Diferenças entre agenda médica em Excel e agenda médica online

Diferenças entre agenda médica em Excel e agenda médica online

Como você sabe, as agendas médicas são essenciais para o bom funcionamento da clínica. Hoje em dia, as formas mais encontradas de agendas são a agenda médica em Excel, feita no papel ou através de sistemas online.

De fato, com um controle adequado das agendas médicas, tanto os profissionais, secretárias e médicos, principalmente, quando os pacientes, conseguem realizar seus compromissos dentro do que foi estipulado previamente.

Neste material veremos mais sobre a diferença entre as agendas médicas em Excel e as agendas médicas online, para que você consiga ter uma ideia do que é mais interessante para a sua clínica. Acompanhe o texto!

O que é a agenda médica em Excel

O Excel é um software da Microsoft utilizado, principalmente, como editor de planilhas. Instalado em computadores que utilizam o sistema operacional Windows, ele tem muitos recursos para controle e organização no ambiente empresarial. 

No caso da agenda médica em Excel, é possível criar uma planilha exibindo os dias e horários das consultas. Dessa maneira, pode-se controlar os pacientes do dia, as confirmações e os cancelamentos realizados.

Depois de organizar a planilha com as consultas, é preciso salvar o arquivo no computador e, sempre que alguma alteração tiver que ser feita, o arquivo deve ser atualizado. 

Vantagens da agenda médica em Excel

Podemos citar como uma das vantagens da agenda médica em Excel o fato de não ser a já ultrapassada agenda médica de papel. De fato, muitas clínicas ainda utilizam o papel como instrumento de agendamento e isso pode trazer alguns problemas.

Com a agenda médica de papel, se faz necessário armários para guardar os documentos e, com a passagem do tempo, ocorrem as deteriorações. Além disso, pode ocorrer a perda de algum documento importante.

Já com a agenda médica em Excel, estabelecendo uma planilha de controle de pacientes, os dados ficam armazenados no computador, salvos em arquivo digital. Também é muito mais prático realizar alterações em caso de erros ou mudanças repentinas, como os cancelamentos.

Chatbot para WhatsApp

O que é a agenda médica online

Agora vamos falar sobre a agenda médica online, que tem algumas características em comum com a agenda médica em Excel, mas, por outro lado, também difere em outras questões.

Antes de mais nada, é importante dizer que a agenda médica online é uma ferramenta que não é salva no computador, pois os dados e informações criados na agenda ficam salvos na nuvem. 

Com ela é possível definir uma série de ações e enviar, por exemplo, imediatamente para outros profissionais, pacientes, fornecedores, etc., através da internet. 

Dessa forma, tudo o que for criado na agenda que é feita no Excel, pode ser elaborado na agenda online, com os benefícios que a internet proporciona, como a interação entre vários profissionais, trabalhando no mesmo arquivo em tempo real. 

Vantagens da agenda médica online

A agenda médica online é uma versão atualizada das agendas médicas. Por serem online, são muito mais seguras do que as agendas físicas ou mesmo as criadas em arquivos digitais salvos no computador.

A segurança se dá justamente por poder atualizar e ter o salvamento automático do arquivo, além de estarem armazenadas em servidores com protocolos de segurança avançados.

Além disso, para qualquer mudança que seja necessária, a agenda online possibilita que isso seja feito em grande escala, ou seja, é possível atualizar várias agendas ao mesmo tempo.

Nessa mesma linha, tanto para o agendamento quanto para o reagendamento de consultas, a agenda médica online é mais prática e dinâmica. E ainda, quando se faz necessário compartilhar informações, a agenda online tem a vantagem de possibilitar esse compartilhamento em tempo real.  

marketing para clínicas

Como escolher a melhor para sua clínica

Agenda médica precisa ser um dos elementos mais importantes a serem analisados e definidos na clínica médica. Uma agenda que traga facilidade para os processos internos, faz toda diferença no dia a dia de trabalho.

Por isso, é necessário pensar bem e avaliar com cuidado qual o melhor instrumento, ferramenta ou tecnologia deve ser usada para a concepção da agenda utilizada na clínica. 

Com uma agenda em Excel, tem-se uma planilha onde todos os cadastros são feitos, com demarcações de data, hora e outras informações que competem a consulta e com um arquivo salvo na máquina.

Já com um sistema de agendamento online, tudo o que é feito no Excel pode ser concebido da mesma maneira, mas com algumas vantagens já citadas, como maior segurança, compartilhamento instantâneo e mais agilidade na troca de informações.

De uma forma ou de outra, cabe a quem toma as decisões dentro da clínica, ponderar o que realmente necessita para o momento e implementar o que considera mais adequado.

A agenda médica do Clínica nas Nuvens

O Clínica nas Nuvens, software para clínica, possui em seu leque de funcionalidades a agenda médica online. Com ela, é possível organizar os procedimentos da clínica de forma simples e ágil.

Além disso, é possível enviar mensagens através do WhatsApp, e-mail ou SMS para os pacientes, de forma automática, programando o envio e encaminhando para um grande número de pessoas, se for o caso.

E por se tratar de um software para clínicas, o próprio paciente pode agendar ou cancelar, desde que o site do cliente possibilite e esteja integrado ao Clínica nas Nuvens, pois o sistema atualiza simultaneamente o status. São muitos recursos como relatórios de agendamentos, call center, integração com cartões de crédito e muito mais.

Solicite uma demonstração gratuita e veja de perto todas as funcionalidades que o Clínica nas Nuvens disponibiliza para ajudar sua clínica a ter melhores resultados e lucrar mais.

Software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se