Compartilhar Inscreva-se
A saúde da sua clínica também precisa de cuidados!
  • Diminua 50% as faltas dos pacientes.
  • Economize 40% no tempo de suas secretárias.
  • Facilite 100% seu dia.
Gostou desse conteúdo?

Junte-se a nossa lista de 10.500 profissionais da saúde e receba em primeira mão conteúdos exclusivos, eBooks e dicas de gestão.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos, dicas e ferramentas exclusivas.

Como lidar com a gestão de pessoal em sua clínica

Como lidar com a gestão de pessoal em sua clínica

Gerenciar pessoas é certamente um desafio em qualquer empresa. Muito mais que técnicas e conhecimento teórico, é preciso feeling para o assunto. Identificar perfis, extrair o melhor de cada um deles e saber como lidar com situações adversas estão entre as principais características.

Em clínicas e consultórios a tarefa fica um tanto quanto mais complexa, já que além dos processos burocráticos do dia a dia, muitas vezes, também é necessário lidar com problemas de pessoal. O médico responsável precisa dar conta de tudo, é claro, mas, pra isso, também deve contar com a ajuda da equipe.

Tudo começa com a contratação

A escolha dos profissionais que farão parte do quadro de colaboradores é, portanto, o passo mais importante. Contar com funcionários competentes, seguros de suas habilidades e envolvidos com a promoção de saúde e bem-estar dos pacientes é fundamental.

Os perfis certos para sua clínica não devem ser descobertos apenas diante de um problema ou dificuldades, mas sim, identificados antes mesmo da contratação. O processo de seleção de candidatos, independente da vaga, deve ser feito de forma criteriosa para que a consequência seja satisfatória.

Cada profissional é parte importante do processo e precisa estar ciente disso ao integrar a equipe. Afinal, um grupo unido e focado nos mesmos objetivos trará resultados muito melhores.

Depois, administrar é a palavra-chave

Você já conta com uma boa equipe de profissionais, então, a próxima etapa é saber administrá-la. O principal objetivo dessa tarefa é conseguir extrair e aproveitar de maneira brilhante as melhores características de cada um dos envolvidos no seu projeto.

Certamente, os colaboradores da sua clínica ou consultório possuem atributos e ritmos diferentes de trabalho. Portanto, saber reconhecer o tipo de personalidade desses integrantes é parte importante do processo para estabelecer um ambiente profissional produtivo.

Alguns são bons em resolver problemas, outros em sugerir ideias inovadoras e cabe a você encontrar essas peculiaridades para somar ao quadro geral.

Por fim, esteja sempre presente

Não basta apenas reconhecer esses atributos e delegar as tarefas para as pessoas certas, você também precisa estar presente e atuando junto com a equipe. Por mais cheia e corrida que a sua agenda possa ser, é importante reservar um tempo para conversar e acompanhar o grupo.

Avalie o desempenho dos colaboradores e lembre-se de dar feedback constante. Discuta objetivos, defina metas e estipule prazos que levem em consideração a melhora no atendimento de pacientes e dos serviços prestados pela sua clínica.

Tem outras dicas para gestão de pessoal em sua clínica? Então, não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.