o que é necessário para crescer com qualidade.
O que é importante considerar em uma gestão integrada
Um dos principais desafios para a escalabilidade de clínicas é garantir que todas as unidades operem de maneira integrada. A solução é a centralização dos dados.
Os sistemas de gestão para clínica não são nenhuma novidade, eles já fazem parta da rotina da maioria das instituições de saúde, mas o que permite escalar operações em clínicas sem afetar o atendimento é a maneira como o sistema é utilizado.
Você deve se perguntar se está explorando todas as ferramentas disponíveis para cada setor da sua rede. Para tanto, é necessário se apropriar em especial, de três ferramentas principais para ter o controle de unidades:
- Relatórios de produtividade;
- Agenda médica centralizada em tempo real.
A principal vantagem é ter uma visão ampliada das clínicas, evitar retrabalhos e divergência de informações.
Como centralizar o atendimento de todas as unidades
Uma das estratégias mais eficazes para o crescimento sustentável de clínicas é a adoção de uma central de atendimento. Muitas já contam com essa solução em que é possível divulgar um único número de telefone para todas as unidades, para que as chamadas sejam atendidas por diferentes recepcionistas, em qualquer localização.
A grande diferença, que vai tornar o fluxo de trabalho mais eficiente é ter a central de atendimento também integrada a todo o sistema de gestão da clínica. Esta era inclusive a dor do Centro Médico Petrus, que trocou o sistema que utilizava pelo Clínica nas Nuvens para automatizar o atendimento com chatbot para WhatsApp e integrar com a agenda e outras ferramentas. Veja o case aqui!
Como padronizar processos para um atendimento uniforme
De acordo com dados do Reclame Aqui, 46% das reclamações contra clínicas são com relação a qualidade do atendimento. Agora imagina que uma das unidades receba reclamações constantes. O nome da clínica de modo geral fica comprometido mesmo que outras unidades prestem um serviço exemplar.
Antes de ampliar o número de unidades, considere que a padronização dos processos é essencial. Criar fluxos de trabalho bem definidos para cada etapa do atendimento, desde o agendamento até a finalização da consulta, permite que todas as unidades sigam os mesmos protocolos para manter a qualidade.
Indicadores de desempenho na prática
Quanto maior a clínica, mais dados são criados diariamente e é muito importante explorar ao máximo os benefícios dessas informações para a escalabilidade da clínica. Mas para ter mais eficiência e não perder tempo, a gestão deve cuidar apenas da análise para tomadas de decisão.
A extração dessas informações precisa ser automatizada e este processo também pode ser feito através do mesmo sistema de gestão para clínicas, que vai apoiar nas demandas dos tópicos anteriores. Sim! Escalabilidade e crescimento para redes de clínicas precisam de um software completo e que todas as funcionalidades sejam realmente utilizadas.
Segurança da informação e conformidade com regulações
Não existe crescimento sem segurança! Grandes clínicas lidam com um número de funcionários e pacientes igualmente grande, razão pela qual a segurança dos dados é tão importante.
Utilizar soluções que adotam criptografia avançada e estão em conformidade com a LGPD garante que todas as informações dos pacientes sejam protegidas. Além disso, a implementação de controles de acesso assegura que apenas usuários autorizados possam visualizar ou modificar determinadas informações.
Controle financeiro e otimização de receitas para rede de clínicas
A escalabilidade de uma rede de clínicas depende também de uma gestão financeira eficiente. Automatizar cobranças, integrar meios de pagamento, gerenciar contratos e faturamento recorrente, além de realizar conciliação bancária, são práticas que permitem um controle mais rigoroso das finanças, evitam inadimplência e melhoram o fluxo de caixa.
Todas as atividades financeiras, independente da unidade, precisam seguir padrões, serem acompanhadas em tempo real e disponíveis para serem acessadas pelas pessoas responsáveis de qualquer lugar. Mais recursos que devem estar presentes em um sistema para clínica.
Expansão sem perder a essência
O maior desafio ao escalar uma rede de clínicas é manter que a essência do atendimento humanizado. Com organização, processos bem estruturados e o uso estratégico da tecnologia, sua rede pode crescer de forma sustentável, sem perder os padrões elevados.
Está preparado para alcançar novos patamares com sua rede de clínicas? Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como este.