Finalmente, o WhatsApp Business foi lançado de forma oficial para os usuários. A versão é destinada para negócios e funciona como um canal oficial de contato entre empresas e clientes.
No caso de consultórios, a solução permite que os pacientes se informem sobre horários de consultas e possíveis remarcações, facilitando a rotina de secretárias e profissionais da saúde.
Para profissionais que precisam urgentemente separar a vida pessoal do trabalho nos seus contatos, é a melhor solução.
Com a utilização do WhatsApp Business na clínica médica, a comunicação ficou muito mais fácil e melhor. Veja abaixo algumas considerações a respeito dessa evolução e como utilizá-lo no seu consultório!
Diferença entre o WhatsApp convencional e o empresarial
Antes de tudo, é importante saber o que diferencia o aplicativo convencional, que utilizamos para nos comunicar com pessoas conhecidas, do empresarial, o WhatsApp Business.
Primeiro, a clínica pode criar um perfil com mais informações, como descrição do negócio, e-mail, endereço físico e site oficial, além de automatizar respostas rápidas para perguntas frequentes, sejam elas saudações apresentando a clínica ou avisos caso não esteja em horário de atendimento.
Segundo, os perfis empresariais possuem um selo de verificação ao lado do nome na agenda de contatos para diferenciá-los dos demais perfis.
Quando não houver a verificação, o próprio aplicativo listará o perfil como uma conta comercial. Assim, o paciente tem certeza de que está falando por meio da conta certa.
Utilizando no seu consultório
As regras para manter uma boa relação com pacientes no WhatsApp não são tão diferentes daquelas ligadas às redes sociais, como o Facebook, e demais meios de comunicação. É preciso agir com bom senso e associar o canal apenas à prestação de serviços em si.
Para o perfil ser de fato profissional, é preciso inserir uma imagem profissional. Isto é, mesmo que o consultório seja só seu e você ainda não possua uma marca, não vale colocar qualquer foto. É importante que ela passe uma imagem condizente com o consultório.
Outro aspecto é que como se trata do meio de comunicação de um estabelecimento comercial, seu uso deve se limitar ao horário comercial, a não ser em casos de emergências em que o profissional precisa ficar de sobreaviso.
Orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM)
Para o CFM, o uso desse instrumento como ferramenta de trabalho está sob a responsabilidade do médico. Portanto, existem recomendações acerca dessa utilização.
O conselho veda que o profissional use o WhatsApp para substituir consultas ou mesmo realizá-las por esse recurso, muito menos cobre por qualquer tipo de informação dirigida por ele.
A orientação é que esse canal seja utilizado para agendar consultas, distribuir materiais educativos que possam ajudar nos tratamentos e tirar dúvidas dos pacientes.
Sendo assim, percebe-se que o WhatsApp Business pode trazer benefícios para o profissionais que atuam em consultórios de saúde, desempenhando um papel decisivo para a comunicação com os pacientes.
O que você achou dessas mudanças trazidas pela nova versão do WhatsApp? Modernize sua clínica e adote o WhatsApp Business para se comunicar com os pacientes do consultório!