Controle de ponto: como um sistema evita processos trabalhistas nas clínicas

Controle de ponto: como um sistema evita processos trabalhistas nas clínicas

As clínicas médicas, se comparadas a outros ambientes de trabalho, possuem diversas diferenças quando o assunto é carga horária e controle de ponto. Isso porque, além de todos os funcionários e médicos que atendem em horário comercial, existem os plantonistas e colaboradores que trabalham quando a clínica tem funcionamento 24 horas.

Para administrar jornadas e escalas flexíveis que estão presentes em uma clínica, o gestor passa por mais dificuldades se não conta com um sistema de controle de ponto eletrônico e de qualidade. Isso porque, a diversidade de horários exige muito cuidado e organização.

Você, que trabalha na gestão de uma clínica médica, deve estar ciente das melhores formas de evitar processos trabalhistas que podem gerar prejuízo. Por isso, você precisa ler este conteúdo completo.

O que é o sistema de controle de ponto

As clínicas médicas, assim como empresas e hospitais, devem contar com sua área de Recursos Humanos, que vai registrar e gerir toda a jornada de trabalho dos médicos e outros colaboradores.

Cuidar da jornada de trabalho envolve registrar todos os horários de entrada, pausas e saída do trabalho. Além disso, é necessário ter todos os cálculos que envolvem a jornada. Afinal, a clínica e os funcionários devem saber as suas horas trabalhadas que influenciam diretamente na folha de pagamento ou em possíveis processos trabalhistas.

O sistema de controle de ponto, nada mais é do que o responsável por fazer esses registros e cálculos. Porém, existe uma diversidade de sistemas, que vão desde os manuais até os eletrônicos. 

Quando a clínica opta por um livro de ponto ou relógio mecânico, por exemplo, está se colocando em risco de fraudes e erros. Isso porque, os colaboradores podem burlar o sistema e também o RH pode errar na hora de fazer os cálculos das horas manualmente. 

Software para clínicas

Controle de ponto eletrônico é a melhor solução

O sistema de controle de ponto eletrônico é algo que vai muito além do que os sistemas mecânicos ou manuais entregam. Isso porque, ele vai controlar os apontamentos de horas dos médicos e colaboradores e também vai realizar todos os cálculos necessários automaticamente, oferecer diversas formas de registrar o ponto e entregará o controle de muitas outras informações relevantes para os gestores.

Com o controle de ponto eletrônico, é possível administrar todas as diversas jornadas diferentes que existem dentro da clínica. O gestor tem acesso instantâneo aos registros feitos até o momento que está visualizando.

Além disso, ele também acessa os cálculos de banco de horas, localização de onde o ponto foi registrado, entre outras informações. Tudo isso no mesmo sistema, independente se o gestor quer acompanhar a jornada de um recepcionista ou de um médico.

Quando os médicos realizam plantões e possuem horas com um valor diferente das horas comuns de trabalho, o sistema de ponto eletrônico é adaptado para reconhecer e calcular da maneira correta os dados. 

Dessa forma, é possível entregar para o setor de Recursos Humanos ou Departamento Pessoal da clínica a folha de ponto sem erros, o que resulta em uma folha de pagamento também precisa. 

Se a clínica for grande, outra vantagem que o controle de ponto eletrônico oferece é a possibilidade de registro de ponto mobile. Ou seja, os colaboradores, tanto médicos quanto funcionários, podem baixar o aplicativo para registrar o ponto de suas salas. 

Além disso, para garantir a segurança e evitar fraudes, é possível utilizar o GPS dos celulares para tornar possível a marcação de ponto somente de dentro da clínica e não de outros lugares que não sejam o ambiente de trabalho.  

Atenção com as horas extras

No mês de abril de 2022, foi divulgada uma pesquisa que mostrou o aumento de processos trabalhistas no Brasil. Entre os primeiros seis temas que mais foram levados à Justiça do Trabalho, dois eram relacionados às horas extras. 

Em uma clínica médica, onde as horas extras estão constantemente presentes na rotina de colaboradores e gestores, ter um sistema de ponto eletrônico que garante a exatidão nos cálculos é fundamental para evitar processos trabalhistas.

Outras vantagens que o controle de ponto leva para as clínicas

Além de evitar processos trabalhistas relacionados ao registro de ponto, o controle de ponto eletrônico oferece outras grandes vantagens às clínicas que o utilizam no dia a dia. Com um sistema eficaz, é possível integrá-lo com a folha de pagamento e contabilidade. Assim, o RH ou DP evita mais cálculos manuais que podem acabar resultando em erros comuns. 

Outro fator que deve ser levado em conta na hora de escolher ou não utilizar um sistema de controle de ponto eletrônico, é o do ganho de produtividade que a clínica acaba obtendo. 

Isso porque, o RH da clínica médica pode focar em resolver questões relevantes e que precisam de uma atuação humana ao invés de precisar ocupar dias ou até mais de uma semana com o controle dos registros de ponto, uma tarefa importante, mas que pode ser automatizada.

Como você pôde ver ao longo deste blog post, o controle de ponto eletrônico só tem benefícios para trazer às clínicas que querem ter uma gestão organizada e que evite processos trabalhistas relacionados desde às horas extras até a folha de pagamento.

Além disso, você terá controle até mesmo das jornadas de profissionais plantonistas, como ocorre também em hospitais, o que acaba sendo um grande desafio para os responsáveis pelos registros de ponto.

Agora, é hora de você definir qual será o próximo passo da sua clínica, lembrando que ter um sistema de controle de ponto eficiente, prático e moderno, fará toda a diferença e implicará em grandes melhoras nos processos de RH e DP.

software para clínicas
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se