Uso de software no cadastramento de pacientes

Uso de software no cadastramento de pacientes

Uma empresa depende de clientes para prosperar. São eles que garantem a demanda e a execução dos serviços em troca da lucratividade. Da mesma forma, um consultório depende de pacientes para funcionar. Sem eles, não há trabalho para secretárias e, muito menos, médicos.

Por mais distintas que possam parecer, as duas situações apresentam muitas características em comum, a principal delas, o cadastro; tanto de clientes como de pacientes. Saber quem são e conhecer algumas características é uma das principais estratégias para o sucesso do consultório.

Certamente sua clínica já conta com um cadastro de pacientes, mas você já parou para pensar se ele é realmente eficiente? Há uma grande diferença entre uma coisa e outra. Um bom cadastro permite melhorar a rotina de trabalho e até mesmo o relacionamento com seus pacientes.

Contar com a ajuda da tecnologia é fundamental!

Já foi o tempo em que o cadastro dos pacientes era feito de forma manual, com o preenchimento de fichas que ficavam anos arquivadas em armários pelos cantos do consultório. A tarefa passou a ser realizada com o auxílio do computador e hoje ganhou os softwares online como aliados.

Sistemas conectados à internet permitem registrar todos os dados de pacientes diretamente na nuvem, sem ocupar espaço da memória do computador ou do seu consultório. Tudo fica armazenado de maneira muito mais prática, com acesso rápido e seguro de onde você estiver.

Você, médico, e toda sua equipe (que tenha acesso ao software) podem agilizar tarefas, facilitar rotinas e simplificar o atendimento com o acesso eficiente de dados e informações de pacientes. Para isso, basta estar conectado à internet de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo.

O que um software e um cadastro eficientes devem oferecer?

Já deu para perceber que contar com a ajuda da tecnologia é fundamental para obter um cadastro de pacientes eficiente. No entanto, alguns itens precisam ser levados em consideração para que o sistema seja realmente vantajoso para a clínica, o médico e toda sua equipe. São eles:

Segurança

Para oferecer total segurança a você e aos seus pacientes, o sistema precisa contar com certificado digital e criptografia de dados. Isso garante que as informações armazenadas estejam disponíveis apenas aos usuários autorizados e que tenham chaves de acesso previamente definidas.

Acessibilidade

O principal objetivo com um cadastro de pacientes é facilitar rotinas e o acesso à informação, por isso o sistema que abriga os dados precisa ser dinâmico e intuitivo. Nome, endereço, telefone e o histórico do paciente devem ser acessados com facilidade, através de uma busca rápida e atalhos bem definidos.

Compatibilidade com dispositivos

De nada adianta possuir um bom cadastro se todos os dados estiverem inacessíveis quando você estiver fora da sua clínica. Com a rotina agitada, ter acesso às informações de qualquer lugar e qualquer dispositivo, seja ele tablet, smartphone ou notebook, conectado à internet, é fundamental.

Multiusuários

Um cadastro eficiente de pacientes também deve permitir que mais de uma pessoa tenha acesso ao sistema para encontrar e modificar os dados quando necessário. Dessa forma, tanto você, quanto sua secretária ou outros profissionais do consultório pode consultar informações e desburocratizar rotinas.

Quer saber mais sobe o assunto? Então, acessa o post: 5 informações para entender como funciona um software para clínicas e consultórios.

Sistema para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se