Conheça o Yoga: prática recomendada para médicos e pacientes

Conheça o Yoga: prática recomendada para médicos e pacientes

Uma atividade milenar que trabalha corpo e mente para transformar a consciência humana em consciência divina: esse é o Yoga, prática existente há mais de 7 mil anos.

O conceito, que se refere a tradições originárias da Índia, já ganhou o mundo e conquista novos adeptos a cada dia. Isso porque ensina a utilizar corpo, energias e emoções para atingir o estado de espírito pleno da felicidade, despertando todo o potencial humano para isso.

Atualmente, o Yoga está entre as terapias mais utilizadas, pois apresenta inúmeros benefícios, que vão desde o relaxamento e o reajuste postural até a melhoria na qualidade de vida dos praticantes.

Em um mundo constantemente agitado, onde problemas como a ansiedade, sobrecarga de trabalho e o estresse atingem muitas pessoas, o Yoga é uma excelente alternativa. Além disso, estudos constantes sobre a prática já demonstraram seu poder no tratamento de diversas doenças e enfermidades, como obesidade, hipertensão, asma, entre outras.

Mas, a técnica não é eficiente apenas para pacientes; médicos também podem aderir à prática.

Sistema para clínica

Terapia alternativa para médicos

Agenda cheia, consultório lotado, plantões exaustivos: essa é a rotina intensa de trabalho de muitos médicos que, em meio a tanta correria, acabam deixando a saúde de lado.

E, de nada adianta orientar pacientes sobre hábitos saudáveis de vida, se você mesmo não os coloca em prática. Nessa história, o Yoga surge como uma importante terapia alternativa para profissionais da área da saúde, já que não apresenta contraindicações em se tratando de relaxamento, estado meditativo e postura.

Os benefícios através de testes clínicos já foram comprovados e, entre os principais, destacam-se: bem-estar, controle do estresse, relaxamento muscular e melhora no sistema respiratório. Também ajuda no controle da insônia, no aumento da flexibilidade e das forças físicas, além de aprimorar os níveis da química cerebral e sanguínea.

Terapia aliada de pacientes

As pesquisas sobre os impactos do Yoga em pacientes durante o tratamento de algum tipo de doença não param, mas, nos últimos anos, a que mais chamou a atenção dos profissionais da área, foi a apresentada em 2011 por pesquisadores do MD Anderson Cancer Center – uma das principais referências mundiais para o tratamento da doença.

O estudo, realizado com portadoras do câncer de mama submetidas a sessões de radioterapia, mostrou que a prática do Yoga, além de reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), melhorou o funcionamento do organismo das pacientes de forma geral.

A prática da atividade contribuiu ainda para o aumento da disposição das pacientes em realizar tarefas diárias, diminuiu a sensação de cansaço e amenizou o sofrimento com a doença.

E você, já é adepto desta alternativa? Recomenda para seus pacientes? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários!

agenda médica online
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se