Como fazer consulta online e quais os benefícios para consultórios

Como fazer consulta online e quais os benefícios para consultórios

A consulta online é uma excelente ferramenta para qualquer estabelecimento de saúde, seja ele grande ou pequeno. Investir nessa tecnologia é uma maneira de oferecer um atendimento diferenciado, sem se preocupar com a distância entre profissional da saúde e paciente. 

Mas como fazer consulta online? Essa dúvida ainda é comum entre muitos profissionais e gestores de consultórios. Para explicar mais sobre o assunto, desenvolvemos este conteúdo com informações relevantes. Continue a leitura e confira. 

Como funciona a consulta online?

Profissionais que nunca utilizaram esse método de atendimento podem ter dúvidas sobre o que é e como fazer consulta online. De forma simplificada, a consulta online é um processo que permite que pacientes e profissionais da saúde se comuniquem à distância, geralmente através de vídeo chamadas ou mensagens de texto. 

O processo geralmente começa com o paciente marcando uma consulta virtual com um profissional específico. Em seguida, ambos se conectam na hora marcada por meio de uma plataforma específica para isso. 

Durante a consulta, o médico faz perguntas sobre os sintomas e a história médica do paciente e, se necessário, pode prescrever medicamentos ou encaminhar o paciente para exames ou consultas presenciais.

Hoje, muitos consultórios utilizam softwares de gestão para ter acesso a funcionalidades como a telemedicina. Dessa forma, além de atender o paciente, é possível acessar o prontuário eletrônico e realizar prescrições digitais ao mesmo tempo, tudo dentro de um mesmo sistema. 

Esse modelo de atendimento pode ser utilizado em consultórios e clínicas menores?

Sim, uma consulta online pode ser uma forma eficaz de atendimento utilizada por consultórios e pequenas clínicas. Ela permite que estabelecimentos menores expandam sua base de pacientes, atendendo pessoas de todas as regiões do país, independente de distância ou dificuldade de deslocamento. 

É importante ressaltar que a consulta médica online é um método complementar ao atendimento presencial e não deve ser vista como uma substituição, pois existem casos que a avaliação presencial é necessária, como em exames físicos ou laboratoriais. 

Além disso, é importante que o consultório garanta a segurança e a privacidade dos dados dos pacientes durante as consultas online. Nesse sentido, um software médico com a funcionalidade de telemedicina, tem ainda mais a oferecer.

Isso porque, os softwares para consultórios contam com criptografia e certificado SSL, garantindo a segurança de todos os dados arquivados e acessados rotineiramente. Assim, garante-se que as consultas online aconteçam de forma segura. 

Telemedicina

Como começar a atender os pacientes de forma online?

Como fazer consulta online e por onde começar? Essa é uma dúvida comum para o dia a dia de profissionais e consultórios que ainda não implementaram esse método na gestão. 

Porém, mesmo que ainda haja dúvidas sobre o assunto, os atendimentos online vêm crescendo no ambiente da saúde. De acordo com pesquisa realizada pelo Cetic.br, entre 2019 e 2022, o uso de teleconsulta por médicos subiu de 26% para 45%. Entre enfermeiros, a utilização desse método aumentou de 26% para 34%.

Quando um consultório decide começar a implementar o modelo de atendimento médico online, há alguns caminhos que podem ser seguidos para facilitar o processo de adaptação da equipe e dos pacientes. Confira quais são eles. 

  1. Escolher uma plataforma de telemedicina: existem vários softwares que oferecem a funcionalidade de telemedicina. É importante analisar as opções e escolher aquela que seja fácil de usar e tenha recursos de segurança e privacidade adequados.
  1. Fazer treinamentos: certifique-se de que toda a equipe tenha capacidade de usar a plataforma de telemedicina escolhida e que esteja familiarizada com a dinâmica de uma consulta clínica online. Para isso, oferecer treinamentos é fundamental. 
  1. Implementar uma agenda online: permita que os próprios pacientes visualizem os horários disponíveis e façam o agendamento das próprias consultas online. Isso também pode ser feito por meio de um software que possua agenda médica e que possa ser integrado ao site e WhatsApp do consultório.
  1. Comunicar aos pacientes: faça um comunicado aos pacientes informando que o consultório está oferecendo atendimento online e explique como eles podem marcar uma consulta.
  1. Fazer avaliação constante: é importante que o consultório esteja sempre avaliando e atualizando o processo de atendimento online para garantir que os pacientes estejam sendo atendidos de forma adequada e eficiente. Para isso, é importante conversar com os próprios pacientes e solicitar um feedback sobre os atendimentos

Os principais benefícios da consulta online

Saber como fazer consulta online e passar a oferecer esse tipo de atendimento, é algo muito vantajoso para os consultórios. Isso porque, o atendimento online oferece muitos benefícios a todos os envolvidos. A seguir, confira alguns deles.

  • Acessibilidade: a consulta por telemedicina permite que os pacientes tenham acesso a atendimento sem precisar sair de casa.
  • Redução de tempo de espera: com a consulta online, os pacientes não precisam esperar muito tempo em salas de espera para serem atendidos.
  • Maior flexibilidade: a consulta online permite que os pacientes marquem consultas em horários mais convenientes para eles, o que pode ser útil para aqueles que trabalham em horários fixos.
  • Melhor gestão do tempo: o atendimento online permite que o médico gerencie seu tempo de forma eficiente, pois ele pode realizar várias consultas sem precisar se deslocar. 
  • Maior alcance: a consulta online permite que o médico atenda pacientes de áreas remotas e, consequentemente, aumente o público do consultório. 
teste grátis sistema para clínicas

Saiba mais sobre os benefícios da teleconsulta 

Agora que você já sabe como fazer consulta online, que tal conhecer mais sobre os benefícios que esse método de atendimento oferece para consultórios, profissionais e pacientes? 

Para acompanhar mais sobre esse assunto, acesse também o conteúdo: As principais especialidades médicas e a telemedicina. E se gostou deste conteúdo, compartilhe com seus colegas de profissão. 

Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se