Como proteger os computadores do consultório de ataques virtuais

Como proteger os computadores do consultório de ataques virtuais

Fugir da tecnologia é uma tarefa impossível nos dias de hoje. Smartphones, tablets e computadores são partes essenciais no dia a dia das pessoas.

Em clínicas e consultórios, os computadores, em especial, vêm desempenhando um papel bastante importante para as equipes. A otimização de tarefas, bem como o arquivamento de dados, migraram para o ambiente virtual e oferecem comodidade, organização e praticidade aos processos.

No entanto, assim como as evoluções positivas não param de chegar, os ataques e vírus também evoluíram e, infelizmente, muitas máquinas ainda se apresentam em estado de vulnerabilidade, facilitando o trabalho dos hackers.

Dessa maneira, reservar um tempo e um pouco de dedicação para proteger esses dispositivos garantirá a segurança das informações de pacientes, além do controle financeiro e administrativo da clínica.

Atualização do sistema operacional

A vulnerabilidade dos computadores aumenta substancialmente quando o sistema operacional utilizado está desatualizado e isso facilita a ocorrência de ataques virtuais. Dessa maneira, é essencial mantê-lo em dia, programando automaticamente as atualizações ou, se preferir, executando-as manualmente.

No caso de realizar a atualização manualmente, lembre-se de sempre procurar por updates nos sites oficiais da empresa para evitar surpresas desagradáveis. Evite clicar em links recebidos e tenha sempre orientação de um Técnico em Informática quando for instalar qualquer programa no computador. 

O ideal é que apenas uma pessoa fique responsável por fazer essa atualização, evitando que mais pessoas tenham acesso a máquina e que o trabalho seja sempre realizado nos mesmo padrões de segurança e profissionalismo. 

software médico

Softwares e sistemas na nuvem

Manter arquivos, dados, agendamento e controles em um servidor físico, além de onerar um valor considerável, requer manutenção (o que também gera valores para o consultório). Dessa maneira, optar por sistemas de gestão para clínicas online, hospedados na nuvem, é uma alternativa segura e com baixo custo.

Mais uma vez aqui, vale procurar por serviços especializados, que têm seus custos, mas que garantem a segurança que a sua empresa e seus clientes merecem. É importante também sempre manter as senhas atualizadas e seguras, repassadas ao menor número de pessoas possível.

Antivírus

Desde já é importante deixar claro que o antivírus, sozinho, não é responsável por todo o trabalho, mas é um grande passo. Ter um antivírus confiável, atualizado e com suporte faz toda diferença.

Também evite que seus funcionários acessem ou baixem conteúdos e programas desnecessários, o que pode aumentar o risco de exposição do computador a vírus e malwares. 

Sempre faça varredura de segurança para ter certeza de que não há nada viral no seu computador, gerando menos preocupação para toda a equipe. 

Boas práticas de navegação

Um comportamento defensivo é sempre bem-vindo na internet. Não clicar em links suspeitos, enviar dados pessoais ou baixar arquivos sem necessidade e procedência – como dissemos – são algumas dicas pertinentes para contribuir com a segurança.

Também é importante acessar sempre sites confiáveis, evitando cair em páginas falsas que podem esconder perigos. Cuidado também com os pop-ups e acessos que são permitidos manualmente nos sites, eles podem causar problemas para a estrutura digital da sua empresa.

Conte sempre com serviço profissional para dar assistência e suporte à sua clínica. Manter toda a parte digital em pleno funcionamento e com segurança é fundamental para o sigilo dos dados dos seus pacientes e do seu trabalho.

Sistema para clínica

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se