10 dicas para uma carreira médica de sucesso

10 dicas para uma carreira médica de sucesso

Nem só de estudo se faz uma carreira médica de sucesso. Manter-se estudando faz parte sim de ser médico, porém, existem outros fatores decisivos para se manter bem-sucedido na profissão.

Aqui neste post trouxemos onze dicas especiais para profissionais da medicina que querem atingir o sucesso e mantê-lo por um longo tempo em suas carreiras.

Vale lembrar que a profissão por si já é bastante promissora, mas o que faz um profissional da área se destacar além do esperado está relacionado ao esforço de cada um em relação ao seu objetivo, assim como postura ética e valores humanos.

Veja a seguir cada uma das 10 dicas que coletamos em nossa pesquisa!

1. Aproveite o período da residência

A residência é um período de extrema importância para a carreira de Medicina. Logo, é necessário valorizar essa fase e ter paciência para adquirir toda uma bagagem que será levada adiante durante toda a carreira.

2. Tenha uma boa comunicação com seus pacientes

A linguagem de um profissional da Medicina é diferente em cada contexto que ele estiver. Em um ambiente acadêmico, ela será mais rebuscada. No hospital, com a equipe da recepção, simples e objetiva. Com profissionais da mesma área, pode e deve se utilizar uma linguagem técnica.

E, logicamente, com os pacientes, ela terá que ser o mais clara possível. A comunicação é uma das principais ferramentas do médico e pode ser decisiva para o sucesso de tratamentos.

3. Invista em atualizações

Como se sabe, atualizar-se é uma tarefa constante de quem é da área médica. Portanto, parte do dinheiro e do tempo do profissional deve sempre ser investido em atualizações, cursos, congressos, livros, etc.

4. Desfrute de uma vida pessoal equilibrada

A vida pessoal equilibrada é essencial para dar conta de longas horas de trabalho. Além disso, para ter atenção plena no trabalho e evitar erros que possam custar a integridade de alguém e da própria carreira, é preciso estar também saudável.

5. Tenha uma rotina organizada

Nos dias de hoje, atrasos constantes não são mais sinônimo de “agenda lotada”, mas de desrespeito e falta de organização. Portanto, é essencial ter uma rotina organizada e cumprir os horários para se ter uma carreira de sucesso que dure bastante tempo.

6. Adquira outros tipos de conhecimento

É muito comum que profissionais que precisam estar sempre atentos à literatura de sua área não tenham tempo para se dedicar a outros tipos de conhecimento.

Porém, quanto mais bagagem intelectual, cultural e social um profissional tiver, principalmente aquele que lida com pessoas, melhor ele se torna.

7. Conserve um olhar integral sobre o paciente

É comum que ao longo do tempo profissionais da área de Saúde perderem um pouco da sua sensibilidade em relação ao sofrimento de pacientes. Até porque a frequência com a qual lidam com essa situação impossibilita um envolvimento maior com cada caso.

No entanto, é importante conservar uma postura respeitosa em relação ao sofrimento físico ou psíquico que um enfermo passa. Primeiro, porque ser médico está muito além de medicar. Segundo, porque a empatia facilita essa interação e, até mesmo, potencializa a melhora de quadros e da relação médico-paciente.

8. Mantenha bom relacionamento com a equipe de trabalho

Além de serem pessoas com as quais se convive bastante tempo, a equipe de trabalho traz um enriquecimento à profissão que não se aprende em nenhum livro.

Normalmente, se tem profissionais de diferentes áreas, as famosas equipes multidisciplinares, o que é um aspecto positivo tanto do ponto de vista do conhecimento partilhado quanto do olhar de quem precisa dos cuidados, no caso, o paciente.

9. Conheça mais sobre gestão de clínicas e consultórios

Médicos quase sempre acabam abrindo consultórios ou gerenciando clínicas. Por isso, conhecer sobre a gestão desses estabelecimentos é de extrema relevância para a sua atuação.

10. Invista em tecnologia para focar nos pacientes

Desde a marcação da agenda até a maneira pela qual você acessa os dados de seus pacientes, todas as etapas de atendimento podem ser beneficiadas por novos recursos e ferramentas tecnológicas.

Estar em dia com a tecnologia não é só prezar pela eficiência, mas transmitir uma imagem mais moderna para o paciente, o qual observa atentamente o seu modo de trabalhar e o seu conhecimento.

Com softwares que desempenham a maior parte das tarefas da rotina do consultório, o atendimento ao paciente ganha muito mais qualidade e se torna um diferencial para construir uma carreira médica de sucesso.

Conheça o nosso site e veja como a tecnologia pode transformar o trabalho em clínicas e consultórios para melhor!

Você também pode gostar destes conteúdos:

Sistema para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se