Dia do médico: desafios de quem salva vidas diariamente

Dia do médico: desafios de quem salva vidas diariamente

Jornadas infinitas de trabalho alternadas com plantões de mais de 12 horas: médicos – principalmente aqueles em início de carreira – deparam-se com um dia a dia que exige muito fôlego e, principalmente, muito amor à profissão.

Falar em desafios quando se trata desta profissão é quase um pleonasmo, afinal de contas, cada caso, cada paciente, é um aprendizado e um estímulo para salvar vidas. E, neste dia 18 de outubro, Dia do Médico, este post trata dos desafios encontrados por esses profissionais que merecem todo nosso respeito e admiração.

A evolução da Medicina

Assim como muitas outras profissões, a Medicina sofreu grandes transformações desde seu início. No entanto, o status relacionado à profissão se mantém e cresce a cada dia, afinal, ter nas mãos o dom de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas é algo que não é digno de todo respeito.

A forma de exercer a profissão, os instrumentos e conhecimentos, desde os primórdios, evoluíram e possibilitaram descobertas que impactaram na vida dos pacientes e, muito além disso, na vida dos profissionais da saúde. A cada dia, novos médicos e médicas iniciam suas carreiras e inovam as maneiras de atender, mantendo, por outro lado, a ética, a transparência e os valores morais.

Uma das mudanças de maior expressividade está no fato de que passamos a encarar a saúde como algo preventivo e não de tratamento. Os profissionais da saúde recebem diariamente em suas clínicas e consultórios, pessoas para fazer a famosa “consulta de rotina” ou um check-up.

Software para clínicas

Desafios atuais da Medicina

Dentro deste panorama, ao passo que as pessoas estão frequentando com maior assiduidade os estabelecimentos de saúde, por outro lado, o ritmo da vida moderna tem gerado maiores problemas de saúde, dificultando a manutenção do bem-estar por falta de alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Dessa maneira, é o médico que tem sido figura importante para gerar essa conscientização, oferecendo informação de qualidade, bem como fornecendo orientações práticas para o dia a dia de seus pacientes.

Os desafios consistem em manter acesa a necessidade de cuidados diários que impactam diretamente na melhora da qualidade de vida. Em meio a um cotidiano repleto de urgências e prioridades profissionais, cabe ao médico ser um amigo na manutenção da saúde.

A parceria entre médicos de diferentes especialidades também é um desafio e um diferencial de peso. Aliar conhecimento na busca por oferecer um diagnóstico mais assertivo ao paciente, reflete uma tendência da Medicina para os próximos anos.

Os médicos e médicas encontram, ainda, nas tecnologias, uma fonte eficaz de relacionamento com seus pacientes, criando relações de confiança e obtendo resultados mais satisfatórios nos tratamentos. Aos que já possuem ou pensam em iniciar suas clínicas e consultórios, a tecnologia, os dispositivos móveis e a internet são ferramentas que desempenham um papel de grande importância.

O gerenciamento administrativo de clínicas e consultórios, o registro organizado de prontuários com fácil acesso, bem como o estreitamento dos relacionamentos com pacientes são alguns dos benefícios e vantagens do uso desses instrumentos.

O que o futuro reserva para a área médica?

Com tantas modificações, além do surgimento diário de inovações, torna-se difícil saber quais serão os próximos passos. O que se sabe, todavia, é que o papel do médico ganhará ainda mais amplitude de atuação, principalmente no que tange aos cuidados preventivos e a informação terá papel de destaque.

As previsões são positivas e os médicos, com certeza, continuarão sendo reconhecidos pela sua luta constante em oferecer mais saúde, mais bem-estar e mais qualidade de vida a todos.

“O Clínica nas Nuvens deseja, neste dia 18 de outubro, um feliz Dia do Médico a todos os profissionais da saúde que têm paixão pelo que fazem e, acima disso, muito amor à vida!”

Sistema para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se