Para quem deseja empreender, é essencial ser criativo. A criatividade permite que sejam encontradas saídas para problemas rotineiros, buscando, ainda, a redução de custos para garantir a sustentabilidade do negócio.
Por mais difícil que pareça para quem está iniciando a carreira, é possível ter a sua própria clínica ou consultório, garantindo os dias de folga e férias através da estabilidade e independência financeira.
É exatamente nesse sentido que o conceito de economia criativa surge: trata-se de um novo modelo de gestão mais flexível, mais aberto e menos burocrático que visa à redução de custos, à otimização de tarefas e, portanto, à manutenção da saúde financeira de clínicas e consultórios.
Transformações
O advento da tecnologia trouxe consigo modificações expressivas sobre o relacionamento de empresas e clientes. No ramo da saúde não foi diferente: os pacientes têm a possibilidade de escolher o profissional que irá atendê-lo e isso muda toda a dinâmica conhecida até então.
Médicos de diferentes especialidades sentem a necessidade de se reinventar, de investir em um atendimento – de fato – especializado, de criar novas maneiras para fidelizar e estreitar o relacionamento com os atuais pacientes, bem como estar inserido em canais nos quais seus potenciais pacientes também estão.
A economia criativa, por sua vez, faz-se necessária em cada processo interno da clínica ou consultório: desde o planejamento até a análise das ações desenvolvidas.
4 mudanças reais que a economia criativa pode proporcionar
Planejamento colaborativo
O velho ditado de que duas cabeças pensam mais do que uma faz todo o sentido aqui. Envolver a equipe no desenvolvimento do planejamento da clínica ou consultório, reunindo as melhores ideias é essencial. A administração horizontal, dando real importância e voz aos que compõem o time, também é um requisito importantíssimo para a efetivação da economia criativa.
Entender o seu paciente
Você realmente conhece o seu paciente? Sabe seus gostos? Sua forma de viver? O que ele pensa? O que deseja? Quais são seus obstáculos? Definir o perfil do público ideal permite que você adapte seus serviços às necessidades dos pacientes e, paciente satisfeito, é paciente fidelizado.
Evolução
Economia criativa é sobre não ter medo de mudar. É sobre entender que cada transição traz novas oportunidades de adequar o que não está dando certo e, além disso, dar novos passos para fazer a diferença no mercado.
Tecnologia
Desburocratizar, facilitar, organizar: softwares são ferramentas que ajudam a colocar em prática uma economia criativa de verdade. Esses sistemas automatizam tarefas rotineiras, centralizam o registro de informações e permitem o controle totalmente online da gestão de clínicas e consultórios.
Conheça o Clínica nas Nuvens: o sistema médico on-line que veio para facilitar o seu dia a dia141
O Clínica nas Nuvens é um software médico completo para o gerenciamento de clínicas e consultórios. Independente da área de saúde.
Clique aqui, faça o teste grátis e utilize todos os recursos do sistema por um período de 15 dias!