Como fazer a gestão de clínicas populares?

Como fazer a gestão de clínicas populares?

Um dos problemas enfrentados pelas clínicas populares são as enormes filas. Por isso, um sistema para clínica popular que faz a gestão da agenda integrado a todos os demais setores é tão importante.

Além de desafogar a saúde pública nos municípios e prestar um bom atendimento com um preço justo, com o gerenciamento adequado, esse tipo de empreendimento pode ser um ótimo negócio. Leia mais e descubra tudo o que você precisa saber sobre a gestão de clínicas populares!

O que são clínicas populares?

A baixa remuneração dos profissionais, as filas gigantescas e as estruturas precárias são apenas alguns dos problemas que a saúde pública enfrenta no Brasil. Foi justamente a partir dessas lacunas que as clínicas populares surgiram.

Quem quer fugir do sistema público, mas não pode ou não quer pagar um plano de saúde, tem, nessas clínicas populares, uma opção muito viável de atendimento. Elas são unidades de saúde que oferecem consultas com uma vasta gama de profissionais e especialidades, por um preço acessível, com mais rapidez e conforto.

Entretanto, como qualquer outro tipo de empreendimento, é necessário que você tenha uma boa gestão. Caso contrário, além de sair no prejuízo, vai perder todo o trabalho que investiu no seu negócio.

guia gestão financeira para médicos

Como fazer uma boa gestão de clínicas populares?

Como esse tipo de negócio é menos burocrático e mais célere, é fácil se perder nas finanças. A grande quantidade de profissionais envolvidos pode ser mais um complicador. Você precisa organizar bastante a gestão para não se perder no final do mês, e um sistema para clínicas populares é uma ótima opção.

Por isso, reunimos, aqui, algumas dicas. Continue lendo para entender melhor o que fazer!

Crie protocolos

É essencial criar um sistema pré-definido de atuação. É ele que vai determinar como serão realizados todos os procedimentos burocráticos da clínica, desde a marcação das consultas até o fechamento do caixa.

A quantidade de material para cada paciente, os protocolos de compra, as baixas e a reposição do estoque — todos esses são processos que precisam ser padronizados para que não ocorra desperdício e nem faltem itens na hora em que os pacientes precisarem. Ter um sistema de atuação bem implantado facilita o treinamento do pessoal e diminui as margens de erro.

Capacite melhor sua equipe

A gestão de clínicas populares demanda que você tenha uma equipe bem treinada e alinhada com os seus objetivos. Dessa forma, todos os colaboradores serão capazes de cumprir suas tarefas com o mínimo de ruído. Isso reduz a chance de erros e mantém a organização dos processos.

É importante que o administrador faça cursos de gestão, entenda de negócios e conheça a fundo o funcionamento de uma empresa. Ademais, as secretárias precisam aprender a agendar as consultas de maneira ordenada para que não ocorram filas, sobrecargas ou problemas de comunicação. Quanto mais preparados estiverem seus colaboradores, melhor será o desempenho do seu negócio.

Invista em softwares para clínicas

A tecnologia é uma grande aliada na gestão de clínicas populares. Um bom sistema de gestão para clínicas populares é capaz de facilitar muito o trabalho do administrador. Afinal, você consegue acompanhar as entradas e saídas de recursos financeiros e controlar a agenda e as ações de publicidade, por exemplo. E o melhor: tudo em tempo real e à distância de um simples clique.

Outra vantagem é a criação de um prontuário eletrônico e a integração dos diversos sistemas da sua clínica em um único programa. Além disso, você ainda consegue emitir relatórios, aproveitar melhor o espaço que era ocupado pela papelada e acessar tudo isso da sua casa ou do celular.

Sistema para clínica

Quais são as vantagens do Clínica nas Nuvens na gestão de clínicas populares?

O software para clínicas é fácil de usar e reúne todos os aspectos acima citados. Tem recursos de atendimento, administrativo e gestão de finanças; lembretes de consulta e prontuário eletrônico. Ou seja, tudo de que precisa para potencializar a gestão à frente de sua clínica popular

Uma ajuda incrível que o sistema vai proporcionar é quanto ao adequado controle de repasses. Serão bem mais fácil e confiável verificar todos os atendimentos e procedimentos feitos no mês (ou em outro período), de forma a calcular acertadamente a comissão pertinente a cada profissional de saúde na clínica popular.

O sistema para clínicas pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, de forma que você aproveita tudo o que o avanço tecnológico lhe possibilita no seu negócio.

Ao investir na gestão de clínicas populares, você garante que seu negócio se desenvolva de maneira saudável e consegue controlar melhor todos os setores. Isso evita o desperdício de materiais e conflitos entre despesas e receitas e ainda ajuda você a monitorar a frequência das consultas.

Pronto para melhorar a gestão da sua clínica? Entre em contato com a gente e tire suas dúvidas!

Sistema para clínica
Compartilhe
André Luiz Forchesatto

André Luiz Forchesatto

Ajudo a facilitar a rotina de nossos clientes, gerenciando o time que trabalha constantemente para simplificar a gestão de clínicas, consultórios e centros médicos pelo Brasil.
Compartilhar Inscreva-se