ERP médico: o que é, como funciona e quais os benefícios

ERP médico: o que é, como funciona e quais os benefícios

Há não muito tempo, apenas empresas de grande porte e, geralmente, na área industrial, tinham condição de possuir o que ficou conhecido como ERP. Hoje em dia, com os avanços digitais e maior democratização tecnológica, esse sistema se difundiu por vários campos, como é o caso do ERP médico.

Neste material, vamos falar sobre o ERP médico, o que isso significa na prática, quais os benefícios para sua clínica e como utilizá-lo no ambiente de trabalho. Acompanhe o conteúdo e boa leitura!

Software médico

O que é um ERP médico

A sigla ERP em inglês significa Enterprise Resource Planning ou, traduzindo para o português, algo como Planejamento de Recursos da Empresa. Um sistema robusto que integra vários setores do ambiente empresarial.

O ERP é utilizado há muitas décadas por inúmeras empresas mundo afora e tem sido muito importante para a organização das corporações, melhorias nos dispositivos internos e em suas definições estratégicas.

Com esse software de gestão ativado, é possível conectar setores, como o de vendas, de finanças, de compras e outros, gerando um fluxo de dados muito mais ágil, dinâmico e prático para o negócio.

Dentro desse contexto, o ERP médico é uma espécie de versão de ERP voltada para o universo da saúde e, de forma mais ampla, surge também para proporcionar otimização nos processos da clínica e maior eficiência para a tomada de decisão. 

Como funciona um ERP para clínicas médicas

O ERP médico para clínicas funciona de maneira similar ao ERP usado em outras empresas, de áreas distintas. O diferencial é que lida com aspectos e setores específicos da clínica médica.

Os dados são configurados no sistema para clínicas e as funcionalidades armazenam, processam e divulgam as informações geradas através da integração das áreas.

No caso de ser um software para clínicas online, com armazenamento em nuvem, fica tudo ainda mais prático e facilitado, pois é possível compartilhar com outros profissionais ou outras clínicas em tempo real, fazendo alterações e permitindo acesso de qualquer lugar. 

Agora veja, com mais detalhes, algumas áreas onde o ERP pode atuar e como este sistema pode ser útil para a gestão da sua clínica médica. Confira!

Agendamento de consultas

Um ERP permite que uma clínica agende consultas de forma eficiente. Os pacientes podem ser registrados no sistema, e é possível verificar a disponibilidade dos médicos e marcar as consultas de acordo com a agenda de cada um.

Registro de prontuários eletrônicos

O ERP armazena os prontuários médicos dos pacientes de forma eletrônica. Os médicos podem registrar informações sobre o histórico médico, resultados de exames, prescrições, anotações clínicas e outras informações relevantes. Isso facilita o acesso rápido e seguro às informações dos pacientes durante as consultas.

prontuário eletrônico

Faturamento e gestão financeira

O ERP auxilia na emissão de faturas e controle financeiro da clínica. Ele registra os procedimentos realizados, os valores cobrados e os pagamentos recebidos. Também pode fornecer relatórios financeiros para análise, como controle de despesas, receitas e inadimplência.

Controle de estoque

Caso a clínica tenha um estoque de medicamentos e suprimentos, o ERP pode ajudar a gerenciar o controle de estoque. Ele registra a entrada e saída de produtos, avisa quando é necessário reabastecer, controla dados de validade e facilita o processo de reabastecimento de forma eficiente.

Relatórios e análises de dados

O ERP pode gerar relatórios e análises com base nos dados armazenados. Isso pode incluir informações sobre o fluxo de pacientes, desempenho dos médicos, produtividade da clínica e outros indicadores relevantes. Essas informações são úteis para tomada de decisões estratégicas e melhoria contínua dos processos.

Leia também: Business Intelligence: como fazer um relatório para clínicas.

Integração com equipamentos médicos

Alguns ERPs podem se integrar a equipamentos médicos, como dispositivos de medição de sinais de saúde. Isso permite que os dados sejam coletados diretamente pelos equipamentos e inseridos automaticamente nos prontuários eletrônicos dos pacientes, agilizando o processo e eliminando erros de inserção manual.

Sistema de controle financeiro para clínicas

Os benefícios de um ERP médico

Como já mencionado, o ERP médico possibilita que as mais diversas áreas da clínica se comuniquem e estabeleçam trocas de informações. Não fosse um sistema como o ERP, os setores não teriam essa conexão, esse cruzamento de dados, trabalhando isoladamente. 

O ERP para clínicas oferece muito mais organização e controle para todo o ambiente da clínica, conferindo benefícios aos gestores, médicos, profissionais e pacientes, pois, automaticamente, há aumento da produtividade, maior agilidade na execução das tarefas e melhorias no atendimento.

Dentro desse mesmo aspecto, tendo ERP atuando no dia a dia da clínica, a consequência natural é o aumento do número de pacientes e o crescimento da fidelização.

Quando o sistema de gestão de clínicas é bem feito e, obviamente, isso inclui seu planejamento de recursos, há um ganho significativo do ponto de vista do aumento de performance e melhoria nos resultados.

Além disso, podemos destacar como benefícios de ter ERP na clínica médica a maior facilidade de perceber gargalos no empreendimento, o fato de agregar muito mais segurança, e um trabalho de excelência aos serviços na área da saúde, além de redução das falhas humanas, por ser um sistema digital. 

Mas, o principal benefício de um ERP para clínicas é ajudar o gestor da clínica a ter uma visão completa de todos os setores, com dados precisos para um melhor controle e gestão financeira, tomando decisões assertivas a partir de dados em tempo real.

Sobre o ERP médico integrado ao CRM

CRM (Costumer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software para clínicas que tem como principal função automatizar o contato ou relacionamento com os pacientes da clínica.

Através das informações dos clientes que são obtidas, é possível analisar, segmentar, padronizar e criar estratégias de interação com os clientes muito mais assertivas.

Nesse ponto, a integração entre ERP médico e CRM faz todo sentido, afinal, interligar a parte de planejamento de recursos da empresa com a gestão de relacionamento com o cliente, proporciona um ambiente de centralização de informações que pode gerar uma visão muito mais assertiva do negócio.

Além disso, com os dois softwares integrados, ERP e CRM, o gestor da clínica tem uma visão em tempo real do time de vendas integrado ao setor financeiro, conseguindo ter uma visão clara do faturamento do mês. Com essa visão dos dados de vendas e financeiras, é possível tomar decisões em tempo real para alcançar melhores resultados.

Qual a diferença entre o ERP médico gratuito x ERP médico pago?

O ERP médico gratuito é uma versão básica do software, com funcionalidades limitadas. Pode ser útil para clínicas que possuem recursos financeiros limitados, mas pode não atender a todas as necessidades de uma organização maior.

Por outro lado, um ERP médico pago envolve, obviamente, um investimento financeiro. Geralmente, oferece uma gama mais ampla de recursos e funcionalidades avançadas. 

Assim, pode incluir recursos como integração com equipamentos médicos, módulos de análise de dados, suporte técnico dedicado e atualizações regulares do software. Essas funcionalidades adicionais podem ajudar os clínicos a melhorar sua eficiência, produtividade e qualidade dos serviços prestados.

No entanto, é válido considerar o custo de um ERP médico pago, especialmente para pequenas clínicas ou residentes. Deve-se levar em conta as necessidades da organização, o tamanho do negócio, o orçamento disponível e as funcionalidades exigidas antes de tomar uma decisão sobre qual opção escolher.

Em resumo, o gratuito é mais básico, sem custo inicial, mas com recursos limitados, enquanto o pago envolve um investimento financeiro, mas também oferece recursos mais avançados e suporte técnico. A escolha dependerá das necessidades e capacidade financeira da clínica ou profissional.

sistema de gestão para clínicas

O software de gestão para clínicas

Na hora de escolher o seu ERP para clínica médica, você precisa levar em consideração se ele contém as funcionalidades que vão oferecer benefícios para o dia a dia da sua clínica.

Leve em conta se o ERP possui algumas funcionalidades essenciais para uma gestão eficiente, e que, geralmente, são encontradas em um bom sistema para clínica como: controle financeiro, integração contábil, faturamento, sistema de cobranças e outras.

Falando nisso, o Clínica nas Nuvens, software médico para gestão de clínica, tem todas essas características de ERP que você precisa e ainda conta com muitos outros recursos para facilitar os processos e a rotina da sua equipe.

Com o software de gestão do Clínica nas Nuvens, sua clínica se beneficia ainda da agenda médica online, do prontuário eletrônico, telemedicina, cartão de benefícios, Business Intelligence, segurança dos dados e outras funcionalidades.

Por isso, peça já uma demonstração gratuita do Clínica nas Nuvens e transforme a gestão da sua clínica, aumentando a performance, melhorando os resultados financeiros e trazendo mais pacientes para seu negócio.

sistema de gestão clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se