Salas de recepção de consultórios e clínicas médicas, convenhamos, costumam não ser os ambientes mais agradáveis do mundo. Os pacientes que ali estão, muitas vezes, ocupam o espaço tomados pelo medo e a ansiedade e, alguns fatores, podem piorar essa situação.
Sofás ou cadeiras desconfortáveis espalhadas pela sala, revistas antigas empilhadas em um canto e o silêncio interminável que deveria até ser sinônimo de tranquilidade, podem acabar criando um clima bastante desfavorável. E, tudo isso, influencia no comportamento do seu paciente.
Entre os itens citados acima, o que mais interfere negativamente na recepção de um consultório é a sonorização, ou a falta dela, no caso. O ouvido é um órgão extremamente sensível e nos permite identificar e interpretar ondas sonoras que afetam nossa memória e comportamento.
Por isso, investir em um som ambiente para a recepção da sua clínica é essencial para criar um clima tranquilo e favorável para você e seus pacientes. E, para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas. Acompanhe!
Faça uma boa seleção de músicas
Uma boa seleção de músicas faz toda a diferença e contribui em diversos aspectos: melhora a imagem do serviço, deixa os funcionários mais alegres e torna o ambiente diferenciado e aconchegante. Mas, pra isso, é preciso fazer as escolhas certas.
Opte por sons mais calmos como música clássica ou romântica. Para variar, você pode incluir também na seleção ritmos como Jazz, MPB e Bossa Nova. Mas, atenção: lembre-se sempre de variar entre um artista e outro, afinal nem todo mundo pode gostar do mesmo cantor.
Fuja de ritmos agitados
O que você quer é criar um clima de tranquilidade, portanto fuja de ritmos agitados. Eles não ajudam em nada para deixar o paciente mais relaxado, muito pelo contrário, podem acabar tornando a tensão ainda maior.
Uma boa dica é utilizar música instrumental. Ela costuma se encaixar perfeitamente com o ambiente de clínicas médicas e consultórios. Barulho de chuva, sons de florestas ou de riachos são boas opções, pois ajudam no equilíbrio entre corpo e mente do paciente.
Invista em equipamentos de sonorização
Utilizar as caixas de som do computador ou notebook da recepção para o projeto não é uma boa alternativa, já que a qualidade da música será prejudicada. Para conseguir produzir um bom som ambiente, é preciso também investir em equipamentos de sonorização.
Consulte uma empresa especializada, pois eles certamente saberão como criar um bom som ambiente no seu consultório e na sua sala de espera, afim de melhorar ainda mais o relacionamento com seus pacientes.
Você também pode gostar destes conteúdos:
- Paredes de clínica ou consultório: escolha o papel certo.
- 10 dicas de decoração para sua clínica ou consultório médico.
- Clínica de autismo: como aumentar a qualidade do atendimento ao paciente.
- Como aumentar a satisfação dos pacientes na sua clínica?
- 4 dicas para atender idosos em clínicas e consultórios.