ERP médico: o que é, como funciona e quais os benefícios

ERP médico: o que é, como funciona e quais os benefícios

Há não muito tempo, apenas empresas de grande porte e, geralmente, na área industrial, tinham condição de possuir o que ficou conhecido como ERP. Hoje em dia, com os avanços digitais e maior democratização tecnológica, esse sistema se difundiu por vários campos, como é o caso do ERP médico.

Neste material, vamos falar sobre o ERP médico, o que isso significa na prática, quais os benefícios para sua clínica e como utilizá-lo no ambiente de trabalho. Acompanhe o conteúdo e boa leitura!

O que é um ERP médico

A sigla ERP em inglês significa Enterprise Resource Planning ou, traduzindo para o português, algo como Planejamento de Recursos da Empresa. Um sistema robusto que integra vários setores do ambiente empresarial.

O ERP é utilizado há muitas décadas por inúmeras empresas mundo afora e tem sido muito importante para a organização das corporações, melhorias nos dispositivos internos e em suas definições estratégicas.

Com esse software de gestão ativado, é possível conectar setores, como o de vendas, de finanças, de compras e outros, gerando um fluxo de dados muito mais ágil, dinâmico e prático para o negócio.

Dentro desse contexto, o ERP médico é uma espécie de versão de ERP voltada para o universo da saúde e, de forma mais ampla, surge também para proporcionar otimização nos processos da clínica e maior eficiência para a tomada de decisão, dentre outras questões.  

Software para clínicas

Como funciona um ERP para clínicas médicas

Basicamente, o ERP para clínicas funciona de maneira similar ao ERP usado em outras empresas, de áreas distintas. O diferencial é que lida com aspectos e setores específicos da clínica médica.

Os dados são configurados no sistema para clínicas e as funcionalidades armazenam, processam e divulgam as informações geradas através da integração das áreas.

No caso de ser um software para clínicas online, com arquivos na nuvem, fica tudo ainda mais prático e facilitado, pois é possível compartilhar com outros profissionais ou outras clínicas em tempo real, fazendo alterações e permitindo acesso de qualquer lugar, através de algum dispositivo conectado com a internet. 

No mais, a principal função do ERP para clínicas é mesmo a integração entre os mais variados setores da clínica, a fim de garantir um cenário em que se tem mais organização, padronização e melhores rendimentos para a empresa.

ERP médico

Os benefícios de um ERP médico

Como já mencionado, o ERP médico possibilita que as mais diversas áreas da clínica se comuniquem e estabeleçam trocas de informações. Não fosse um sistema como o ERP, os setores não teriam essa conexão, esse cruzamento de dados, trabalhando isoladamente. 

O ERP para clínicas traz muito mais organização e controle para todo o ambiente da clínica, conferindo benefícios gestores, médicos, profissionais e pacientes, pois, automaticamente, há aumento da produtividade, maior agilidade na execução das tarefas e melhorias no atendimento.

Dentro desse mesmo aspecto, tendo ERP para gestão de clínica médica, surge como consequência natural o aumento do número de pacientes e o crescimento da fidelização.

Quando o sistema de gestão da clínica é bem feito e isso inclui, obviamente, seu planejamento de recursos, há um ganho significativo do ponto de vista do aumento de performance e melhoria nos resultados.

Além disso, podemos destacar como benefícios de ter ERP na clínica médica a maior facilidade de perceber gargalos no empreendimento, o fato de agregar muito mais segurança e um trabalho de excelência aos serviços na área da saúde, além de redução das falhas humanas, por contar com um sistema digital. 

Mas, o principal benefício de um ERP para clínicas é ajudar o gestor da clínica a ter uma visão completa de todos os setores, com dados precisos para um melhor controle e gestão financeira, tomando decisões assertivas a partir de dados em tempo real.

Sistema para clínica

Sobre o ERP médico integrado ao CRM

CRM (Costumer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software para clínicas que tem como principal função automatizar o contato ou relacionamento com os pacientes da clínica.

Através das informações dos clientes que são obtidas, é possível analisar, segmentar, padronizar e criar estratégias de interação com os clientes muito mais assertivas.

Nesse ponto, a integração entre ERP médico e CRM faz todo sentido, afinal, interligar a parte de planejamento de recursos da empresa com a gestão de relacionamento com o cliente, proporciona um ambiente de centralização de informações que pode gerar uma visão muito mais assertiva do negócio.

Além disso, com os dois softwares integrados, ERP e CRM, o gestor da clínica tem uma visão em tempo real do time de vendas integrado ao setor financeiro, conseguindo ter uma visão clara do faturamento do mês. Com essa visão dos dados de vendas e financeiras, é possível tomar decisões em tempo real para alcançar melhores resultados.

guia gestão financeira para médicos

O software de gestão para clínicas

Na hora de escolher o seu ERP para clínicas médicas, você precisa levar em consideração se ele contém as funcionalidades que vão trazer benefícios para o dia a dia da sua clínica.

Leve em conta se o ERP possui controle financeiro, integração contábil, faturamento, sistema de cobranças e outras funcionalidades essenciais para a gestão da sua empresa.

O Clínica nas Nuvens, software para clínica, tem todas essas características de ERP que você precisa e ainda conta com muitos outros recursos para facilitar a gestão da sua clínica e a rotina dos seus profissionais.

Com o Clínica nas Nuvens, sua clínica se beneficia ainda da agenda médica online, do prontuário eletrônico, telemedicina, cartão de benefícios, Business Intelligence, segurança dos dados e outras funcionalidades.

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se