6 dicas essenciais para gestão de clínica de nutrição 

6 dicas essenciais para gestão de clínica de nutrição 

Muitos pacientes não veem e alguns profissionais em início de carreira esquecem, mas por trás de cada consulta bem-sucedida e plano de alimentação personalizado, há uma gestão de clínica de nutrição que demanda habilidade, dedicação e visão estratégica. 

Todo profissional que deseja empreender precisa ir além dos conhecimentos em saúde e nutrição e buscar conhecimentos em implementação de processos, liderança de equipes e implementação de estratégias 

Esses são apenas alguns critérios fundamentais para ter uma clínica de sucesso. Neste artigo você vai encontrar uma série de dicas que podem facilitar processos e otimizar ainda mais a gestão. Confira! 

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Dicas de gestão para nutricionistas 

O encontro entre saúde e negócio acontece dentro de toda clínica ou consultório. O que vai determinar o sucesso do empreendimento une características desses dois pontos: a qualidade dos serviços e a eficiência da gestão. Abaixo criamos dicas essenciais de como administrar uma clínica de nutrição. Veja! 

Tenho objetivos claros 

No famoso livro de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll já dizia: “Se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Você não construiu um negócio do zero para deixar correr solto, não é mesmo? 

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você, como gestor da clínica de nutrição, tenha uma visão clara do futuro que deseja para o seu negócio. Quando você sabe onde quer chegar fica mais simples de transformar uma visão de futuro em objetivos mensuráveis e ações práticas. 

Você pode determinar, por exemplo, se deseja crescimento do número de pacientes atendidos, aumento da receita, introdução de novos serviços ou expansão para novas áreas. Depois comunicar com clareza a todos os profissionais envolvidos, que, a partir daí vão ter um direcionamento. Cada atividade exercida na recepção, consultório, estoque, vão ser movidas por esse objetivo. 

Gerencie as finanças da clínica com sabedoria 

Um dos principais pontos de atenção para a sustentabilidade de qualquer negócio é, sem dúvida, o controle financeiro. Mas a gestão financeira para nutricionistas pode parecer um bicho de sete cabeças. 

Não precisa fazer a gestão da clínica de nutrição sem apoio! Você pode e deve contar com um profissional da área, mas como principal responsável pelo negócio é fundamental entender que é mais que necessário ter um plano de negócios para orientar as decisões financeiras da clínica. 

Para isso é importante manter o registro detalhado de todas as transações da clínica. E revisar regularmente estes registros para entender áreas onde os gastos podem ser reduzidos e oportunidades para aumentar a receita. 

Estabeleça processos 

Cuidar do operacional é também cuidar do coração da clínica de nutrição. Uma gestão eficiente, que deixe claro o nível de organização, tem processos muito bem desenhados. Isso significa ter um sistema de agendamento prático, políticas de remarcação claras, tempo de atendimento justo, registro de informações seguro, comunicação interna funcional e muito mais! 

Criar processos e uniformizar a qualidade da gestão de ponta a ponta é bem mais simples se for feito com o auxílio de um sistema para clínicas de nutrição, que vai funcionar de forma integrada e registrar todas as ações. 

Priorize o atendimento ao paciente 

Com processos estabelecidos, os pacientes já vão ser capazes de ver a clínica com outros olhos. O bom atendimento está diretamente ligado a padrões e organização. 

Treinamento da equipe para que todas as interações tenham o mesmo padrão de qualidade faz toda a diferença. Oferecer personalização nos serviços reconhecendo que cada paciente é único, ajuda a fidelizar e o torna um promotor da marca, ajudando na aquisição de novos pacientes. 

Faz parte da gestão de clínica de nutrição criar uma base de pacientes leais e satisfeitos que automaticamente contribuem para resultados mais positivos em termos sustentabilidade do negócio. 

Dê atenção a estratégias de marketing 

A promoção dos serviços oferecidos pela clínica de nutrição é essencial para atrair novos pacientes e manter um fluxo saudável de pacientes. O básico para isso é ter uma presença online considerável, mas quanto mais se dedicar a isso e elaborar um plano de marketing, melhor. 

Hoje em dia é difícil encontrar quem não busque mais informações sobre uma clínica nos sites de busca e redes sociais. Utilize plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram, para se conectar com seu público-alvo. Publique conteúdo relevante e educacional, como dicas de nutrição e receitas saudáveis. 

Invista em tecnologia 

Como afirmamos acima, a tecnologia desempenha um papel fundamental na gestão de clínicas de nutrição. Existem sistemas como o Clínica nas Nuvens que foram desenvolvidos justamente para apoiar cada uma das etapas de gestão, em todos os setores da clínica. 

Um software para gestão de clínicas vai muito além da gestão, também possui agenda online, mantém registros de pacientes, processa pagamentos e faturamento, controla o estoque de suprimentos, e possui até mesmo um prontuário eletrônico completo e personalizável. 

Ao investir em um sistema para nutricionistas como o Clínica nas Nuvens, você vai modernizar a gestão da clínica de nutrição, tornando-a mais eficiente e precisa tanto para os pacientes quanto para a equipe. 

Conheça o quanto um software para clínica de nutrição pode fazer pela sua gestão. Conheça o Clínica nas Nuvens! 

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Mariana dos Santos Jose

Mariana dos Santos Jose

Redatora com expertise em criação de conteúdos digitais de negócios para negócios. Focada em tecnologia, acredita nas palavras como pontes para soluções com iniciativas valiosas como o Clínica nas Nuvens.
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