Dicas de decoração para sua clínica de estética

Dicas de decoração para sua clínica de estética

A decoração de clínica de estética é um assunto importante em um mercado tão competitivo quanto o que vivemos. Por vezes, são os detalhes que fazem toda a diferença entre ter mais pacientes chegando e ver a clínica vazia. 

Neste conteúdo vamos trazer algumas ideias e dicas para a decoração de clínica de estética. Acompanhe o conteúdo e saiba mais sobre a questão das cores, dos móveis, iluminação, a composição dos espaços e outras questões. 

Decoração para clínica de estética

Você que está abrindo sua clínica, pense que a decoração para clínica precisa gerar bem-estar para seus pacientes, mais conforto, qualidade, tranquilidade e que isso, certamente, também influenciará no trabalho dos seus profissionais.

É importante você entender que um ambiente confortável é equilibrado, nem muito carregado de objetos e nem totalmente vazio. O que você precisa ter em mente é que as pessoas vão se deslocar e, por isso, planejar os espaços para que isso ocorra com tranquilidade. 

Veja na sequência alguns pontos que destacamos para que você vá considerando quando estiver montando sua clínica de estética ou reformando o espaço. São dicas e conselhos que podemos lhe ajudar. Você também pode gostar deste conteúdo sobre como manter o estoque da sua clínica de estética.

Software para clínica de estética

Algumas ideias para as cores

Quando pensamos em cores para decoração de clínica de estética, temos que levar em consideração que o público majoritário, geralmente, é o público feminino. Tendo isso em vista, é interessante que você opte por cores mais claras, como tons mais leves de amarelo, salmão e bege, por exemplo.

Porém, se o seu público for masculino, então invista em tons mais frios e sóbrios, como tons de azul, verde, marrom, etc. De uma maneira ou outra, os tons mais terrosos transmitem uma sensação de elegância ao ambiente. 

É sempre relevante pensar também que as cores têm o poder de mexer com as sensações e sentimentos. Na psicodinâmica das cores, é levado em consideração algumas ideias, como a questão do vermelho, que pode transmitir a ideia de sensualidade, mas também de alerta ou atenção. Estude um pouco sobre isso!

Outra questão que deve ser analisada, é quanto ao trabalho de cores envolvendo a sua própria marca. Para manter uma identidade visual, não é conveniente que você fuja completamente, no seu espaço de trabalho, das cores usadas na marca. Sendo assim, pense bem quando estiver definindo as cores da sua marca.

Cuidados com a mobília

Vamos trazer para a ambientação uma sala de recepção, que é onde, prioritariamente, os móveis devem ser pensados com mais afinco. Vamos imaginar a sala de recepção, levando em conta a decoração para recepção de clínica de estética.

É necessário, na decoração de recepção, que você invista em cadeiras, sofás e poltronas, antes de mais nada, extremamente confortáveis, para que seus pacientes não tenham vontade de sair dali e ficar em pé no corredor, devido a uma dor nas costas ou qualquer outro incômodo. 

Lembre-se que os pacientes podem passar um bom tempo na sua sala de recepção, então, invista em conforto. Além disso, invista também em beleza, compre móveis que sejam bonitos, sofisticados e que chamem atenção de maneira positiva. 

No mais, em relação a decoração para recepção, você pode colocar uma televisão transmitindo conteúdo interessante. Também é elementar ter uma boa máquina de café e água, uma bancada com alguns biscoitos também proporciona um clima agradável para os pacientes.

decoração de clínica de estética

A importância do espaço

A questão do espaço na clínica, mais especificamente na sala de espera, mas que também pode ser pensado para os consultórios, é um tema que merece atenção. 

É interessante trabalhar com um ambiente mais minimalista, com objetos de decoração bem espalhados e dentro de um planejamento que gere a sensação de ordem. 

Salas pequenas e cheias de “entulhos”, não são vistos com bons olhos pelos clientes. Também não é legal deixar as pessoas espremidas nos sofás, em espaços curtos e desconfortáveis.

Uma dica interessante, caso sua sala não seja muito grande, é inserir espelhos, pois eles passam a sensação de amplitude e acabam transmitindo a impressão de que os ambientes são maiores do que realmente são.

A questão da iluminação

Este é um dos pontos mais importantes na decoração de clínica de estética. A iluminação precisa ser pensada com cautela e um bom planejamento, para que os pacientes se sintam confortáveis no local.

A dica principal aqui, para a sala de espera, é você investir em uma iluminação que não seja nem muito escura e nem muito clara (branca demais) e optar por luzes indiretas e mais amareladas. As luzes amarelas são mais relaxantes, transmitem a sensação de tranquilidade. 

Já para a sala de consulta e, principalmente, a sala de procedimentos, é importante utilizar luzes brancas e frias, pois elas mantêm um clima de sobriedade no local, passam a ideia de limpeza e são ideais para onde precisa-se de atenção. 

Aromatização

A decoração de clínica de estética também precisa ter como tópico a questão da aromatização. O cheiro faz toda a diferença em qualquer ambiente. Por isso, a importância de você, gerindo sua clínica, observar essa questão.

Existem vários itens que são vendidos em lojas, que podem ser utilizados, como aromatizadores de vareta, aromatizadores spray que são acionados por movimento, entre outros produtos. 

Porém, é preciso pensar que existem pessoas alérgicas a certos aromas, outras que se sentem mal com cheiros muito fortes. Então tome cuidado quanto a isso e seja prudente.

Uma dica importante é você não utilizar aromas muito doces, muito cítricos ou muito fortes. Esses tipos de cheiros afastam as pessoas, por isso, opte por amoras suaves, para não prejudicar o bem-estar de quem aguarda sua vez de consultar.

Software para clínicas

Sistema para clínica de estética

Se você gostou do nosso conteúdo, também vai curtir este material que fala sobre o Clínica nas Nuvens, software de gestão para clínicas de estética, que vai revolucionar o dia a dia na sua empresa.

Você também pode gostar destes conteúdos:

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se