Conheça as principais recomendações médicas para evitar processos

Conheça as principais recomendações médicas para evitar processos

Infelizmente não é incomum nos depararmos com notícias sobre pacientes que acionaram o Poder Judiciário em função de possíveis erros médicos ou, ainda, pela insatisfação acerca dos resultados de um procedimento.

Dessas notícias, muitas vezes, verificamos desfechos bastante polêmicos, em que profissionais da saúde perdem o direito de exercer a medicina, arruinando carreiras de renome e de respeito. É claro que nenhum médico quer se deparar com uma situação dessas e, por isso, cuidados simples podem auxiliar nesta tarefa.

É importante salientar que essas medidas estão implícitas em práticas cotidianas, já incorporadas no dia a dia do profissional de saúde, tornando-as apenas aliadas mais eficazes para manter uma conduta transparente e ética.

Veja também:

Registro fotográfico documental

O velho ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras” ganha ainda mais sentido nesse fator. Ou seja: contar com um documento completo, com todo o histórico antes/depois – principalmente no que tange a procedimentos estéticos – é, antes de tudo, um cuidado ao paciente e também uma comprovação para o profissional.

O médico encontra neste registro a validação de sua conduta e de tudo que foi realizado para garantir o sucesso do tratamento e, principalmente, o bem-estar do seu paciente.

agenda médica online

Humanização do atendimento

Em outros posts, já falamos aqui no blog sobre essa prática. O relacionamento entre médicos e pacientes deve ser consolidado pela humanização. Este contato é construído com respeito, empatia, carinho e foca-se nas necessidades próprias do doente, que vão além de seus meros aspectos patológicos.

Salientar uma preocupação em relação à forma como o paciente está enfrentando esse período crítico, demonstrando interesse não só pelos sintomas efetivos, mas também com o enfrentamento da doença, cria uma relação de confiança entre médicos e pacientes.

Esse comportamento gera um relacionamento transparente e ético, o que evita que o paciente possa acionar a Justiça, porque sente que o médico está empenhado em auxiliá-lo a solucionar seu problema, provendo a assistência necessária.

Prontuário

Documento oficial do histórico do paciente, o prontuário precisa ser um aliado do médico, mantendo-se constantemente atualizado. Isso permite – além de um controle organizado dos atendimentos – que o profissional tenha mais uma espécie de prova em caso de problemas judiciais.

Dica extra: lembre-se de que um prontuário online em um sistema de controle e gerenciamento de clínicas e consultórios reduz custos e aumenta a praticidade e a produtividade de todos.

Gostou desse post? Compartilhe nas redes sociais com os colegas!

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se