Qual a diferença entre receita e faturamento na clínica 

Qual a diferença entre receita e faturamento na clínica 

Na gestão é fundamental entender conceitos como a diferença entre receita e faturamento na clínica. Enquanto a receita representa os ganhos efetivos da prestação dos serviços, o faturamento reflete o valor das vendas registradas, independente de terem sido pagas ou não. 

Esses termos podem parecer similares à primeira vista, mas conhecer suas particularidades pode ter um grande impacto na administração financeira da clínica.  

Vamos entender mais profundamente do que se tratam os termos e identificar meios que facilitam a gestão financeira como um todo. Acompanhe! 

fluxo de caixa para clínica

O que é receita? 

Para começarmos a entender a diferença entre receita e faturamento na clínica, vamos ao primeiro conceito. Receita são todos os ganhos efetivos resultantes das vendas de bens ou serviços de uma empresa, no caso, todos os valores que entram em caixa vinda da execução das atividades clínicas. Existem tipos específicos de receita conforme veremos abaixo. 

Receita Bruta  

A receita bruta da clínica é toda a receita vinda das consultas, exames e demais atividades da clínica, sem retirar qualquer despesa comercial. Basicamente, para saber a receita bruta, basta calcular todos os valores que entraram no caixa, em determinado período.  

Em caso de pagamentos parcelados, só contará como receita o valor que entrar naquele mês. Ou seja, se houve um pagamento de R$800,00 dividido em 4x, conta-se apenas R$200 reais de receita a cada parcela. Assim como nos meses subsequentes. 

Receita liquida  

Já a receita liquida da clínica é o que resta quando se subtrai todos os descontos como despesas comerciais e impostos. Vale destacar que este resultado não é faturamento, tampouco lucro. Existem outros critérios que veremos a seguir para defini-los. 

O que é faturamento? 

O faturamento do consultório é o valor total das vendas que você emitiu em faturas, independentemente de ter recebido ou não o dinheiro ainda. Em termos simples, é a quantia total que uma empresa “registra” com suas atividades comerciais. 

Quando uma empresa emite uma fatura ou nota fiscal para um paciente, está documentando formalmente a venda de um produto ou serviço, mesmo que o cliente parcele, o faturamento vai registrar o valor total da venda. 

E qual a diferença entre receita e faturamento na clínica? 

Caso ainda reste alguma dúvida, vamos especificar a diferença entre receita e faturamento na clínica. Enquanto a receita são os valores que já estão presentes em caixa, o faturamento conta os que estão em caixa e também valores que ainda podem entrar, derivados de uma venda que já ocorreu. 

A diferença entre receita e faturamento na clínica pode ser significativa para entender a saúde financeira da clínica, já que o faturamento pode ser maior do que a receita devido a fatores como pagamentos a prazo e inadimplência de pacientes

E como fazer a gestão do faturamento e receita da clínica? 

Agora que você entendeu a diferença entre receita e faturamento, o meio mais simples e eficiente de cuidar das finanças da clínica médica é através da automatização dos processos. Um software para clínicas ajuda no registro preciso de todas as transações, mantendo clareza no fluxo do caixa. Dessa maneira, garante que todas as receitas sejam devidamente organizadas. 

Um bom sistema para clínicas que ajuda na gestão do faturamento da clínica, faz faturamento TISS, facilita a emissão de faturas e notas fiscais e gera relatórios financeiros em tempo real para acompanhamento e tomadas de decisão. Sua clínica passa a ter todo o controle de contas a pagar e receber, e estabelece com tranquilidade estratégias de precificação, investimentos e alocação de recursos. 

Em suma, é importante que você, enquanto gestor de uma clínica, conheça a fundo todos os termos que envolva o bom funcionamento do seu empreendimento para melhorar a receita da clínica. Mas também não precisa se preocupar com certas atividades que podem ser facilmente empregadas por um software para clínicas de qualidade. 

O melhor de tudo é que você pode entender a diferença entre receita e faturamento na prática, antes mesmo de contratar um software médico. Nós do Clínica nas Nuvens estamos oferecendo uma demonstração gratuita para que você visualize, tanto o faturamento e a receita, quanto as demais áreas da clínica, de forma automática e eficiente. Quer saber mais? Solicite a sua demonstração!  

Compartilhe
Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
Compartilhar Inscreva-se