Dicas para fazer uma boa gestão de pessoas na área de clínicas e consultórios

Dicas para fazer uma boa gestão de pessoas na área de clínicas e consultórios

A gestão de pessoas na área de clínicas e consultórios é certamente um desafio. Muito mais do que técnicas e conhecimento teórico, é preciso feeling para acertar nas escolhas e lidar com a equipe. Identificar perfis, extrair o melhor de cada um e saber lidar com situações adversas, estão entre as principais características.

Por isso, a gestão de pessoas na área de clínicas e consultórios é uma tarefa complexa, pois o gestor precisa lidar com muitas questões burocráticas, financeiras e logísticas, por exemplo, além de se preocupar com as questões envolvendo a equipe. 

Neste conteúdo, vamos trazer algumas dicas para que você, como gestor, compreenda melhor como fazer uma boa gestão de pessoas na área de clínicas e consultórios. Acompanhe o texto e fique por dentro!

Tudo começa com a contratação

Diante da gestão de pessoas na área de clínicas e consultórios, a escolha dos profissionais que farão parte do quadro de colaboradores é um passo muito importante. Contar com funcionários competentes, seguros de suas habilidades e envolvidos com a promoção de saúde e bem-estar dos pacientes é fundamental.

Não espere que surja um grande problema na clínica para saber se você contratou ou não o perfil certo de pessoa. Isso precisa ser analisado e identificado antes da contratação. O processo de seleção de candidatos, independente da vaga, deve ser feito de forma criteriosa, para que os resultados sejam sempre satisfatórios.

Cada profissional é parte importante no processo de gestão de pessoas e precisa estar ciente disso ao integrar a equipe. Afinal, um grupo unido e focado nos mesmos objetivos trará resultados muito melhores.

Sendo assim, depois de analisar as características pessoais e profissionais do(a) candidato(a), para saber se a pessoa tem habilidade e conhecimentos fundamentais para assumir determinado cargo, a gestão precisa inseri-la na cultura da clínica. Mostre os valores, missão, visão e como funcionam os processos internos.

Mantenha os treinamentos em dia

Se a contratação é tão importante, investir em bons treinamentos também é. Afinal de contas, seu ambiente de trabalho terá profissionais mais preparados para lidar com as adversidades do dia a dia. Lembre-se que uma equipe capacitada é uma equipe bem treinada. 

Secretárias, pessoal do financeiro, enfermeiros, médicos, enfim, todas as pessoas que trabalham em clínicas ou consultórios, precisam estar sempre acompanhando as novidades da sua área de atuação.

Afinal de contas, a tecnologia está sempre evoluindo. Seja na parte de hardware (como os novos equipamentos) ou na parte de software (como as novas versões de sistemas para gestão de clínicas).

Neste cenário, a gestão de pessoas na área de clínicas e consultórios é também um trabalho de aprimoramento constante do saber e da parte prática. Por isso, é tão importante o investimento em treinamentos. 

O controle do ambiente é essencial 

Você já conta com uma boa equipe de profissionais na clínica e consultório, investe em treinamentos, então, a próxima etapa é saber administrar esse grupo. O principal objetivo é conseguir extrair e aproveitar da melhor maneira as características de cada um dos profissionais.

Certamente, os colaboradores da sua clínica ou consultório possuem atributos e ritmos diferentes de trabalho. Portanto, saber reconhecer o tipo de personalidade dessas pessoas é parte importante do processo para estabelecer um ambiente profissional produtivo.

Alguns são melhores na resolução de problemas práticos, outros em sugerir ideias inovadoras, tem aqueles que se caracterizam por ter mais carisma com as pessoas, etc. A questão é que cabe a você entender essas subjetividades, talentos e aptidões e fazer com que isso some ao quadro geral.

Saiba delegar funções 

Gestão de equipe é também saber delegar funções. E isso implica na decisão de descentralizar as informações, proporcionando mais responsabilidades para todos os envolvidos. 

De fato, os gestores têm a tendência de absorverem muitos conhecimentos e, por estarem a par de quase tudo, acabam, por vezes, se comprometendo com o trabalho que deveria ser conduzido e efetuado por outro profissional.

E quando se trata de gestão e liderança, esse tipo de atitude não faz bem para a equipe e nem para a clínica como um todo. Por isso, é preciso que o gestor confie em seus profissionais e permita que eles assumam seus compromissos e tomem as decisões com tranquilidade.

Esteja sempre presente

Por um lado, é preciso que o gestor saiba delegar funções e descentralizar as informações, por outro, também é importante estar sempre presente e atuando junto com a equipe. 

Essas duas posturas não são contraditórias, pelo contrário, são complementares. Uma coisa é atribuir e deixar determinada função nas mãos do profissional, outra coisa é acompanhar o andamento do trabalho e estar presente para qualquer eventualidade, dúvida ou outra questão.  

Portanto, por mais cheia e corrida que a agenda possa ser, é importante reservar um tempo para conversar e acompanhar o grupo. Avalie o desempenho dos colaboradores e lembre-se de dar feedback constante. 

Além disso, discuta objetivos, defina metas e estipule prazos que levem em consideração a melhora no atendimento de pacientes e dos serviços prestados na sua clínica.

O software ideal para ajudar sua clínica na gestão 

Se existe uma tecnologia que pode ajudar na gestão de pessoas em uma clínica ou consultório é um bom software para gestão de clínicas, como é o caso do Clínica nas Nuvens.

É claro que o Clínica nas Nuvens vai além da gestão de pessoas com ferramentas para agilizar processos e melhorar a experiência do paciente, como a agenda médica online, prontuário eletrônico e outras. Porém, é justamente esse pacote de recursos que faz com que a gestão de pessoas também funcione melhor na clínica.

Leia o artigo sobre como a rede de clínicas Doutor Tudo transformou a rotina no seu ambiente de trabalho depois de começar a utilizar o nosso software: Rede de clínicas melhora a gestão com o Clínica nas Nuvens.

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se