Equipe multidisciplinar de saúde: o que você precisa saber para ter uma grande equipe na sua clínica

Equipe multidisciplinar de saúde: o que você precisa saber para ter uma grande equipe na sua clínica

Quando a clínica médica consegue ter uma equipe multidisciplinar de saúde, os pacientes sentem que as coisas acontecem com mais qualidade, agilidade e assertividade.  

Neste conteúdo, trouxemos uma série de informações relevantes a esse assunto, a fim de que você possa tirar suas dúvidas sobre a questão da equipe multidisciplinar de saúde: o que é, como funciona, sua importância e como montar a sua equipe. Fique por dentro!

Entenda o que é uma equipe multidisciplinar de saúde

Por se tratar de uma nomenclatura um pouco diferente, nem todas as pessoas que trabalham na área da saúde conhecem e, por isso, o questionamento sobre o que é equipe multidisciplinar na saúde, é bastante comum.

Pois bem, a equipe multidisciplinar de saúde é um grupo de profissionais com as mais diversas formações e atuando nas mais variadas áreas. Nesse cenário, cada profissional trabalha para que seu conhecimento proporcione uma ótima experiência para as pessoas. 

Sendo assim, o entrosamento e a soma de conhecimentos entre todos os profissionais, acaba gerando uma resposta positiva por parte do paciente e, consequentemente, grandes resultados para a clínica médica.

Resumindo, a equipe multidisciplinar de saúde procura englobar uma série de profissionais com especialidades diferentes, mas que, em contrapartida, sejam complementares e trabalhem de forma homogênea. Veja abaixo as áreas que geralmente se enquadram na equipe multidisciplinar.

  • Terapeutas ocupacionais;
  • Médicos;
  • Psicólogos;
  • Assistentes sociais;
  • Nutricionistas;
  • Fisioterapeutas;
  • Enfermeiros.
equipe multidisciplinar de saúde

A equipe multidisciplinar de saúde depende do perfil da clínica

É importante compreender que a equipe multidisciplinar de saúde também depende muito do perfil da clínica. Uma clínica que, por exemplo, trabalhe com a proposta da medicina integrada, pode ter ainda mais profissionais fazendo parte do grupo.

Nesse sentido, especialidades voltadas para as chamadas terapias alternativas também podem fazer parte e ajudar a construir um ambiente multiprofissional mais amplo. Veja abaixo outras áreas que podem se encaixar.

  • Acupuntura;
  • Homeopatia;
  • Aromaterapia;
  • Fitoterapia;
  • E outras.

Além disso, é importante que você, como médico e/ou gestor de clínica, também valorize a contratação de um bom atendimento multiprofissional, secretárias, pessoal das finanças, etc. Esses profissionais têm um impacto gigantesco na rotina do paciente e no crescimento da clínica. 

A importância da equipe multidisciplinar de saúde 

A importância da equipe multiprofissional na saúde reside no fato de que o paciente percorre uma verdadeira jornada pela clínica. Desde seu primeiro contato para agendar uma consulta, até depois do tratamento, é preciso que o paciente sinta que foi conduzido por uma equipe coesa, entrosada e uniforme. 

Essa equipe coordenada também consegue avaliar melhor as dores do paciente, pois a soma de saberes dos profissionais e as diversas perspectivas coletadas, produzem um diagnóstico mais rico, seguro e certeiro.

Isso tudo gera um plano para o tratamento do paciente com maior chance de eficácia. Além disso, todo o processo pelo qual o paciente passa ocorre de forma mais natural, leve e ágil, exatamente por haver afinidade entre os profissionais envolvidos. 

Veja as vantagens e benefícios de uma equipe multidisciplinar de saúde 

As vantagens em contar com uma equipe multidisciplinar são muitas. Todos ganham, pois o trabalho flui com mais tranquilidade. Veja alguns benefícios dessa prática.

Melhorias no atendimento

O atendimento é uma área vital para a saúde financeira das clínicas. Ganha-se e perdem-se muitos pacientes no atendimento. Por isso, um atendimento mais humanizado, integrado com as outras áreas da clínica e que se paute pelo trabalho em conjunto, é um diferencial. 

Chatbot para WhatsApp

Pacientes mais satisfeitos

A satisfação será muito maior em um ambiente onde existe harmonia entre os profissionais. A possibilidade de acerto nos diagnósticos e nos tratamentos aumenta muito e, como consequência, o bem-estar dos pacientes.

Aprendizagem constante

Os profissionais estão sempre trocando informações, dialogando e aprendendo uns com os outros. Esse ambiente gera resultados excelentes para todos os envolvidos dentro da clínica.

O trabalho em conjunto da equipe multidisciplinar de saúde 

Vamos imaginar um paciente que tenha diabetes. Nesse caso, além dos profissionais envolvidos no atendimento e recepção desse paciente na clínica, é importante que, além do médico, a pessoa receba ajuda na parte de nutrição e psicologia. 

Assim, enquanto o médico trata da parte de orientação, medicação e monitoramento da saúde da pessoa, o nutricionista vai montar um novo plano alimentar para o paciente. Já o psicólogo irá ajudar na adaptação da pessoa ao seu novo estilo de vida. 

Dentro desse contexto, o paciente receberá auxílio de profissionais diversos, porém todos estarão alinhados através de um mesmo objetivo. E esse alinhamento profissional proporcionará ganhos expressivos no que diz respeito à saúde da pessoa atendida.  

Tenha uma equipe multidisciplinar de saúde em sua clínica

Agora que você já conhece o papel da equipe multidisciplinar, precisa construir um bom grupo de trabalho. Além disso, é importante ter treinamentos adequados, desenvolver um ambiente saudável e comunicativo e proporcionar uma boa gestão de conflitos. 

Outra decisão inteligente nesse sentido é investir em um software para gestão de clínicas, como o Clínica nas Nuvens. Com um sistema para clínicas, toda a equipe consegue desempenhar suas atividades com mais tranquilidade, praticidade e otimizando o tempo. 

Conheça o Clínica nas Nuvens e descubra as muitas funcionalidades que o software para clínicas possui, como a agenda médica online, prontuário eletrônico, telemedicina, controle financeiro e muito mais.

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se