Conheça maneiras de otimizar a agenda do médico!

Conheça maneiras de otimizar a agenda do médico!

Os pacientes são a alma de um negócio médico, seja ele um consultório ou clínica. É imprescindível que eles estejam satisfeitos com os processos do atendimento, a começar pela agenda do médico e tempo de espera, até o contato com o especialista. Do contrário, pode não haver uma consulta de retorno.

É por esse motivo que fazer a gestão da agenda médica é tão importante. Uma boa organização evita que aconteçam erros na marcação das datas de consultas e tempos de espera muito longos.

Neste post apresentaremos uma ótima maneira de otimizar a agenda do médico e evitar que problemas aconteçam, acarretando uma má reputação para o consultório ou clínica. Confira!

Como otimizar a agenda do médico?

A tecnologia é responsável pela mudança dos padrões nos mais variados empreendimentos.

Na área médica isso não é diferente. Afinal, em uma clínica ou consultório existem vários processos que precisam ser administrados ao mesmo tempo, como:

  • o cadastro de pacientes;
  • a marcação de consultas;
  • a gestão de estoque;
  • os recursos financeiros;
  • o próprio atendimento — o que significa a confecção de prontuário.

A fim de tornar todas as ações simples, foi criada uma tecnologia para clínicas: o software médico. O interessante é que todas essas funções estão presentes em um só lugar, o que facilita o trabalho de todos os funcionários.

Uma das vantagens dessa praticidade é a otimização da agenda médica. Mas afinal, por que a agenda em um software é mais eficiente?

Possibilidade de marcação online

Algumas agendas médicas virtuais possibilitam que o próprio paciente marque seu horário, no conforto de sua casa. Para ele há a vantagem de praticidade, visto que não é preciso ligar em horário comercial para agendar a consulta e ter que esperar no telefone enquanto a secretária olha quais estão disponíveis.

Para a secretária existe o benefício de ter menos uma função. Isso permite que ela foque em outros pontos, como a recepção do paciente.

Chatbot para WhatsApp

Lembrete de consultas

A falta de muitos pacientes pode criar um grande prejuízo para a clínica, não é mesmo?

Uma das formas de reduzir esse quadro é enviar lembrete de consultas por SMS ou e-mail. Algumas agendas virtuais têm esse recurso e o enviam de forma automática, o que otimiza a agenda e o tempo do médico.

Assim, se o paciente não puder comparecer é possível colocar outra pessoa que está na lista de espera.

Visualização de várias agendas simultaneamente

Controlar as agendas físicas de vários profissionais que trabalham em uma mesma clínica pode ser uma tarefa difícil.

Para facilitar esse processo existem agendas virtuais que permitem a visualização de várias agendas ao mesmo tempo, de forma centralizada. Assim a equipe tem uma visão geral sobre quais horários estão disponíveis, quais foram desmarcados e também os pacientes que estão na lista de espera.

Integração com o sistema

A agenda do software está integrada com todo o sistema. Dessa forma há grande facilidade para puxar o cadastro de um paciente, seu prontuário eletrônico, os dados de pagamento e outras informações que são importantes em todos os processos do atendimento. Essa dinâmica permite que o tempo de espera seja menor, otimizando a agenda do médico e ainda aumentando a satisfação dos pacientes.

Prontuário eletrônico

E então, ficou interessado em experimentar essa tecnologia na sua clínica?

Entre em contato e veja todas as outras vantagens que um software desse tipo oferece e que vão além de otimizar a agenda do médico!

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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