Saiba como fidelizar o paciente em 4 passos

Saiba como fidelizar o paciente em 4 passos

A fidelidade do cliente é o segredo de muitas empresas de diversos ramos. O marketing na área da saúde tem o desafio de criar estratégias para fidelizar pacientes que envolvam identificar a necessidade do paciente, priorizar a qualidade do atendimento e estabelecer uma comunicação com o cliente sem infringir os limites do código de ética do Conselho Regional de Medicina.

Quer saber como garantir que o paciente continue frequentando a clínica? Continue a leitura desse post e acompanhe as nossas dicas para fidelizar pacientes.

Esteja disponível

Quando um paciente procura uma clínica, ele espera que haja disponibilidade e flexibilidade de horários. Existem diversas ferramentas no mercado que ajudam a clínica a entregar a sensação de disponibilidade 24 horas e 7 dias na semana para o paciente.

Um bom exemplo é o sistema de agendamento online, que fica disponível em tempo integral no site da clínica e redes sociais. Assim o paciente consegue ter uma visão clara dos horários disponíveis e realizar o próprio agendamento.

Outra dica é deixar uma ou duas vagas para atendimentos de urgência que aparecem ao longo da semana, caso essa situação seja frequente. Assim você consegue encaixar novos pacientes ou fidelizar os que costumam ir até sua clínica.

agenda médica online

Tenha um sala de espera confortável

Mantenha a recepção sempre limpa e organizada. Disponibilize ferramentas para que o paciente possa se distrair enquanto espera: revistas atuais, televisão, senhas de Wi-Fi e até um ambiente virtual da clínica, onde seja possível jogar ou assistir a vídeos com dicas de saúde, por exemplo. Além disso, ofereça água, café e chá para o cliente enquanto ele espera.

Uma ferramenta que ajuda a proporcionar ainda mais conforto para os pacientes durante a espera é a fila de espera online. Esse é um recurso que muitos softwares médicos tem e ajudam a reduzir a ansiedade dos pacientes.

Fidelize durante a consulta

A consulta é o momento em que o paciente irá expor o seu problema e o médico deve ouvir com muita atenção para que se estabeleça o laço de confiança, tão importante na fidelização do paciente.

Além disso, o profissional deve responder as dúvidas que surgirem com seriedade e gentileza. Se for necessário passar exames, tire dúvidas com relação a eles também. Caso haja amostra grátis do remédio receitado, entregue para o paciente. Essas são algumas atitudes simples que farão com que o cliente continue o tratamento e sinta vontade de voltar.

Para fidelizar o paciente durante a consulta, é necessário relembrar do olho no olho, da real atenção e do atendimento centrado na pessoa. Um atendimento humanizado vai muito além da fidelização do paciente, mas ajuda até em um diagnóstico mais preciso.

Mantenha um bom atendimento depois da consulta

Se o paciente demorar para agendar a consulta de retorno, entre em contato para avaliar os motivos e se conseguir, ofereça descontos para cada consulta que ele irá retornar. Outra forma de fazer contato após a consulta sem parecer invasivo é enviar um e-mail, e para isso é importante manter a lista de contato dos pacientes sempre atualizada.

O segredo para fidelizar o seu cliente é unir uma boa apresentação visual do seu consultório, um atendimento de qualidade e uma boa comunicação. Mas é importante também conhecer o perfil dos seus clientes e desenvolver ferramentas para checar se suas ações estão dando resultados. Uma forma simples e econômica de fazer isso é por meio da pesquisa de mercado e de satisfação.

Um bom software médico conta com pesquisas de avaliação automáticos que são enviados logo após a consulta terminar. Assim, você tem insights valiosos para fidelizar o paciente e o que precisa melhorar para receber indicações desse paciente.

Pacientes fidelizados indicam a clínica para seus amigos, familiares e sempre que tem a oportunidade. Isso é essencial para manter uma boa imagem no mercado e aumentar os rendimentos da clínica com a recorrência do cliente e os novos que foram conquistados através de indicações.

Gostou de nossas dicas para fidelizar o seu paciente? Tem alguma experiência interessante para dividir conosco? Escreva nos comentários!

Sistema para clínica

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André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
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