Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Como proteger os computadores de sua clínica ou consultório de ataques virtuais

Como proteger os computadores de sua clínica ou consultório de ataques virtuais

como-proteger-os-computadores-de-sua-clinica-ou-consultorio-de-ataques-virtuais

Fugir da tecnologia praticamente já se tornou uma tarefa impossível. Smartphones, tablets e computadores são partes essenciais no dia a dia das pessoas.

Em clínicas e consultórios, os computadores, em especial, vêm desempenhando um papel bastante importante para as equipes. A otimização de tarefas, bem como o arquivamento de dados, migraram para o ambiente virtual e oferecem comodidade, organização e praticidade aos processos.

No entanto, assim como as evoluções positivas não param de chegar, os ataques e vírus também evoluíram e, infelizmente, muitas máquinas ainda se apresentam em estado de vulnerabilidade, facilitando o trabalho dos hackers.

Dessa maneira, reservar um tempo e um pouco de dedicação para proteger esses dispositivos garantirá a segurança das informações de pacientes, além do controle financeiro e administrativo da clínica.

Atualização do sistema operacional

A vulnerabilidade dos computadores aumenta substancialmente quando o sistema operacional utilizado está desatualizado e isso facilita a ocorrência de ataques virtuais. Dessa maneira, é essencial mantê-lo em dia, programando automaticamente as atualizações ou, se preferir, executando-as manualmente.

Softwares e sistemas na nuvem

Manter arquivos, dados, agendamento e controles em um servidor físico, além de onerar um valor considerável, requer manutenção (o que também gera valores para o consultório). Dessa maneira, optar por sistemas de gestão para clínicas online, hospedados na nuvem, é uma alternativa segura e com baixo custo.

Antivírus

Desde já é importante deixar claro que o antivírus, sozinho, não é responsável por todo o trabalho, mas é um grande passo. Ter um antivírus confiável, atualizado e com suporte faz toda diferença.

Boas práticas de navegação

Um comportamento defensivo é sempre bem-vindo na internet. Não clicar em links suspeitos, enviar dados pessoais ou baixar arquivos sem necessidade e procedência são algumas dicas pertinentes para contribuir com a segurança.

Confira também: Entenda a importância de um software no cadastro eficiente de pacientes!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.