Compartilhar Inscreva-se

Receba dicas para o seu negócio lucrar mais

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Como fazer conciliação bancária na sua clínica? Veja como a tecnologia pode ajudar

Como fazer conciliação bancária na sua clínica? Veja como a tecnologia pode ajudar

A gestão de clínicas e consultórios exige uma série de procedimentos, envolvendo um grande volume de informações diariamente. Uma dessas tarefas é a conciliação bancária, elemento essencial para a contabilidade da empresa.

Uma conciliação bancária feita incorretamente traz grandes prejuízos para a clínica, por isso, todo cuidado é pouco! Sendo assim, quer entender melhor como se faz a conciliação bancária? Acompanhe este artigo e aprenda também como isso pode ser mais fácil!

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária é o ato de relacionar o controle financeiro interno da empresa com seus equivalentes nas transações bancárias indicadas nos extratos. Assim, uma entrada e uma saída no caixa da empresa são identificadas no extrato, fazendo-se a correlação entre os dois itens.

A conciliação bancária é a maneira de conferir rotineiramente se os lançamentos da empresa estão corretos e se a contabilidade se baseia em dados reais. Como a clínica tem entradas de pagamentos feitas em diversos meios (pagamento por repasse dos convênios médicos, transferências, depósito, cartões de crédito e débito e dinheiro em espécie), fazer a conciliação permite conferir se os valores dos serviços prestados foram devidamente creditados para a empresa.

Como fazer a conciliação bancária?

Para que a conciliação bancária seja feita corretamente dentro da clínica, é muito importante prestar atenção às atividades cotidianas. Tornar o controle financeiro uma rotina é fundamental.

É necessário cultivar uma cultura de prestação de contas. Assim, todo funcionário que lida com movimentação de valores fica encarregado de prestar contas dos montantes pagos e recebidos, apresentando aos gestores todas as informações e os comprovantes dos valores movimentados.

Além disso, cabe ao financeiro verificar saldos, analisar os relatórios obtidos com a conciliação bancária e identificar inconsistências o quanto antes. Quanto mais rápido se verifica um problema por falta de documentação ou por um procedimento incorreto, mais rápido se saneia a questão.

Imagine só ter que consertar um ano inteiro de contabilidade errada? Melhor resolver logo! Para isso ser possível, a clínica deve contar com relatórios automatizados que apresentam a situação da empresa em tempo real. Quanto mais fácil usar a ferramenta, maior a sua utilidade!

Ganhe tempo, dinheiro e tranquilidade. Facilite o controle financeiro da sua clínica. Quero controlar melhor o financeiro

Como a tecnologia pode ajudar?

Antigamente, as clínicas tinham um grande volume de informações para processar e organizar, muitas vezes, de forma manual. Com o avanço do desenvolvimento de soluções digitais, isso não é mais necessário.

Hoje, as clínicas e consultórios contam com sistemas específicos para suas necessidades, como a plataforma de controle financeiro do sistema Clínica nas Nuvens. A conciliação bancária dos lançamentos e extratos é feita automaticamente, poupando tempo e recursos. Preparamos um vídeo explicativo em nosso canal do YouTube para que não reste nenhuma dúvida de como é feito o processo!

A conciliação bancária de clínicas e consultórios envolve uma série de informações vindas das mais diversas origens e com os mais variados formatos. Manter tudo organizado pode parecer complicado, mas, usando as ferramentas tecnológicas certas, o processo se torna mais simples e assegura que as contas sejam fechadas corretamente todos os meses.

E aí, gostou das dicas sobre conciliação bancária? Qual a sua experiência com o assunto na gestão de sua clínica? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua vivência!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.