Soluções que melhoram o controle financeiro de clínicas  

Soluções que melhoram o controle financeiro de clínicas  

Para que a clínica tenha um controle financeiro eficiente, é preciso mais do que organização e comprometimento por parte do gestor e dos profissionais da contabilidade. Hoje, com o avanço da tecnologia, é quase impossível manter o caixa da empresa em ordem, sem ajuda das ferramentas corretas. 

Neste conteúdo, vamos apresentar como a tecnologia ajuda clínicas a manterem o financeiro sempre em ordem, garantindo que a empresa fique no azul e cresça de forma saudável. Continue a leitura e confira. 

Como a tecnologia ajuda no controle financeiro de clínicas? 

No contato com clientes, ao realizar uma nova compra para a empresa, durante o trabalho da equipe, seja qual for a atividade feita no dia a dia, a tecnologia é algo presente. Quando falamos de controle financeiro da clínica, isso não é diferente. 

Imagine ter de acompanhar todas movimentações financeiras, as entradas e saídas financeiras, com anotações de caneta em um caderno. Os resultados, com certeza, não apresentariam a exatidão esperada e, provavelmente, a empresa ficaria prejudicada. Manter o controle do fluxo de caixa pode ser uma tarefa complicada sem todos os dados em mãos.

Ao invés disso, o jeito mais eficaz de manter a contabilidade da empresa sempre correta é com a utilização de um sistema de controle financeiro, que ofereça vastas funcionalidades, focadas no bem-estar e crescimento da empresa. 

A seguir, conheça alguns dos principais benefícios que um software de controle financeiro oferece para clínicas e saiba como utilizá-lo para melhorar a gestão contábil, de forma fácil e com resultados rápidos. 

Sistema de controle financeiro para clínicas

Controle do fluxo de caixa

Imagina ter o fluxo de caixa projetado. Essa é realidade de clínicas que mantêm o controle do fluxo de caixa através de sistemas de controle financeiro.

Com a coleta, tratamento e acompanhamento correto das movimentações financeiras da clínica, é possível criar um planejamento financeiro e fugir dos temidos números em vermelho no final do mês.

Isso só é possível com um sistema para clínicas que integra todos os setores ao financeiro da clínica. Dessa forma, é possível acompanhar desde o primeiro contato do paciente com a clínica até o final da sua jornada, integrando o orçamento aprovado automaticamente com o “contas a receber”.

Análise de indicadores financeiros

Imagine poder acompanhar, relacionar e criar indicadores para a clínica, tornando a tomada de decisões para o futuro da empresa muito mais assertiva. Com um sistema de controle financeiro que possui Business Intelligence (BI), isso é possível. 

Por meio do BI, fica fácil identificar falhas e tomar as medidas necessárias para resolver os possíveis problemas de forma imediata e com mais assertividade. Imagine, por exemplo, que, por meio dos indicadores financeiros, coletados pelo BI, foi identificado que a todo mês de fevereiro, a clínica fica no vermelho.

A partir dessa análise, é possível atuar em estratégias que ajudem a clínica a mudar essa realidade, criando promoções para atrair mais pacientes nesse mês em questão ou investindo mais em marketing durante esse período. Enfim, as possibilidades podem ser muitas e, com o BI, fica mais fácil tomar a decisão correta. 

Além disso, o Business Intelligence permite que a empresa não tenha surpresas ao fim de cada mês, pois tudo é acompanhado diariamente, permitindo saber exatamente quais os resultados gerados, como a rentabilidade de cada paciente, produto e processos. 

Business Intelligence para clínicas

Mais controle sobre os repasses e comissões

Outro benefício que um software financeiro oferece é o de facilitar o controle de repasses e comissões. Ou seja, fica muito mais fácil controlar todas as comissões de exames, procedimentos ou serviços. 

Quando isso não é realizado de forma eficiente, pode se tornar um problema, prejudicando tanto os profissionais como a empresa. Geralmente, clínicas que trabalham nessa modalidade lidam com dezenas de médicos, assim como com vários procedimentos diferentes, o que pode levar à variação dos valores.

Dessa forma, com um software financeiro, fazer o controle de repasse e comissões de forma correta, fica muito mais simples. Basta apenas cadastrar os profissionais comissionados no sistema e configurar a porcentagem referente aos serviços de cada um deles. 

Após isso, é só conferir as comissões em um relatório completo, que mostra cada profissional e valores pagos a eles. É muito mais facilidade, segurança e agilidade para a rotina de uma clínica. 

Para saber mais sobre a importância de fazer os repasses médicos de forma correta, aproveite para conferir também o conteúdo: Repasse médico: como fazer de forma correta e efetiva?

sistema para clínicas

Facilidade na forma de receber

Com um software de controle financeiro, também é possível melhorar as formas de receber os valores pagos pelos pacientes e, consequentemente, facilitar a gestão desses recebimentos. 

Hoje, já é possível, por exemplo, integrar o sistema de gestão financeira a um sistema de cobrança recorrente e passar a receber os pagamentos de forma automatizada. Esse método funciona assim: o paciente contrata um serviço da clínica em quatro parcelas, por exemplo, e opta pelo pagamento recorrente. 

Feito isso, a clínica faz o cadastro dos dados do cliente e passa a receber o valor correspondente ao serviço de forma automática, sem riscos do paciente esquecer e acabar atrasando o pagamento. 

É uma forma de reduzir inadimplências para a clínica e melhorar o controle dos pagamentos recebidos, já que o dinheiro cai automaticamente na conta da empresa, na data combinada com o cliente, sem nenhum erro. 

Se quiser saber mais sobre as vantagens do pagamento recorrente para clínicas, confira o conteúdo: Pagamento recorrente: por que ele reduz o abandono em tratamentos médicos?

Software para clínicas

Conheça o Clínica nas Nuvens

Como ter controle financeiro na clínica? Essa é uma dúvida normal para todo gestor. Mas, como você viu até aqui, contar com um software para clínica, que atua no financeiro da empresa, é essencial. 

E o Clínica nas Nuvens é a opção ideal, pois além de todas as vantagens apresentadas neste texto, ele ainda oferece muitos outros benefícios, como controle do fluxo de caixa, faturamento TISS, criação de orçamentos, controle de cheques, cálculo de juros para parcelamento e muito mais. 

E se você deseja conferir mais dicas de como melhorar a gestão financeira da sua clínica, aproveite para conferir o conteúdo: Como o Clínica nas Nuvens te ajuda a fazer relatórios financeiros.

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se